OPERAÇÃO VERMIFUGE: Empresário é preso pela PF acusado de crimes sexuais infantis pela internet

OPERAÇÃO VERMIFUGE: Empresário é preso pela PF acusado de crimes sexuais infantis pela internet   Rondoniaovivo.com

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18) a Operação Vermifuge, que investiga crimes relacionados à pornografia infantojuvenil pela internet.     Policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão em dois endereços em Cacoal/RO.   As investigações foram iniciadas no mês de junho deste ano, a partir de relatórios enviados pelo NCMEC (National Center for Missing and Exploited Children) à Polícia Federal de Rondônia.

O NCMEC é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que estabelece um mecanismo centralizado de recebimento de “denúncias” sobre crimes relacionados a abuso sexual infantil e desaparecimento de crianças.

    Em pronta resposta, o GRUPO DE REPRESSÃO A CRIMES CIBERNÉTICOS da Polícia Federal em Porto Velho (GRCC/RO), através de técnicas de investigação, nas quais são utilizadas diversas tecnologias, bem como diligências de campo, conseguiu identificar o responsável pela aquisição e armazenamento de vasto conteúdo relacionado ao abuso sexual infantojuvenil.

     A 2ª Vara Criminal da Comarca de Cacoal-RO expediu os mandados de busca e apreensão que foram cumpridos na residência e na empresa do investigado, um Petshop em Cacoal.

No endereço da empresa, durante as buscas, foram encontrados diversos vídeos contendo abusos sexuais em crianças e adolescentes em seu notebook, momento em que foi dada voz de prisão ao investigado.

  Foram apreendidos dispositivos eletrônicos como notebook, cartões de memória e celulares, que podem ter sido usados para a prática do crime, e serão periciados pelo Setor Técnico-Científico da PF – Setec, e analisados por policiais federais do GRCC.

  A operação denominada Vermifuge, que na língua inglesa significa vermífugo, é uma alusão a um medicamento vendido em Petshop para o combate a verminoses que agem silenciosamente no organismo dos animais e causam diversas doenças, assim como criminosos dessa natureza, que se valem do anonimato da internet e causam inúmeros males graves à sociedade.

Sugestão de Pauta Direito ao esquecimento Reportar Erro

Quem você acha que será campeão do Brasileirão 2022?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

Aos leitores, ler com atenção

Este site acompanha casos policiais.

Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Fonte: RONDONIAOVIVO.COM