Rondônia: aumento nos casos de dengue no período das chuvas

Rondônia se prepara para o período das chuvas, com aumento nos casos de dengue em 2023. Saiba como evitar a doença e principais sintomas.

O período das chuvas, que vai de outubro a abril, é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Em Rondônia, o estado já registrou um aumento nos casos da doença em 2023, em comparação com o ano passado.

Aumento nos casos de dengue

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram registrados 1.450 casos de dengue em Rondônia até o dia 22 de junho de 2023, um aumento de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de mortes também aumentou, passando de duas em 2022 para oito em 2023.

Período das chuvas

O período das chuvas é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, pois as chuvas aumentam e criam condições favoráveis para a reprodução do mosquito, que se reproduz em água parada.

Dicas de Prevenção

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, a propagação da dengue, é fundamental seguir algumas medidas:

  1. Elimine Focos de Água Parada: Verifique e elimine todos os possíveis locais de água parada, como pratinhos de vasos de plantas, pneus velhos e garrafas pet.
  2. Mantenha Ambientes Limpos: Mantenha quintais e jardins limpos, evitando acúmulo de lixo e recipientes que possam se encher de água.
  3. Utilize Repelente: Use repelente de insetos para se proteger contra picadas de mosquito, especialmente durante os períodos de maior atividade do Aedes aegypti.
  4. Instale Telas nas Janelas e Portas: Coloque telas protetoras nas janelas e portas para evitar a entrada do mosquito em sua residência.

O que fazer

Se você apresentar algum desses sintomas, procure um posto de saúde o mais rápido possível. O diagnóstico da dengue é feito por meio de exame de sangue.

Conclusão:

O aumento nos casos de dengue em Rondônia é um alerta para a população. É importante que todos tomem medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e se protejam da doença.