Dia de Aparecida: Confira a programação especial e outras atrações

Dia de Aparecida: Confira a programação especial e outras atrações

Reprodução/Facebook Basílica Santuário Nossa Senhora Aparecida

O Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, é comemorado em 12 de outubro, próxima quinta-feira, e, com o feriado prolongado, fiéis de todo o país podem aproveitar para acompanhar a programação especial da basílica para a celebração, além de visitar diversos outros pontos turísticos do munícipio de Aparecida, no interior de  São Paulo.

Um dos novos destaques para se conhecer é a estátua inaugurada no último sábado (7), em homenagem à santa. A estátua de Nossa Senhora Aparecida tem cerca de 50 metros de altura, o que a torna  mais alta que o Cristo Redentor, que mede 38 metros.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gilmar Pinna Escultor 11947433722 (@gilmarpinnaescultor)

Apesar de já ter sido inaugurada, a obra ainda deve demorar mais um ano até ficar totalmente pronta, após sofrer um atraso de cerca de seis anos, devido a brigas judiciais.

10 dias de programação especial

Desde a última terça-feira (3), o Santuário Nacional Aparecida vem realizando uma programação especial em comemoração ao Dia de Nossa Senhora.

Para não perder toda a programação, que inicia às 4h50 e se encerra após às 20h, os principais eventos também serão transmitidos pelos canais oficiais do Santuário no YouTube, na televisão, no rádio e no aplicativo, disponível para plataformas Android e IOS.

Confira a programação completa para do Santuário Nacional Aparecida para o feriado do dia 12:

Após a missa haverá um show pirotécnico, que será transmitido pela TV Aparecida.

Turismo por Aparecida

Arquivo Pessoal/Dy Pelo Mundo Basílica Santuário Nossa Senhora Aparecida

Dia 12 de outubro é, também, o Dia das Crianças, por isso, nada melhor do que aproveitar um dia especial com toda a família em Aparecida do Norte, como é popularmente conhecida a região, localizada à 170 KM da capital paulista, no Vale do Paraíba.

Do interior de Minas Gerais a escritora especializada em viagens, Mariana Bueno, conta ao iG Turismo algumas de suas experiências por Aparecida, que, assim como para a maioria do público, começaram de maneira mais tradicional, explorando apenas o turismo religioso local.

Mariana lembra que a primeira vez que foi à Aparecida, ainda no começo da adolescência, foi por meio de uma romaria, um estilo de viagem feita a cavalo, com foco religioso, para assistir a missa e conhecer o santuário.

“Recentemente, morando no litoral de São Paulo pesquisei e vi que tinham outras opções de passeios, então resolvi passar um fim de semana por lá. Embora o turismo religioso seja o forte, há opções para complementar o roteiro”, diz Mariana.

A escritora conta que um dos locais que mais gostou foi a Cidade do Romeiro, que ela define como “um local espaçoso, com paisagismo moderno.”

“Tem cafés, restaurantes e opções de lazer como lago com pedalinho e um passeio no Trem do Devoto, que vai até o Rio Paraíba do Sul [onde a imagem da santa foi encontrada]. Indico também o passeio de barco pelo rio”, complementa.

No próprio santuário, além das missas realizadas na basílica, é possível encontrar muitas outras atrações interessantes para conhecer, como o Museu Nossa Senhora Aparecida e a subida até a cúpula.

O tour completo, incluindo o famoso mirante, o museu, a fachada e a subida até a Cúpula sai pelo valor de R$ 25. Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam metade.

“Ainda na região do Santuário, outros passeios são o Aquário de Aparecida, o Museu de Cera e o Morro do Presépio, com esculturas em tamanho real, lagos, cascatas e muitas paisagens bonitas”, conta Mariana.

Pelo centro da cidade, a especialista indica a ida até a igreja de São Benedito, o padroeiro da cidade, e uma visita a antiga Estação Ferroviária, que fica próxima a rodoviária.

O que fazer em Aparecida?

A influenciadora de viagens, Ingrid Stephanie, da página Dy Pelo Mundo, indica um roteiro completo para conhecer alguns dos principais atrativos na região.

Onde comer em Aparecida?

“Para comer, indico a pizzaria Tutti i Santi, na Cidade do Romeiro”, diz Mariana. “É um ambiente ótimo e as pizzas são perfeitas”. Ela ainda acrescenta que na região central a Galeria Recreio “tem praça de alimentação bem variada e à noite tem até música ao vivo.”

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pizzeria Tutti i Santi (@pizzeriatuttiisanti)

Ingrid indica ainda a Casa do Pão, uma padaria e lanchonete com fabricação própria de pães, lanches, bolos, entre outros produtos semelhantes.

“Além de atender ao romeiro, a Casa do Pão é um projeto social do santuário que profissionaliza jovens na área de panificação e confeitaria. Os preços são acessíveis”, conta a influencer, que acrescenta: “No pátio em frente a Basílica você encontra o ‘Shopping de Aparecida’, onde há duas praças de alimentação com diversos restaurantes e fast foods.”

Como chegar em Aparecida?

“Acho que uma das grandes vantagens de Aparecida é a localização, fica exatamente entre  São Paulo e Rio de Janeirodá para fazer até um bate e volta das duas capitais, tem ônibus diariamente em horários diversos. De Minas Gerais o acesso também é fácil”, afirma Mariana.

O mais comum é a chegada por meio de ônibus de excursões, ou pela rodoviária. No entanto, para quem chega de avião, os aeroportos mais próximos são os de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e o de Viracopos, em Campinas. Em qualquer um dos aeroportos, o visitante deverá pegar um ônibus ou, se preferir, alugar um carro para ir até Aparecida.

Saindo de São Paulo, o acesso mais fácil é pela avenida Ayrton Senna/Carvalho Pinto, seguindo até o final, e depois pegando a Dutra até Aparecida. Saindo do Rio de Janeiro, basta seguir todo o caminho pela Dutra.

Onde ficar em Aparecida?

Para quem deseja passar o feriado prolongado pela região, há também diversas opções de hospedagens. “Acho que ficar no centro é a melhor escolha, pois fica perto da Basílica Histórica [Basílica Velha]. É uma região de bastante comércio e, também, onde fica a Galeria Recreio, que é de onde sai a passarela que vai até o Santuário”, comenta Mariana.

Alguns dos hotéis próximos à Basílica são: o Hotel Rainha do Brasil e o Hotel Rainha dos Apóstolos. Há apenas 500 metros da entrada principal, é possível se hospedar no Hotel Pousada do Papa. É indicado realizar a reserva com antecedência, devido ao grande movimento de turistas pelo feriado.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rainha Hotéis – Hotel Rainha do Brasil e Rainha dos Apóstolos (@rainhahoteis)

É muito comum que as pessoas conheçam Aparecida por meio de excursões, mas Mariana aponta que para quem deseja conhecer a cidade por conta própria, e assim poder explorar ao máximo o que quiser, o local é seguro para viajar sozinho, inclusive para mulheres.

“É uma cidade segura, principalmente nesses passeios mais turísticos, tem uma boa estrutura e dá perfeitamente para aproveitar mesmo estando sozinha”, finaliza.

Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no  Instagram e no  Facebook!

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR