Conheça São Pedro, destino rural de aventura em São Paulo

Conheça São Pedro, destino rural de aventura em São Paulo

Divulgação/Diego Soares Letreiro de São Pedro localizado na Praça Gustavo Teixeira

“Cansado de correr atrás de sonhos loucos, d escanso. Nada mais desejo, nada mais!  Os felizes são tão poucos!  Felicidade! Um dia, eu vi partir do cais.  Numa palpitação de velas.  Cor do luar.  As minhas flóreas caravelas.  Para nenhuma só voltar…”,  diz o primeiro verso da poesia “Renúncia”, de Gustavo Teixeira, poeta que viveu toda sua vida em São Pedro, e que se tornou um grande orgulho para o povo da cidade, que deu o nome do artista a ruas e a principal praça do município.

Localizada no interior de São Paulo a 204 km da capital, São Pedro é uma cidade de pouco mais de 38 mil habitantes — segundo  dados do IBGE  de 2022 —, que se orgulha de si e oferece uma grande variedade de atrações turísticas, seja de turismo ruralreligioso gastronômico ou de aventura .

Pelo pouco tempo que passei lá (dois dias), pude conversar com alguns moradores e notar que o destino é uma cidade que valoriza sua história e tradição, além de ter um povo acolhedor. Outra característica super marcante é que, basicamente, todo mundo se conhece — traço típico de cidades do interior.

Um dos pontos principais, que me chamou a atenção, é a grande quantia de investimento público no setor turístico da cidade, que é visível aos olhos — mais de R$ 630 milhões, de acordo com a Secretaria de Turismo (Setur) de São Pedro. Há diversas opções de hospedagens, restaurantes, entre muitas outras opções de lazer.

“Nós ficamos entre os 10 melhores em Destinos Gastronômicos do estado de São Paulo no ano passado”, afirma Ronaldo Gasparelo, secretário de Turismo da cidade.

Ele continua elencando mais premiações: “[Ficamos] entre os três melhores em Destino Rural e fomos os campeões em Destinos Temáticos. Isso se deve muito ao nosso principal atrativo, o Thermas Water Park, que agora também conta com um resort, que acaba de completar um ano.”

São Pedro tem aquela “cara de cidade de interior”, e é tudo muito bem cuidado. Há lugares em que as ruas não estão asfaltadas, como uma exigência dos próprios moradores, que não querem perder o clima de ambiente rural.

Priscila Alves/Prefeitura de São Pedro A fruta e o doce de Jaracatiá

Além do poeta Gustavo Teixeira, e até de sua cachorrinha de estimação, Guta — que também tem homenagens dedicadas a ela pela cidade, como uma estátua gigante feita pelo artista local Lajur Oliveira – os moradores de São Pedro também se orgulham de sua culinária. O famoso doce de Jaracatiá é um destaque e foi motivo de festa para os moradores quando apareceu em uma cena da novela “Terra e Paixão”, da TV Globo. Pude provar o doce artesanal, feito pelas “Duas Marias”, e é realmente delicioso.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jaracatiá Doce & Arte (@jaracatiadocearte)

O que fazer em São Pedro 

São Pedro oferece uma boa quantidade de entretenimento para quem quer descansar, se aventurar ou, até mesmo, aproveitar um clima romântico. Há uma boa variedade entre aventuras radicais, passeios pela natureza e atividades culturais.

Para se aventurar

Para quem quer se aventurar pelo ar, é possível fazer passeio de balão, planador, tirolesa e voo livre; por terra as opções são trilhas off-roads com jipes, bikes, motos ou andar a cavalo pela natureza. Há também as cascatas da Serra do Itaqueri, além dos tobogãs gigantes e da piscina de ondas do Thermas Water Park.

Em nosso primeiro dia, teríamos um passeio de balão pela AirBrasil Balonismo, com o experiente piloto Feodor Neov, recordista sul-americano na prática. Contudo, devido ao tempo chuvoso fizemos um voo cativo, quando o balão fica ancorado ao chão, preso por cordas em quatro pontos diferentes — o que ainda foi uma ótima experiência.

Conhecer a natureza

Os parques espalhados pela cidade oferecem passeios a beira de lagos, trilhas e mirantes que possibilitam contemplar a paisagem. Além de aproveitar a tranquilidade da serra, com suas quedas d’água naturais e seus paredões.

Passeio cultural

Para os amantes de história e arte, há o Museu Gustavo Teixeira – esse, infelizmente estava em reforma e não pudemos visitar —; a loja de artesanto Art’s Trama; a Feira de Arte e Artesanato; e o Centro Tradicional de Comércio de Bordado.

Também há o Antiquário Vila Del Capo e a Capela Santo Antônio — esta guarda uma relíquia do santo de Pádua doada pelo Vaticano com certificado de autenticidade carimbado pelo Papa Bento XVI. Em frente a capela, há uma escultura de corações, na qual casais apaixonados prendem cadeados, como uma forma de simbolizar o “amor eterno”.

Feira do Produtor e Espaço Cultural

Para quem quiser fazer compras, uma ótima sugestão é conhecer a Feira do Produtor Rural, que ocorre todos os sábados. Por lá é possível comprar diversos itens de produtores locais, como carnes, peixes, frutas, bebidas, salgados, entre muitos outros.

Onde comer em São Pedro?

No que se refere a gastronomia, São Pedro é um show a parte! Comida típica do interior, servida no fogão a lenha, divide espaço com ambientes requintados onde a alta gastronomia se junta ao campo.

Para os amantes de bebidas alcoólicas, as cachaças e cervejas artesanais enriquecem a cultura gastronômica (indico mais os sucos naturais, como os produzidos no Sítio Coloninha 1). Para a sobremesa, vale a pena experimentar o doce de Jaracatiá, fruta típica da região.


Dicas de Restaurante em São Pedro

Quintal do Itaqueri

Na primeira noite, o nosso jantar foi no Restaurante Quintal do Itaqueri. Um ambiente agradável e espaçoso. Por ser uma antiga casa reformada e adaptada para o restaurante, passa uma sensação agradável. Na área externa, há sempre apresentação de artistas locais e de estudantes de música.

Sítio Coloninha 1

O sabor de comida caseira não é à toa, o restaurante fica ao lado da casa de sua proprietária. O local, inclusive, é referência da culinária caipira no Guia Garfo de Ouro.

Além da comida saborosa, preparada no fogão a lenha e ao estilo self-service, recomendo experimentar os sucos naturais, os pães de milho e os queijos de produção própria.

Oficina do Churrasco, no Boulevard da Serra

A Oficina do Churrasco funciona aos sábados, domingos e feriados, dentro do Espaço Gastronômico Boulevard da Serra, na Serra do Itaqueri. Além da comida saborosa, oferece um espaço amplo e pet friendly com música ao vivo na parte da noite – no dia em que estivemos lá, acompanhamos a apresentação da dupla Diego Morais e Rafael.

Mirante Container’s

Um restaurante com decoração estilosa (tem até a traseira de uma kombi na parede), vista privilegiada para a natureza e um balanço que rende ótimas fotos para as redes sociais. Os preços são acessíveis e o local é pet friendly.

Rancho da Tirolesa

A apenas 500 metros do Mirante, é uma boa pedida para os mais radicais. Oferece café da manhã, almoço e happy hour. Há redes dispostas para descanso além de, como o nome sugere, a tirolesa para os mais aventureiros. É possível também passear a cavalo pelo local.

Onde se hospedar em São Pedro?

Hotel Fazenda Cachoeira da Furna

O grupo que viajou comigo foi dividido em diferentes hospedagens, e foi no Hotel Fazenda Cachoeira da Furna que nos hospedamos por duas noites. O hotel conta com acomodações em estilo chalé em diversas categorias diferentes (fiquei na Jasmim Luxo).

O hotel é pet friendly, porém é importante checar se a opção de hospedagem escolhida aceita pets. As suítes Sossego, Sabiá e Jaracatiá aceitam o animais.

O hotel oferece opções de lazer ao ar livre, como piscina frias e aquecidas, campinhos de futebol, passeios de quadriciclo e a cavalo, pesqueiro, entre muitos outros. Também é possível fazer a reserva apenas para o almoço.

Santana’s Ranch

Divulgaçãp/Diego Soares Santana’s Ranch

Foi aqui que demos a nossa volta de quadriciclo — existe a opção em outros hotéis pela região e é um passeio que vale muito a pena — e partimos para o nosso passeio off-road 6×6, em direção à Cascata Dorigon, onde é possível tomar banho de cachoeira.

São Pedro Thermas Resort

Inaugurado há pouco mais de um ano, o São Pedro Thermas Resort conta com atrativos para adultos e crianças, ofurôs, espaço kids, playground, academia, saunas seca e úmida, SPA, salas de massagem, hidromassagens, bares, Pun e Trattoria, conveniência, cinema, salão de jogos, mirante e piscina coberta e aquecida.

Por aqui pudemos conhecer o ótimo restaurante e curtir um pouco do parque aquático, Thermas Water Park, que fica ao lado do resort, e conta com piscina de ondas (a maior do estado de São Paulo) e aquecidas.

Ainda há muito mais para se ver em São Pedro! Confira o mapa turístico da cidade . Também é possível obter o mapa impresso em pontos de atendimento ao turista localizados pela cidade.

Confira também o app para buscar esses e outros atrativos em São Pedro , vale lembrar que Águas de São Pedro é um município a parte, localizado dentro de São Pedro. “É como o nosso Vaticano”, brinca o secretário Ronaldo Gasparelo.

* O repórter do iG Turismo viajou a convite da Prefeitura de São Pedro e da Estância Turística de São Pedro.

Conheça o iG Cruzeirosnovo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram ,  X (Twitter) e Facebook .

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


Fonte: TURISMO.IG.COM.BR