DISPUTA: Cientistas políticos analisam primeira semana de campanha em RO

DISPUTA: Cientistas políticos analisam primeira semana de campanha em RO   Rondoniaovivo.com

36px;”>Passado   Os comentários dos cientistas podem ser baseados na eleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2018. Para se ter uma ideia, Rondônia ficou entre os estados que mais somou votos para o presidente. Na época, Bolsonaro venceu em 17 estados.   Em Rondônia, 62,24% da população votou em Bolsonaro levando-o para o segundo turno, onde também venceu o candidato do PT, Fernando Haddad.

Além disso, o presidente ganhou a eleição em todos os 52 municípios do Estado. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).   “A direita é mais pragmática que a esquerda. Por isso, se mantém há cinco séculos no poder e representando sempre mais a elite que o povo.

A falta de educação e de investimento nela, também são fatores que aumentam a probabilidade dessa manutenção”, explica Wallace.   Um ponto curioso chama a atenção para este pleito no estado, pois, mesmo com as pesquisas eleitorais mostrando uma possível derrota de Bolsonaro (PL) para Lula (PT), os candidatos locais ainda apelam para a onda bolsonarista.

  “Desde 2002, não tínhamos tantas candidaturas competitivas ao governo estadual. Com a entrada de Ivo Cassol (PP), o cenário fica ainda mais fragmentado à direita. Hoje, temos pelo menos cinco nomes com reais chances de vitória, com quatro desses candidatos disputando o voto do eleitorado bolsonarista”, aponta João Paulo Viana.

  O professor do DACS da UNIR ainda completa

Fonte: RONDONIAOVIVO.COM