6 passos para se tornar vegetariano

6 passos para se tornar vegetariano

Preocupação com o meio ambiente aumenta o número de pessoas adeptas ao vegetarianismo (Imagem: ViDI Studio | Shutterstock) 6 passos para se tornar vegetariano

A preocupação com o meio ambiente, com a saúde física e com os animais tem aumentado a busca por alternativas alimentares que não envolvam a exploração e o sofrimento animal. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ibope, em 2018, cerca de 14% dos brasileiros se declararam vegetarianos, um aumento de 75% em relação ao mesmo levantamento feito em 2012.

Contudo, é importante ressaltar a importância de fazer a transição para o vegetarianismo de forma saudável e equilibrada. Pensando nisso, Andréia Camilla, nutricionista que atende pelo GetNinjas (plataforma de contratação de serviços), elenca 5 dicas para auxiliar aqueles que querem mudar de hábito alimentar e iniciar uma dieta vegetariana. Confira!

1. Comece reduzindo o consumo

Para algumas pessoas, pode ser difícil deixar de consumir carne de uma vez, nesse caso, a nutricionista sugere começar gradualmente. “Você pode iniciar escolhendo de 1 a 2 dias sem ingerir carnes”.

2. Troque o leite de origem animal por leite vegetal

Hoje em dia existem diversos leites vegetais e derivados disponíveis no mercado. Além disso, eles são ricos em nutriente e é possível fazer o próprio leite em casa com ingredientes como aveia, amêndoas e castanhas.

3. Aprenda a cozinhar

Hoje em dia é possível encontrar diversos produtos industrializados em versões vegetarianas e veganas feitos à base de plantas, por exemplo, “você pode optar por comprar já pronto, mas quando você mesmo faz, com certeza fica muito mais saudável, pois não terá adição de conservantes e corantes”, recomenda a nutricionista.

4. Consuma folhas e vegetais verdes

Os alimentos de origem animal contêm bastante ferro, então é muito importante que você inclua na dieta vegetais ricos em ferro. Vegetais verdes-escuros como couve, brócolis e espinafre são ótimas opções. “Para melhorar a absorção deles, acrescente frutas cítricas como laranja e abacaxi após a refeição, pois elas contém vitamina C, que melhora absorção do ferro”, recomenda Andréia Camilla.

5. Invista em leguminosas

Além de oferecerem proteínas de alta qualidade, as “ leguminosas contêm bastante ferro, dentre elas: feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilhas. Elas também precisam ser consumidas com a fruta cítrica”

6. Consulte um especialista

Antes de iniciar qualquer dieta, busque o auxílio de um nutricionista, assim você evita qualquer risco de desnutrição. Isso porque, em muitos casos, é necessário suplementar a vitamina B12metilcobalamina, devido à exclusão da carne na dieta que, quando bem orientada e equilibrada, não traz prejuízo na distribuição de nutrientes.

Por Bruna Zanin

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR