Nintendo Switch 2 será lançado somente em março de 2025

Nintendo Switch 2 será lançado somente em março de 2025

Daniel Trefilio Nintendo Switch 2 será lançado somente em março de 2025

Um novo relatório sugere que o Nintendo Switch 2 (nome não oficial) será lançado apenas em março de 2025. Rumores iniciais davam a entender que console chegaria no segundo semestre de 2024, mas a Nintendo teria adiado o lançamento para assegurar bom estoque para atender a demanda no lançamento e oferecer bom catálogo inicial com novos títulos de franquias populares.

O relatório publicado pelo veículo japonês Nikkei corrobora com as informações repassadas por estúdios grandes ao jornalista independente e streamer Pedro Henrique Lutti Lippe. Apesar de um pouco decepcionante para o consumidor, o movimento faz sentido ao garantir que o sucessor do Switch chegue ao mercado com alguns títulos de peso para impulsionar as vendas e justificar upgrade.

Consoles se vendem com jogos

Mesmo com um hardware relativamente fraco, o Nintendo Switch ainda entregou lançamentos impressionantes em seus quase 8 anos de vida. Contudo, seu histórico de vendas é interessante, com os primeiros meses relativamente fracos, registrando apenas 1,5 milhões de unidades vendidas, seguido de um crescimento constante até os impressionantes 132 milhões no final de 2023.

Analisando em retrospecto, é possível assumir que o lançamento morno foi consequência de uma série de fatores. O primeiro deles foi o desempenho do Wii U, que, apesar de competente, não impressionou e deixou o consumidor receoso com uma nova geração que trazia uma proposta bastante confusa para a época.

Um segundo ponto foi justamente a comunicação oficial sobre o novo produto, que parecia repetir os erros do Wii U . A proposta de atender mercados até então diferentes, o de consoles de mesa e de portáteis, pode ter impactado nas vendas iniciais, por não deixar claro o potencial real do console.

Por fim, talvez o principal fator para o lançamento morno foi o catálogo bastante raso no lançamento, em março de 2017. Os dois principais jogos da plataforma foram The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Mario Kart 8 Deluxe com o primeiro tendo sido lançado também pra o Wii U, e o segundo sendo apenas uma versão completa do Mario Kart 8, também do antecessor do Switch.

Dessa forma, os fãs cativos da Nintendo que já tinham o Wii U, não viam necessidade de trocar de geração para jogar os mesmos jogos em um “tablet”, e o restante do mercado sequer entendeu a proposta do console. Apenas com a expansão da lista de jogos de peso, como Mario Odyssey lançado em outubro daquele ano, e com a percepção de que o Switch não era apenas um tablet, suas vendas começaram a crescer.

Naturalmente, o Switch 2 não enfrenta os mesmos problemas de seu irmão mais velho, que inclusive começou a ditar a tendência para todo um novo segmento de consoles portáteis . No entanto, um catálogo inicial com poucos jogos originais, supostamente, teria motivado a Nintendo a adiar o lançamento do novo console para 2025, dando aos estúdios uma janela de desenvolvimento maior, além de garantir um estoque de lançamento capaz de atender à demanda projetada após o sucesso do Switch original.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR