10 Parques Nacionais para passear sem aglomerações

Noronha é o destino preferido das celebridades e ums dos principais Parques Nacionais

Reprodução Noronha é o destino preferido das celebridades e ums dos principais Parques Nacionais

Os Parques Nacionais são unidades de conservação da natureza – fauna e flora – para que elas permaneçam nas melhores condições possíveis. Administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da  Biodiversidade (ICMBio), esses locais são preparados para visitação e são ideais para quem quer viajar e relaxar sem aglomeração em meio à pandemia da Covid-19 .

O Brasil possui 71 parques nacionais, que são administrados ICMBio, autarquia criada em 2007 e vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Sempre se preocupando com a segurança e a proteção ambiental, o aumento da infraestrutura nesses parques vem surtindo efeito no aumento do número de visitantes nos últimos anos.

Confira 10 dos principais parques:

1 – Parque Nacional da Tijuca

 Resultado de uma floresta replantada, o ParnaTijuca é o parque nacional mais visitado do Brasil shutterstock Resultado de uma floresta replantada, o ParnaTijuca é o parque nacional mais visitado do Brasil

O parque mais visitado do Brasil guarda o Cristo Redentor. Também inclui uma das maiores florestas urbanas do mundo. Dentro da Floresta da Tijuca há trilhas, mirantes, monumentos, cachoeiras e ruínas históricas. A floresta foi toda replantada, porque no século XIX, a floresta tinha sido completamente destruída em prol de plantações de café e produção de carvão.

2 – Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu é um dos destaques no Brasil shutterstock O Parque Nacional do Iguaçu é um dos destaques no Brasil

Com quedas que podem chegar a 80 metros de altura e largura de mais de 2.700 metros, as Cataratas do Iguaçu também compõem um dos mais visitados parques nacionais do Brasil. Como as cataratas estão localizadas tanto em solo brasileiro como em solo argentino, pode surgir a dúvida de qual o melhor lado. A maior parte das quedas está no lado argentino, por isso quem está no lado brasileiro tem uma vista panorâmica, de frente para as cataratas. Para quem quer chegar mais perto das quedas, no entanto, o lado argentino é o mais recomendado.

3 – Parque Nacional de Jericoacoara

O Parque Nacional de Jericoacoara inclui dunas, praias e lagoas shutterstock O Parque Nacional de Jericoacoara inclui dunas, praias e lagoas

Criado em 2002, com 8.416 hectares, o parque vai muito além de um vilarejo a beira-mar. Os cenários diversos: campo de dunas (cujo destaque é a Duna do Pôr do Sol), formações rochosas (Pedra Furada e o Morro do Serrote) e praias. As lagoas temporárias, cujo volume muda entre as épicas do ano e de acordo com o volume de chuvas, chamam atenção do turista.

4 – Parque Nacional de Aparados da Serra
O Caminho dos Canyons, na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui relevo com enormes paredões e desfiladeiros com até 700 metros de altura. A depressão abrupta deu origem ao nome: é como se aqueles campos tivessem sido “aparados” na faca. É possível fazer trilhas nas partes superior (bordas) ou inferior dos cânions. Na parte superior, as trilhas são fáceis de percorrer, como a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo. Do alto, é possível ver algumas cachoeiras.

Os passeios na parte inferior são mais difíceis e precisam de guias. As trilhas percorrem o leito dos rios, na base desses cânions. A Trilha do Rio do Boi é considerada uma das mais difíceis da região, e sua realização está condicionada à quantidade de chuvas e ao nível do rio. Para fazer essas trilhas, as opções de hospedagem encontram-se em Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC). 

5 – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

A praia de Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, foi eleita como a melhor praia pelo Prêmio da Trip Advisor Flirckr A praia de Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, foi eleita como a melhor praia pelo Prêmio da Trip Advisor

A fauna é o maior atrativo do Parque Nacional Marítimo de Noronha,
um dos mais cobiçado roteiros de viagem do país. Além da beleza de suas praias, com formação geológica vulcânica, o maior atrativo do arquipélago é o contato com a fauna local.

O visitante desse parque marinho pode entrar em contato próximo com golfinhos, tartarugas, peixes coloridos, moréias, polvos, raias e tubarões pequenos. Algumas praias, na maré baixa, formam piscinas naturais (como a Praia do Atalaia), garantindo um contato mais próximo.

Para manter tudo em perfeito estado, há muitas regras de controle e preservação, principalmente com espécies ameaçadas de extinção. Desde 2001, o parque foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

6 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Um dos mais singulares,, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui lagoas entre as dunas Divulgação / Governo do Maranhão Um dos mais singulares,, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui lagoas entre as dunas

Como área de 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui 2/3 de sua área constituídos de dunas livres e lagoas interdunares. As lagoas são temporárias e formadas após a época das chuvas. Há também praias (os vilarejos de Atins e Caburé estão a beira-mar) e restinga. O passeio de voadeira pelo Rio Preguiças permite conhecer toda a vegetação nas encostas do rio, menos árida do que o restante do parque.

7 – Parque Nacional da Chapada Diamantina

Parques nacionais imperdíveis%3A a Chapada da Diamantina marca presença pelo Brasil com seus cânions e cachoeiras Gleidson Santos/MTUR Parques nacionais imperdíveis: a Chapada da Diamantina marca presença pelo Brasil com seus cânions e cachoeiras

Localizado no interior da Bahia, o lugar reúne paisagens como o Morro do Pai Inácio, o Poço Azul, a Cachoeira do Sossego e a Cachoeira da Fumaça. Entre paredões, cânions, grutas e cachoeiras, está um dos cenários naturais mais conhecidos do Brasil. A maior parte dos passeios pode ser feita a partir da cidade de Lençóis, mas há também opções de caminhadas de dias, como a do Vale do Capão. Nesse caso, o contato com a natureza é maior e permite conhecer melhor a diversidade de fauna e flora da região.

8 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui trilhas para cânions e cachoeiras Divulgação/Vivalá Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui trilhas para cânions e cachoeiras

Criado em 1961 para proteger tudo o que tem de mais raro e peculiar no Cerrado, o parque conta com formações de mais de um bilhão de anos que dividem espaço com nascentes de rios. Também foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

As principais bases são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante, mas é São Jorge o local que permite o acesso mais próximo às trilhas do parque. As duas mais famosas são a Trilha dos Saltos e a Trilha dos Cânions. Ambas garantem banhos de cachoeira e muito contato com a natureza local.

Outros lugares famosos na região da Chapada são o Vale da Lua, o leito de um rio com formações de pedras que lembram a superfície lunar.

9 – Parque Nacional da Serra Geral
Criado em 1992, guarda as mesmas caraterísticas dos Aparados da Serra e faz divisa com esse outro parque. Juntos, eles formam uma área de mais de 30 mil hectares. O visitante tem a opção de fazer trilhas nas bordas dos cânions ou na base deles. Nos passeios, é possível conhecer a Cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo, uma pedra de 30 toneladas que se equilibra sobre uma pequena e estreita base.

A Trilha do Malacara, no interior do cânion, é considerada menos difícil que a do Rio do Boi. A trilha é puxada, por conta da quantidade de pedras e pela necessidade de cruzar o leito do rio várias vezes. No final da trilha, a recompensa é um delicioso banho numa cachoeira e piscina natural.

10 – Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu fica no norte de Minas Gerais e sua maior atração é a Gruta do Janelão Reprodução O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu fica no norte de Minas Gerais e sua maior atração é a Gruta do Janelão

O Parque está cheio de pinturas rupestres em bom estado de conservação. A Gruta do Janelão conta com vários salões e espeleotemas das mais diversas formações. O lugar é de tirar o fôlego. Desde 2014, o destino conta com insfraestrutura para receber visitantes. Os pontos de apoio possuem boa manutenção e as trilhas são bem sinalizadas. Como a área do parque é muito delicada, só é permitido explorar suas trilhas com o acompanhamento de um guia credenciado.

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR