Substância gerada por bactérias do intestino pode prevenir obesidade

Substância gerada por bactérias do intestino pode prevenir obesidade

Nathan Vieira Substância gerada por bactérias do intestino pode prevenir obesidade

As bactérias que vivem no intestino representam grandes impactos para a saúde, e de acordo com um estudo publicado na revista Cell Host & Microbepodem ajudar a prevenir a obesidade. O grupo descobriu isso através de testes com roedores, e sugere que o composto derivado de bactérias pode explicar por que a exposição precoce a antibióticos pode levar à obesidade.

Para chegar a essa descoberta, a equipe de Vanderbilt University (EUA) forneceu aos camundongos uma dieta rica ou pobre em gordura, com ou sem exposição a antibióticos. Os que receberam apenas antibióticos não ganharam peso, mas aqueles que também seguiram uma dieta rica em gordura, sim.

Ao coletar amostras de bactérias intestinais nesses animais, a equipe conseguiu identificar uma queda nos Lactobacillus nos camundongos que ganharam peso e que foram expostos a antibióticos.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Os pesquisadores chamam atenção para a relação entre distúrbios no microbioma intestinal a uma diminuição em uma proteína que processa a gordura no intestino.

Substância do microbioma previne obesidade

Com isso, os pesquisadores observaram a diminuição nas células que revestem os intestinos dos camundongos, mas isso foi revertido quando essas células receberam os Lactobacillus. Dessa forma, o grupo foi capaz de identificar uma molécula produzida pela bactéria chamada ácido fenilático.

Esse composto interage com o receptor nas células intestinais que desempenha um papel na transferência de lipídios do trato digestivo. A falta deste micróbio e do seu metabolito altera a forma como as células envolvem a gordura.

Lactobacillus são bactérias comumente usadas em probióticos e encontradas em alimentos fermentados como kimchi. Os pesquisadores têm a teoria de que, juntamente com os probióticos, manter uma dieta saudável e com baixo teor de gordura pode ajudar a mitigar o impacto dos antibióticos no microbioma.

Recentemente, vimos que probióticos e prebióticos reduzem efeitos da covid longacomo distúrbios gastrointestinais, fadiga ou perda de memória. Estudos também apontaram que o microbioma intestinal está ligado à aptidão física e idade biológica.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR