Política de combate às drogas é tema de agenda do Comandante Geral em Brasília

WhatsApp Image 2020 08 14 at 07.21.37

Na manhã de hoje, 14, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, acompanhado do Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel José Hélio Cysneiros Pachá, realizaram uma visita previamente agendada ao Gabinete do Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luís Roberto Beggiora.

Na visita realizada no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi tratado sobre assuntos relacionados a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, onde o Comandante Geral da PMRO conversou acerca de projetos anti-drogas da PMRO para envio ao Secretário Nacional. Foi explanado acerca do policiamento com cães na Corporação, que conta com 41 cães de faro de substâncias entorpecentes. Foi conversado também acerca da possibilidade de parceria, com a Secretária Nacional, com o propósito de aquisição de mais animais com plantel renomado para faro, busca e apreensão de materiais ilícitos, sendo comentado acerca das vantagens que o policiamento com cães tem viabilização para a segurança pública de Rondônia, frente as estatísticas criminais relativas a apreensão de drogas, destacando a última apreensão na região de Nova Estrela, região do Café, com cerca de 80 kgs de substância aparentando ser cocaína pura, situação a qual foi noticiada em nível nacional. Na oportunidade, foi comentado a respeito dessa modalidade criminosa que tem ocorrido na região do café, onde aeronaves buscam burlar o radar da Aeronáutica para fazer a entrega de drogas por arremesso, onde foi informado acerca da necessidade de viaturas para encarar terrenos acidentados com maior capacidade . A necessidade de drones, de equipamentos de visão noturna e outros de combate aos narcotraficantes também foi comentado.

O Secretário Luís Roberto informou que será atendido o projeto que se encontra já na Secretaria, com referência a compra de drones e ônibus para transporte de tropas para esse enfrentamento. Disse que aguardará os projetos para aquisição de cães e demais equipamentos para fazer a análise e submeter ao escalão superior.

O comandante geral também mostrou preocupação ao debater temas frente a capacitação da tropa nas áreas de investigação criminal, combate às drogas e narcotraficantes e crimes fronteiriços. O Secretário nesse ponto manifestou que nessa época, poderá abrir inscrições para o ensino a distância de cursos para os policiais militares do Estado de Rondônia, mas que para o ano, haverá a possibilidade de se inscrever em cursos na modalidade presencial sediadas em co-irmãs pelo País.

Para o Comandante Geral da PMRO, a visita institucional foi bem produtiva, considerando a possibilidade de apresentar as políticas de segurança pública do Estado de Rondônia, no âmbito da PMRO: “conseguimos explanar sobre as características de nossa Corporação e as modalidades de policiamento realizados no Estado de Rondônia, demonstrando os resultados dessas ações e explicando sobre as estatísticas criminais, bem como a evolução do combate ao crime em Rondônia” disse o coronel Almeida.

 

Texto: Capitão Miranda

Foto: Gabinete do Comando Geral

Fonte: Diretoria de Comunicação Social

Tweet Buffer imagem26-08-2020-11-08-53

Fonte: www.pm.ro.gov.br/index.php/70-noticia-slide/8596-politica-de-combate-as-drogas-e-tema-de-agenda-do-comandante-geral-em-brasilia.html