Audi A3 Prestige Plus Tech Sedan: canto do cisne, antes do adeus

Audi A3

Carlos Guimarães/iG Audi A3 Prestige Plus Tech:últimas unidades do sedã pode ser encontradas com bons descontos nas concessionárias da marca

Costumo dizer que as versões de despedida são como os cantos dos cisnes, o que remete a uma antiga crença de que o cisne-branco é completamente mudo durante toda a sua vida, mas pode cantar uma bela e triste canção logo antes de partir desta para melhor.

Leia também

E no caso do Audi A3 que testamos, na versão Prestige Plus Tech (R$ 179.990) –  que sucede a edição comemorativa de 25 anos da marca no Brasil – a lenda se repete.

O Audi A3 Prestige Plus Tech vem com faróis Full LED com novo design, regulagem de facho e setas direcionais dinâmicas, ponteiras cromadas das saídas do escapamento, pacote interno e externo com detalhes cromados e aço escovado, volante multifuncional com base reta e keyless go (sistema de abertura de portas sem chave), adiciona ar-condicionado de duas zonas, bancos de couro de série, banco do motorista com ajuste elétrico, câmera traseira, entre outros.

 

Completam o pacote ar-condicionado de duas zonas, bancos esportivos com couro sintético e ajuste elétrico no assento do motorista, sensores de luz e chuva, controle de cruzeiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, 7 airbags, controle eletrônico de estabilidade, suporte Isofix, rodas de 17 polegadas e sistema start-stop.

O volante tem base achatada, remetendo aos modelos esportivos. Ele é revestido de couro e traz hastes para trocas de marcha mais esportivas. O bom acabamento encobre todo o painel, com materiais de boa qualidade e texturas diferenciadas. Este mesmo revestimento se alastra pelas portas (com design bem diferenciado na maçaneta). O painel de instrumentos digital multifuncional, Virtual Cockpit, permite uma visão fácil e um manuseio intuitivo.

Na versão com foco na oferta de tecnologia, conta apenas com um motor: o 1.4 turbo, que gera de 150 cv e 25,5 kgfm, com injeção direta de combustível e com câmbio automático de seis marchas. É, nada mais nada menos, que o famoso 1.4 TSI da Volkswagen, que hoje também equipa Jetta, T-Cross, Tiguan e companhia.

No sedã da Audi , é capaz de acelerar até 100 km/h em 8,8 segundos e chegar à velocidade máxima de 215 km/h. O mais interessante é que, além do bom desempenho, é bem econômico. Conforme dados do Inmetro, o carro faz 11,7 km/l e 14,2 km/l na cidade e na estrada, respectivamente, quando abastecido com gasolina. Já no etanol, os números caem para 7,8 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada).

Impressões

Audi A3 Divulgação O interior é cercado de acabamento de boa qualidade, com materiais sensíveis ao toque e linhas esportivas

É típico dos carros da Audi uma ergonomia impecável. O condutor pode se ajustar da maneira que quiser, facilmente encontrando a distância ideal das pernas e dos braços. O acesso aos equipamentos é direto, os bancos são confortáveis e envolventes, os apoios para os braços estão à disposição, enfim, realmente um carro feito para o condutor.

E, particularmente falando, o modelo tem visual de gosto mais refinado que os “primos” da VW. Isso porque não abandona a linhagem sóbria dos modelos alemães, mas oferece nível de acabamento e opta por quebrar o convencional com itens como as saídas do ar-condicionado diferenciadas, linhas mais fortes no console e texturas emborrachadas.

Para manusear os equipamentos, você precisa interagir com comandos no volante e no console central, que, por sua vez, alteram as configurações da central multimídia e no cluster. A intuitividade e a facilidade de sobra também são vistos nesse quesito. O único porém é que a central multimídia — com visual charmoso e que que sai do painel quando ligada — poderia ser um pouco maior — como nos modelos maiores da marca. Veja abaixo o vídeo do novo A3, que ainda não tem data para chegar ao Brasil.

 

O motor 1.4 turbo mostra fôlego de sobra para o uso urbano e também na estrada, com bom torque mesmo abaixo de 2.000 rpm. Já a direção é leve e direta. A sintonia dela é bem evidente junto da suspensão firme, mas que, ainda assim, filtra bem as imperfeições do solo. O câmbio de seis marchas não é de dupla embreagem, apesar dos paddle shifters atrás do volante, mas oferece trocas rápidas e sutis.

Outro aspecto que se pode observar é a boa rigidez torcional do monobloco, em níveis que se assemelham até dos esportivos de alto padrão. É assim o A3 se torna um carro bem plantado ao chão, e bem convidativo para o motorista abusar do acelerador. O isolamento acústico da cabine é outro ponto forte. Quase não se ouve o que acontece do lado de fora.

Conclusão

O Audi A3 Prestige Plus Tech é, de fato, a melhor forma do sedã alemão, fabricado no Brasil, pena que o preço é um tanto salgado (R$ 173.990). Mesmo assim é possível encontrar o modelo com descontos que pode superar os R$ 20 mil em algumas concessionárias, como apurou a reportagem de iG Carros.

Também falamos com a  Audi do Brasil, que diz apenas que o carro segue em produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Mas, isso deverá acontecer apenas até a nova geração do Q3 começar a ser montada por lá, o que ainda não foi confirmado pela fabricante. De qualquer forma, o mais provável é que isso aconteça ao longo do ano que vem.

Ficha técnica

Audi A3 Sedan 1.4 Prestige Plus Tech (R$ 173.990)

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 16V, comando duplo, turbo, flex, injeção direta de combustível

Cilindrada: 1.395 cm³

Potência: 150 cv a 4.500 rpm

Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm

Câmbio: Automático de 6 marchas, tração dianteira

Direção: Elétrica

Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 225/45 R17

Dimensões: Comprimento 4,45 m; Largura 1,79 m; Altura 1,41 m; Entre-eixos: 2,63 m

Tanque: 50 litros

Porta-malas: 425 litros

Peso: 1.240 kg

Aceleração 0-100 km/h: 8,8 segundos

Velocidade máxima: 215 km/h

Consumo: 11,7 km/l (cidade) e 14,2 km/l (estrada), na gasolina. 7,8 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada), no etanol.

Fonte: carros.ig.com.br/testes/2020-08-29/audi-a3-prestige-plus-tech-sedan-o-canto-do-cisne-antes-do-adeus.html

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso

WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).