Rondônia registra mais de 96 mil pessoas recuperadas de Covid-19, alcançando 83% de casos notificados desde o início da pandemia

Em todo o Brasil, 7.628.438 milhões de pessoas já foram recuperadas da Covid-19. No mundo, estima-se que pelo menos 29 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença se recuperaram. Os dados são do Ministério da Saúde que apresentou o balanço registrado até domingo (24). Em Rondônia, o número de pessoas recuperadas chega a 96.183 mil, alcançando um percentual de 83% em relação aos casos registrados até o momento em todo o Estado.

Desde o primeiro caso de Covid-19 notificado em Rondônia, em 21 de março de 2020, foram registrados 117.101 casos da doença em todo Estado até domingo (24). Desse número de casos confirmados, o governo estadual registrou o total de 96.183 pessoas recuperadas. Em Porto Velho, o número de casos confirmados até o momento é de 47.527 acumulados, com 36.965 pessoas recuperadas da doença, o que dá uma média de 78% de casos recuperados, conforme relatórios de dados apresentados diariamente pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Segundo informado pelo Ministério da Saúde, o número de pessoas recuperadas no Brasil é superior à quantidade de casos ativos (973.770) que são os pacientes em acompanhamento médico. O mesmo é registrado em Rondônia, ou seja, o número de recuperados é 96.183 e os casos considerados ativos chegam a 18.807 em todo o Estado.

As medidas consideradas estratégicas desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, e que resultaram no alto índice de pessoas recuperadas da Covid-19, refletem as ações necessárias colocadas em prática, visando o atendimento à população desde o início da pandemia.

A criação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) reflete positivamente na recuperação de pessoas internadas com a Covid-19. O número de pacientes recuperados da doença, segundo destacado pelo secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, é resultado dos esforços que foram e continuam sendo mantidos, para que Rondônia não sofra um maior impacto da pandemia, assim como tem acontecido em outros Estados.

A missão de salvar vidas foi levada à risca pelo Governo do Estado, com a contratação de leitos de UTIs e, principalmente, a aquisição de uma unidade hospitalar transformada no primeiro Hospital de Campanha de Rondônia (HCAMP). Segundo dados do sistema Epimed (Monitor UTI, líder em gestão e análise de indicadores no cenário de saúde nacional), o HCAMP possui índices e um percentual de recuperação que chega a 81%, se tornando destaque entres hospitais públicos e privados de todo o País.

A estruturação do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), para tornar-se Hospital de Campanha da Zona Leste, com leitos de UTI e 20 leitos clínicos para Covid-19, também foi uma das medidas adotadas pelo Governo do Estado para melhor atender a população. Mesmo com os leitos praticamente lotados, foram disponibilizados, na última semana, mais 10 para atender pacientes que precisem de internação em UTI. O problema enfrentado atualmente pela Sesau, refere-se a dificuldade de encontrar médicos que estejam disponíveis para atender à demanda tanto no Hospital de Campanha da zona Leste, quanto ao da região Central de Porto Velho.

Na última semana, o secretário Fernando Máximo chegou a anunciar que o Governo de Rondônia disponibilizou mais leitos de UTIs em Porto Velho, visando atender os pacientes com Covid-19. Os leitos de UTIs foram disponibilizados, mas o grande problema enfrentado atualmente é quanto à falta de médicos. O Governo tem feito chamamento para a contratação emergencial, mas é preciso que os profissionais se manifestem para somar com essa missão de salvar vidas.


Leia Mais
 Governo de Rondônia solicita apoio de médicos residentes para aumentar oferta de leitos nas unidades
 Governo de Rondônia transfere 15 pacientes com Covid-19 para hospitais de Curitiba
 Edição 311 – Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia
 População indígena de Rondônia é contemplada com mais doses da vacina contra a Covid-19
 Rondônia transfere os primeiros pacientes com Covid-19 para o Sul do País

Todas as Notícias


Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Edcarlos Carvalho
Secom – Governo de Rondônia