Carnaval 2024: confira alguns dos principais blocos de São Paulo

Carnaval 2024: confira alguns dos principais blocos de São Paulo

Divulgação Bloco Bateria de Rua em São Paulo

O Carnaval 2024 começa oficialmente no próximo dia 10 de fevereiro, no entanto, os tradicionais blocos de rua já esquentam a festa no período chamado “pré-Carnaval”.

iG Turismo  separou uma lista com alguns dos blocos de rua de São Paulo com datas a partir do próximo dia 3 de fevereiro. Lembrando que todos os horários podem sofrer alterações até a data marcada. Confira!

Bloco Casa Comigo – Pinheiros

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Bloco Casa Comigo (@blococasacomigo)

O “Bloco Casa Comigo”, um dos mais tradicionais de São Paulo, lançou na última sexta-feira (19) a música “Amorzin de Sacanage”, uma parceria com MC Bin Laden, ícone do funk paulista que está confinado na casa do BBB 24.

O desfile do bloco está marcado para a abertura do Carnaval de Rua de São Paulo, no dia 3 de fevereiro, sábado, a partir de 11h, na Rua Henrique Schaumann, em Pinheiros, com o tema “Funk, Love, Baile”.

A festa tem participação confirmada do Baile da Dz7, um dos maiores bailes funks do Brasil, que acontece na comunidade Paraisópolis; e do cantor Buchecha, ícone do funk carioca, que fará sua estreia nos trios do Carnaval de São Paulo.

No dia 17 de fevereiro o “Bloco Casa Comigo” participará também da Festa Lua de Mel, na Barra Funda.

Casa Natura Musical (vários blocos) – Pinheiros

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Casa Natura Musical (@casanaturamusical)

A programação de Carnaval da Casa Natura Musical já está rolando desde o último dia 25 de janeiro. Em fevereiro, a festa continua com Charanga do França e Fanfarra Manada (1/2), Bloco Pagu (2/2), Rodrigo Alarcon com o Bloco do Desamor (3/2) e Bloco Me Lembra Que Eu Vou (8/2).

A folia vai se estender depois do Carnaval, no dia 29 de fevereiro, com Mariana Aydar e o  Bloco Forrozin. Todos os eventos terão DJs para aquecer a pista, mantendo as festas noite adentro.

A Casa Natura Musical está localizada na Rua Artur de Azevedo, 2134, em Pinheiros. Ingressos e maiores informações  no site.

Bloco da Bita – Vila Almeida

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Vibra São Paulo (@vibrasaopaulo)

No Bloco do Bita a criançada é a grande protagonista, mas toda a família se diverte ao som das canções que conquistaram o Brasil pela originalidade, criatividade e foco na educação com inclusão.

O bloco vai rolar no dia 3 de fevereiro, às 14h, na Vibra São Paulo, a maior casa de shows da América Latina que fica situada na Avenida das Nações Unidas, 17955, Vila Almeida. A festa vai contar com estandarte do Bigode Laranja puxando o boneco gigante do Bita, e uma orquestra que entoará grandes clássicos do Mundo Bita em ritmo carnavalesco.

Na sequência, é hora do “Show do Bita – Especial de Carnaval”, em que a Lila, o Tito e o Dan, com suas fantasias preferidas, apresentam no palco, junto ao Bita, seus maiores sucessos — a canção “Carnaval do Bita”, um hino à alegria e à valorização da cultura brasileira, estará com toda a certeza na setlist do bloco. A interpretação fica a cargo da personagem Flora, que guia a aventura e garante muita interação com a plateia. Ingressos e maiores informações  no site .

Banda do Candinho – Bixiga

Uma homenagem à arte irreverente e corajosa do teatrólogo José Celso Martinez Correa e a defesa de organizações que trabalham pelo combate à fome são os temas que estarão em destaque no desfile da Banda do Candinho, que acontece no dia 7 de fevereiro, a partir de 19h, na Rua Santo Antônio, esquina com Rua Treze de Maio, no bairro do Bixiga.

A festa terá a presença do cordão “Filhas do Zé”, do Teatro Oficina, e ainda componentes da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde. Com as tradicionais marchinhas e frevos carnavalescos, além das famosas passistas, uma banda musical e bateria afinadas garantirão muita animação no desfile que é famoso por atrair multidões.

Além da ode à Zé Celso, a Banda do Candinho também destacará a importância do trabalho de entidades assistenciais que atuam no combate à fome em São Paulo, como a  Cozinha Ocupação 9 de Julho e  Projeto Ação de Rua SP, que entregam refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade. Para tanto, o Bloco pede apoio aos foliões na forma de contribuições em alimentos e doações financeiras para as entidades.

Bloco Carnavrah – República

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CarnaVrah – O Bloco 🏳️‍🌈 (@carnavrah)

Em seu segundo ano, após estrear em 2023 com uma homenagem à cantora Gal Costa, o Carnavrah volta as ruas agora com uma homenagem à cantora Rita Lee. O bloco vai desfilará no sábado, dia 10 de fevereiro, iniciando às 8h e dispersando às 13h.

A concentração será na Avenida Ipiranga, 794, de onde partirá percorrendo a Avenida São João, Rua Coronel Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Rua Conselheiro Crispiniano retornando, por fim, à Avenida São João.

A apresentação será embalada por muito axé, MPB e músicas da rainha do rock, os organizadores prometem ainda participações especiais que serão reveladas até o dia do desfile.

O bloco é inclusivo para o público LGBTQ+ e seu nome – especificamente o “vrah” — foi inspirado no barulho dos leques muito utilizados pelas drag queens em suas apresentações.

Bonde Pesadão – Jardim Caravelas

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BLOCO DA IZA • Bonde Pesadão (@blocobondepesadao)

Depois de desfilar dois anos seguidos na escola de samba Imperatriz, no Rio de Janeiro e de participar do Carnaval de Salvador no bloco “Foliassa”, ao lado de Carlinhos Brown e Russo Passapusso, a cantora Iza irá estrear em seu próprio bloco, o “Bonde Pesadão”, que desfila pela primeira vez no dia 11 de fevereiro.

A concentração está prevista para ocorrer entre 12h e 13h, com dispersão às 18h, na Rua Laguna, entre Rua Bragança Paulista e Rua Castro Verde, um trajeto de cerca de 500 metros.

Para o repertório, Iza garante que está pensando com muito carinho nas escolhas das músicas. “O Bonde Pesadão vai ser um momento de muita troca e alegria, estou pensando em todos os arranjos, participações e set list, para que seja um dia muito especial”, garante a cantora.

“Vai ser uma oportunidade incrível de cantar músicas de artistas que eu amo e que não canto nos meus shows atualmente”, completa.

Carnaval do Família – Parque no Villa-Lobos

Divulgação Bloco Infantil Família no Parque

Hora de preparar os pequenos para a folia do Família no Parque no Villa-Lobosporque o “Bloco Infantil” já está pronto para entrar no gramado e divertir todos os visitantes com brincadeiras temáticas gratuitas, além das atrações pagas que a programação oferece.

O esquenta começará nos dias 3 e 4 de fevereiro, com atividades entre 10h e 18h, e atividades seguem para o feriado prolongado, de 10 a 13. A festa continuará pós-Carnaval, nos dias 17,18, 24 e 25.

No cronograma, estão previstos o “Bloco Infantil” gratuito às 11h, às 14h e às 16h; Competição de Dança, às 12h e às 15h; e Desfile de Fantasia, às 13h e 17h.

Além das brincadeiras com os animadores do Família no Parque em ambiente temático, ao som de marchinhas de Carnaval, a atração dispõe de uma série de opções de lazer ao ar livre.

São 10 mil metros quadrados compostos por infláveis gigantes, tirolesa, bungee trampolim, Laser Combat, Jet Boat — barquinho inflável movido por um jato d’água —, parede de escalada, tobogãs, futebol de sabão, entre outras.

A entrada para o parque e para o bloco são gratuitas, já a compra dos ingressos para as atrações pagas pode ser feita antecipadamente pelo site  ou na bilheteria que fica no local.

Bloco Nave – Sumaré

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Luana Monalisa Almeida (@luanamonalisa)

Liderado pela cantora Luana Monalisa, o Bloco Nave, que já é um sucesso em Salvador, na Bahia, chega pela primeira vez em São Paulo no dia 17 de fevereiro, com concentração marcada para às 12h, na Praça Márcia Aliberti Mammana, 962, no bairro Sumaré.

A saída do Bloco Nave está programada para às 14h, proporcionando aos foliões uma experiência inesquecível sob a batuta musical de Felipe Ruffino e Luana Monalisa, entre outros convidados.

Bloco do Chocolate – Vila Guilherme

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Chocolatte de Vila Maria (@chocolattedevilamaria)

Ao longo dos últimos 12 anos, o “Bloco do Chocolate” tem inspirado e reunido foliões que contribuem generosamente para a arrecadação de alimentos não perecíveis, destinados a apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a iniciativa se estende aos pets, com a coleta de ração para cães e gatos sob os cuidados de voluntários.

Diferenciando-se de outros blocos, o Bloco do Chocolate adota uma abordagem inclusiva, eliminando cobranças ou vendas de abadá. Em parceria com a Sabesp, este ano o evento contará com a distribuição gratuita de água mineral gelada para todos os foliões, proporcionando conforto durante a celebração.

A grande novidade para 2024 é a escolha do Parque Trote, localizado na Avenida Nadir Dias de Figueiredo, no bairro Vila Guilherme, como palco para a concentração e folia do “Bloco do Chocolate”.

Esta decisão marca a primeira vez na história da cidade em que um bloco carnavalesco de rua realiza seu espetáculo dentro de um Parque Público municipal, transformando o local em um ponto de encontro único para a diversão.

As atrações incluem um Circuito de Marchinhas, Sorteio de Brindes, Roda de Samba e Enredos, Concurso de Melhor Fantasia, uma Praça de Alimentação com preços acessíveis e a participação especial do Circo Espacial.

As festividades terão início no dia 18 de fevereiro, a partir de 12h, com apresentações e shows ao longo do dia. O bloco também animará as ruas de Vila Maria e Vila Guilherme, retornando posteriormente ao parque para encerrar a festa. O “Bloco do Chocolate” promete oferecer uma experiência única e inesquecível, unindo tradição, diversão e solidariedade em um só lugar.

Conheça o  iG Cruzeiros, novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais:  Instagram, X (Twitter) e  Facebook.

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR

FXSuperCach pc