Suzuki GT 750: quem brigou com as grandes cilindradas nos anos 70

Suzuki

Acervo pessoal/Gabriel Marazzi O forte da Suzuki GT 750 era o alto nível de acabamento

Se os anos 60 foram pródigos em lançamentos de novas motocicletas, com novíssimas ideias – leia-se “as japonesas” –, a década seguinte foi decisiva em experimentar e consolidar novas tecnologias. Assim, enquanto a Honda CB 750 Four, apresentada mundialmente em 1968, marcava uma nova etapa na indústria motociclística, as marcas concorrentes buscavam outras formas de também surpreender.

Leia também

Eu já contei aqui como a Kawasaki Z1 desbancou a pioneira do pedestal da tecnologia dos quadricilíndricos, só não abocanhando seu mercado devido ao maior custo de produção, mas há uma outra pioneira que, por sua vez, também surpreendeu o segmento das altas cilindradas, tornando-se objeto de desejo. É a Suzuki GT 750, tricilíndrica apresentada no Salão de Tóquio de 1970, lançada em 1971 e comercializada apenas a partir de 1972.

Suzuki Acervo pessoal/Gabriel Marazzi O grande radiador de água do sistema de refrigeração era o maior atrativo da GT

Os grandes motores dois tempos de três cilindros já eram bem conhecidos nas ferozíssimas Kawasaki Série H, a H1, de 500 cm3, e, posteriormente, a H2, de 750 cm3, mas a nova Suzuki trazia muito mais do que desempenho, pois era absolutamente mais moderna, visualmente falando, e vinha com uma novidade que fascinou o seu público: a refrigeração a água.

 

Suzuki Acervo pessoal/Gabriel Marazzi Painel de instrumentos com indicador digital de marchas e relógio de temperatura

Aquele enorme radiador à frente do motor, que trocava as aletas de refrigeração por cilindros de laterais lisas, com o icônica inscrição “Liquid Cooled”, era realmente interessante. E a novidade não era apenas mercadológica, já que amenizava o constante problema de superaquecimento do cilindro central.

 

 

Suzuki Acervo pessoal/Gabriel Marazzi O inexplicável: duas pedaleiras para o garupa

O funcionamento do tricilíndrico era muito parecido com o das outras motocicletas similares, mas o ronco e a vibração característica não deixava de sempre lembrar os automóveis DKW, que também tinham motor tricilíndrico dois tempos. A presença da água como elemento refrigerante funcionava também como uma barreira de ruídos, em especial a “batida de saia” característica dos dois tempos, de forma que a Suzuki GT 750 era extremamente silenciosa.

Suzuki Acervo pessoal/Gabriel Marazzi Os cilindros lisos, sem aletas de refrigeração, dava um aspecto tecnológico ao motor

A primeira versão da motocicleta tinha freio dianteiro a tambor e pode ser reconhecida também pelas ponteiras pretas nos quatro escapamentos. A potência não era muita para um dois tempos com essa cilindrada, 67 cv, a mesma da CB 750 Four, mas o torque e a rapidez com que a rotação subia ao girar o acelerador, uma característica comum dos motores dois tempos, era o grande segredo do alto desempenho da moto.

Suzuki Acervo pessoal/Gabriel Marazzi Quatro escapamentos, um para cada cilindro externo e dois para o cilindro interno

As versões seguintes tiveram muitas melhorias, como o duplo disco de freio dianteiro, a nova potência de 71 cv – graças à substituição dos carburadores Mikuni de 32 mm pelos de 40 mm – e o indicador digital de marchas no painel de instrumentos. Este, por sua vez, era ainda mais bacana do que o da Honda CB 750 Four, pois ostentava o relógio de temperature da água de refrigeração.

Assim como toda a família GT da Suzuki , a 750 primava pelo acabamento, bastante superior ao da Honda e muito próximo ao da Kawasaki Z1. Mas, como a Honda, era também trambolhuda para ser pilotada, grande, longa e pesada. Com relações de câmbio muito longas, seu melhor ambiente era mesmo a estrada, daí seu nome GT – Gran Turismo. A Suzuki GT 750 foi produzida até 1977.

Fonte: carros.ig.com.br/colunas/cultura-da-motocicleta/2020-08-28/suzuki-gt-750-quem-brigou-com-as-grandes-cilindradas-nos-anos-70.html