Qual a diferença entre GPS, GLONASS, Galileo e BeiDou?

Qual a diferença entre GPS, GLONASS, Galileo e BeiDou?

André Lourenti Magalhães Qual a diferença entre GPS, GLONASS, Galileo e BeiDou?

O GPS costuma ser associado à navegação via satélite por ser a tecnologia mais antiga do segmento, mas não é a única opção disponível: nomes como GLONASS, Galileo e BeiDou também fazem parte desse segmento e oferecem soluções de localização em tempo real em todo o mundo.

Todos os nomes mencionados são, na verdade, um modelo de GNSS, ou “Global Navigation Satellite System” (“Sistema Global de Navegação por satélite”, em tradução livre). A maioria deles possui origem militar e os exemplos mais antigos surgiram durante a Guerra Fria, mas posteriormente foram disponibilizados ao uso civil.

Como funciona um GNSS?

O GNSS é uma categoria que abrange todos os nomes mencionados: normalmente, um sistema do tipo opera com uma constelação de pelo menos 24 satélites que orbitam a Terra e constantemente emitem sinais aos receptores. Os dispositivos em seguida fazem um processo chamado triangulação, no qual recebem os sinais de três emissores diferentes e calculam a posição exata com base no tempo em que cada um deles demorou para chegar.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O uso mais comum do GNSS está na navegação em tempo real em celulares, mas o serviço é amplamente usado por órgãos militares e setores como agricultura, cartografia, transporte público, topografia e controle de tráfego.

O que significa cada serviço?

Entenda o significado de cada sigla e o respectivo país de origem:

GPS

Sigla para Global Positioning System (“Sistema de Posicionamento Global”, em tradução livre), o GPS é o sistema mais popular do mundo, desenvolvido pelos Estados Unidos. O serviço herdou a tecnologia do Navstar GPS, criado pelo exército do país norte-americano em 1978 e foi liberado ao público sem restrições no ano 2000.

A constelação conta com um total de 32 satélites operacionais, sendo que 24 deles são ativos na cobertura global. O GPS é muito usado por empresas dos EUA, como é o caso do Google com o Maps, e por isso é um nome famoso para a navegação, principalmente no Brasil.

GLONASS

Abreviação para Sistema Global de Navegação por Satélite, o GLONASS é o sistema de navegação desenvolvido pela Rússia. Os primeiros passos da construção foram dados durante a extinta União Soviética, mas o projeto foi retomado e concluído apenas na década de 2000, durante a administração de Vladimir Putin no governo russo.

O GLONASS possui uma constelação de 24 satélites operacionais com cobertura global desde 2011. Trata-se de um dos sistemas GNSS mais antigos do mundo, com primeiro satélite lançado em 1986, possui estações de medição no Brasil e pode ser usado em alguns dispositivos da marca Garmin.

Galileo

O Galileo é uma opção mais recente, desenvolvido pela Agência Especial Europeia (ESA), da União Europeia, e operado pela Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA) voltado ao uso civil. O sistema é voltado ao uso civil e teve os primeiros satélites foram lançados em 2011 — o projeto lançou o serviço de alta precisão para testes em janeiro de 2023, com previsão para operar normalmente em 2024.

O sistema da União Europeia conta com 30 satélites, e seis deles atuam de reserva aos 24 emissores ativos.

BeiDou

O BeiDou (antigamente chamado de Compass) é a opção mais nova da lista e com mais satélites disponíveis na lista. Desenvolvido pela China, o sistema possui uma constelação total de 35 satélites.

O projeto começou a ser operado em 2011, com cobertura local, e especialistas da área de Posicionamento, Navegação e Cronometragem (PNT) já apontam que a tecnologia pode ser mais avançada do que o GPS para retratar locais com precisão e velocidade.

Quais as diferenças?

As principais tecnologias de GNSS operam de forma parecida, com uso militar e civil (apenas o Galileo foi inteiramente projetado para uso civil). As principais diferenças entre cada um envolvem o país de origem e a quantidade de satélites disponíveis — veja o comparativo:

Sistema País ou bloco responsável Quantidade de satélites Tipo de cobertura Precisão Altitude dos satélites GPS Estados Unidos 32 (24 operacionais) Global desde 1995 De 30 cm a 0,5 m Aproximadamente 20.200 km GLONASS Rússia 26 (24 operacionais) Global desde 2011 De 2,8m a 7,8m Aproximadamente 19.100 km Galileo União Europeia 30 (24 operacionais) Global desde 2023 Até 20cm no serviço de alta precisão Aproximadamente 23.200 km BeiDou China 35 (24 operacionais) Global desde 2020 3,6m na versão global e 10cm na versão criptografada Aproximadamente 21.150 km

É possível escolher qual sistema usar?

Normalmente, o GNSS usado depende da região em que a pessoa está e da ferramenta usada, então não existem muitas alternativas para escolher um serviço específico. No entanto, alguns dispositivos permitem integrar os dados de GPS e GLONASS, como é o caso de alguns relógios da Garmin: a empresa explica que a combinação de ambos os sistemas pode gerar resultados até 20% mais precisos.

App mostra os satélites mais próximos

Caso você tenha curiosidade de descobrir quais são os satélites mais próximos de sua região, é possível baixar o aplicativo GPS Test ( Android ).

A interface não é tão intuitiva assim, mas o app oferece comandos para descobrir a hora com precisão com base nas informações de GNSS e ver um mapa com os satélites operantes na região.

Durante um breve teste no estado de São Paulo, foi possível notar a presença predominante de satélites GPS, seguidos de GLONASS, Galileo e BeiDou. O aplicativo ainda permite verificar a presença de emissores do QZSS (sistema de satélites do Japão)

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR