AGRONEGÓCIO: Cooperação entre Sebrae e Emater leva mais tecnologia para agricultura familiar

AGRONEGÓCIO: Cooperação entre Sebrae e Emater leva mais tecnologia para agricultura familiar   Rondoniaovivo.com

O Agronegócio brasileiro tem representado um grande gerador de divisas e renda, dando sustentação a economia do país, e mesmo diante da adversidade da pandemia, embora algum impacto seja identificado percebe-se conforme dados da Asbraer/2019 (Associação Brasileira das Entidades Estaduais Assistência Técnica e Extensão Rural), o PIB do Agronegócio teve a participação de 68% da Agricultura e 32% da pecuária, representando a 2ª maior variação percentual em 9 anos, segundo dados da CNA, compilados pela Asbraer.

  De acordo com o artigo publicado pela Embrapa Rondônia em 08/09/2020, com dados do Censo Agropecuário 2017-2018, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que 76,8% dos 5,073 milhões de estabelecimentos rurais do Brasil foram caracterizados como pertencentes à agricultura familiar. Em Rondônia81,3% dos 91. 438 estabelecimentos recenseados foram classificados como pertencentes à agricultura familiar, portanto acima da média nacional de 76,8%.   Os dados citados demonstram a importância da Agricultura Familiar, não só para o Brasil, mas em função da composição do segmento produtivo rural de Rondônia, a Agricultura Familiar do Estado, além de outras necessidades, deve ser alvo de maiores investimentos para prover conhecimento por meio de assistência e orientação técnica, e capacitação, visando a profissionalização do produtor, para alcançar níveis elevados de produção e produtividade, sustentabilidade, competitividade, possibilitando conquista de mercados.

  O Presidente da Emater (Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural), Luciano Brandão e o Diretor Técnico do Sebrae, Samuel Silva de Almeida, comungam do entendimento de que o projeto de atendimento agrofamiliar integrará linhas de ações ligadas a Emater-RO e ao Sebrae em Rondônia, todos os municípios do estado, as quais estabelecerão conexão de complementariedade, quanto aos aspectos vinculados a tecnologia e manejo da produção, como também às vertentes de gestão, inovação, mercado e sustentabilidade, no âmbito das suas competências institucionais.

A profissionalização do produtor a partir dos conhecimentos disponibilizados impactará em melhores resultados ao produtor e aos empreendimentos rurais familiares.

  A atuação integrada entre a Emater-RO e o Sebrae em Rondônia, envolverá na primeira capacitação em 02/09/2021, para alinhamento das ações do Projeto, mais de 150 participantes, dentre técnicos da Emater e do Sebrae, e trará resultados efetivos no âmbito do atendimento para cerca de 7.

973 Produtores e ou Empreendimentos rurais, ao longo de 3 anos, com geração de conhecimentos para melhoria do desempenho das suas atividades.   Saiba mais sobre as ações do Sebrae

Fonte: RONDONIAOVIVO.COM