Sob Musk, Twitter corre risco de ser banido da Europa; entenda

Sob Musk, Twitter corre risco de ser banido da Europa; entenda

Reprodução/Instagram – 05.10.2022 Elon Musk preocupa legisladores europeus

A Comissão Europeia ameaçou o Twitter de banimento caso a rede social não cumpra regras estabelecidas no bloco. De acordo com o jornal britânico Financial Times, Elon Musk foi alertado sobre a possibilidade de proibição nesta quarta-feira (30), em reunião online com o comissário Thierry Breton, responsável por implementar as regras relacionadas ao ambiente digital na União Europeia.

Fontes que tiveram acesso ao conteúdo da reunião relataram ao Financial Times que Breton disse a Musk que o Twitter deve seguir as regras do bloco se não quiser ser banido.

Dentre as regras, estariam o abandono de uma abordagem “arbitrária” para devolver as contas de usuários banidos do Twitter e a adoção de moderação de conteúdo forte contra a desinformação. Além disso, a rede social deveria ter que concordar com uma “extensa auditoria independente” até o próximo ano.

Na última semana, além de devolver o perfil do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump,  Musk também prometeu voltar ao ar todas as contas que já foram banidas na história do Twitter. A decisão foi tomada individualmente, sem a opinião de uma comissão independente, como havia sido prometido.

Além disso, o bilionário também tem dado declarações que apontam para uma possível diminuição na moderação de conteúdo no Twitter, o que poderia amplificar discursos desinformativos e de ódio.

Na conversa desta quarta-feira, Breton alertou Musk que, além do banimento na Europa, o Twitter pode ser multado em até 6% do seu faturamento global se violar a Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês) da União Europeia.

Ainda segundo o Financial Times, Musk disse ao comissário que a DSA é uma lei “muito sensata” e que deveria ser aplicada em todo o mundo, sinalizando que o Twitter a cumprirá.

Logo que comprou o Twitter, no final de outubro, Musk fez uma publicação dizendo que a rede social agora estava livre. Na ocasião, Breton respondeu o bilionário dizendo que essa liberdade estava condicionada às regras do bloco, e  compartilhou um vídeo de maio no qual Musk, ao lado dele, se comprometia a seguir as leis europeias caso adquirisse a rede social.


Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR