10 carros mais icônicos da Mercedes-Benz

10 carros mais icônicos da Mercedes Benz

Paulo Amaral 10 carros mais icônicos da Mercedes-Benz

Qual é a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em um carro da Mercedes-Benz ? Tradição, confiabilidade, luxorequinte? Seja qual for sua resposta, ela está 100% certa.

A Mercedes-Benz é uma marca alemã que desde 1926 dispensa apresentações, pois, além de carros icônicos, conta também com incontáveis títulos nas principais categorias do automobilismo mundial .

Aliás, a marca aplica muitas tecnologias da Fórmula 1 e da Endurance em seus carros de passeio e, até por conta disso, muitos deles se tornaram icônicos, como o Canaltech vai mostrar a partir de agora.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

10.Benz Patent-Motorwagen

Vamos abrir a relação de 10 carros mais icônicos da Mercedes-Benz com o modelo que não foi produzido efetivamente pela marca, mas faz parte da história dela: o Benz Patent-Motorwagen, um dos primeiros carros fabricados no mundo .

Patenteado em 29 de janeiro de 1886 por Karl Benz, o Benz-Patent Motorwagen tinha um motor monocilíndrico de quatro tempos e 954 cilindradas, e desenvolvia “impressionantes” 0.75 CV a 400 rpm, com velocidade máxima de 16 km/h.

9. Mercedes-Benz SSK

Construído no final da década de 1920, o Mercedes-Benz SSK é considerado o primeiro supercarro esportivo da Mercedes-Benz e, por isso, faz por merecer o rótulo de icônico.

De acordo com o Revs Institute Museum, o carro tinha motor de 6 cilindros em linha, 140 cv de potência e uma curiosidade: foi desenvolvido por Ferdinand Porsche, que anos mais tarde fundou sua própria marca de carros de luxo.

8. Mercedes-Benz 300 “Adenauer”

O Mercedes-Benz 300 acabou recebendo o “sobrenome” Adenauer por uma razão com fundo histórico: ele foi o carro oficial escolhido pelo primeiro chanceler da República Federal da Alemanha, Konrad Adenauer.

O fato de ter sido projetado para servir a um Chefe de Estado no pós-guerra fez com que o icônico carro da Mercedes tivesse acessórios avançados para a época, como telefone móvel, persiana com acionamento elétrico e ventilador de três pás. O motor? Um respeitável 6 cilindros com injeção direta de combustível.

7. Mercedes-Benz 300 SL

Fabricado entre 1954 e 1963, o Mercedes-Benz 300 SL tem como característica marcante as chamadas portas de gaivota, que se abrem para cima.

O icônico carro alemão foi oferecido em duas carrocerias distintas — coupé e conversível —, e teve 3.258 unidades produzidas, sempre com motor de 6 cilindros em linha, câmbio manual de 4 marchas e 243 cv de potência.

6. Mercedes-Benz 600

O Mercedes-Benz 600, produzido entre 1963 e 1981, foi o substituto do Adenauer no coração dos principais líderes políticos do mundo no fim do século 20.

Assim como seu antecessor, o enorme sedan era oferecido também em versão limusine, com entre-eixos mais longo, sempre com um potente motor V8 de 6.3 litros. Ele é considerado o precursor dos luxuosos Maybach.

5. Mercedes-Benz C36 AMG

O top 5 com os 10 carros mais icônicos da Mercedes-Benz começa com o C36 AMG, pois foi ele o escolhido pela marca alemã para ostentar, pela 1ª vez, o emblema AMG.

Produzido entre 1994 e o ano 2000, o C36 também iniciou a era de uma nova nomenclatura, com letras antes dos números. O icônico modelo tinha um motor de 6 cilindros em linha, que gerava 280 cv de potência e 39,2 kgf/m de torque

4. Mercedes-AMG SLS

O Mercedes-AMG SLS é uma espécie de evolução do 300 SL, pelo menos no que diz respeito ao design, que também é marcado pelas portas-gaivota.

O Mercedes AMG SLS é um Grand Tourer de 2 lugares produzido inteiramente pela divisão esportiva da marca, e foi o sucessor de outro ícone alemão, o SLR McLaren. O motor era um V8 de 6.2 litros, que trabalhava em companhia de uma transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades.

3. Mercedes-Benz SLR McLaren

Se o AMG SLS está na lista de 10 carros mais icônicos da Mercedes-Benz, nada mais justo que o modelo que o inspirou também figurar na relação, não acham? É por isso que o SLR McLaren abre nosso pódio.

Fabricado por meio de uma parceria com a lendária equipe de Fórmula 1, o SLR McLaren tinha sob o capô um motor V8 Supercharger, que entregava ao piloto 617 cv de potência e ostentava um 0 a 100 km/h de apenas 3,6 segundos. O design foi inspirado nos carros de corrida da marca dos anos 50.

2. Mercedes-Maybach Classe S

O segundo lugar na lista de 10 carros mais icônicos da marca alemã vai para o Mercedes-Maybach Classe S, considerado por muitos como “o carro dos carros” do segmento premium. Tanto que ganhou uma edição especial homenagendo Louis Vuitton .

O sedan é a definição perfeita para a palavra “luxo”. Segundo a Mercedes, o imponente modelo tem “superfícies sensuais, design inovador e perfeição artesanal” em um único carro. O motor da versão 580 e é híbrido e oferece até 612 cv de potência. Nada mal para um carro que tem 5,46 metros de comprimento, não é?

1. Mercedes-AMG Project One

Escolhemos o Mercedes-AMG Project One para fechar a lista de 10 mais icônicos da marca alemã por uma série de razões. A principal delas pode ser definida em uma única palavra: inovação.

Afinal de contas, o Project One, apresentado ao mundo em 2017, ainda sob forma de conceito, é um supercarro que leva para as ruas todas as emoções de estar ao volante de um autêntico Fórmula 1 .

O Mercedes-Benz Project One, ou AMG-One, é o mais rápido da história, e tem no conjunto mecânico seu principal destaque. Ele é formado por um motor 1.6 turbo V6, de 574 cv, e outros quatro propulsores elétricos, que entregam, juntos, por meio da tecnologia MGU-K, 1.063 cv de potência nas mãos do piloto.

Segundo a Mercedes, além de chegar do zero absoluto aos 100 km/h em 2,9 segundos, o AMG-One alcança os 200 km/h em 7 segundos e quebra a barreira dos 300 km/h em 15,6 segundos, desde que, claro, as ruas ofereçam condições para isso. Um ícone com “I” maiúsculo, não?

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR