Morte de jovem que se encontrou com jogador: o que é Saco de Douglas?

Morte de jovem que se encontrou com jogador: o que é Saco de Douglas?

Reprodução Saco de Douglas


Lívia Gabriela da Silva Matos, uma estudante de 19 anos, morreu na última terça-feira (30) após ter relação sexual com o jogador da base do Corinthians, Dimas Cândido de Oliveira Filho. O atestado de óbito da jovem aponta que ela teve uma “rutura de fundo de saco de Douglas com extensão à parede vaginal esquerda”.

O Saco de Douglas, também conhecido como recessos ou fundo de saco de Douglas, é uma estrutura anatômica localizada na cavidade abdominal, especificamente na região posterior do útero em mulheres.

Trata-se de um espaço triangular delimitado pela porção inferior do útero, pelo reto e pelo cólon sigmoide. É uma das áreas de maior interesse na avaliação médica ginecológica e obstétrica.

O Saco de Douglas pode ser visualizado através de exames de imagem, como a ultrassonografia ou a ressonância magnética, e também pode ser acessado durante procedimentos cirúrgicos.

Sua importância clínica reside no fato de que alterações nessa região podem indicar condições patológicas, como a presença de líquido livre (ascite), inflamações, infecções, sangramentos ou a presença de massas tumorais.

Durante a gestação, o Saco de Douglas pode ser um local onde ocorre o acúmulo de líquido amniótico em casos de ruptura prematura da bolsa amniótica ou vazamento de líquido.


Além disso, é uma área que os médicos observam durante a avaliação de gravidez ectópica, onde o embrião se desenvolve fora do útero, frequentemente na tuba uterina, podendo causar sangramento e distensão do Saco de Douglas.

A Polícia Civil de São Paulo está investigando a morte da jovem Livia. O caso foi registrado como morte suspeita no 30º Distrito Policial. A polícia está apurando se houve agressão, violência sexual ou se o óbito foi acidental.

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR