AO MINUTO: Quatro mísseis atingem Odessa; TVs russas alvo de ataque

A guerra na Ucrânia chega hoje ao seu 75.º dia, no mesmo dia em que a Rússia assinala o Dia da Vitória contra o nazismo na II Guerra Mundial.

O dia é aguardado com alguma ansiedade, dado que muitos creem que Vladimir Putin pode hoje mudar o seu discurso e referir-se finalmente ao conflito como uma situação de guerra.

Leia Também: AO MINUTO: Confirmadas 60 mortes em escola; Civis chegam a Zaporizhzhia

DESTAQUES

EM DIRETO

Putin "quis intimidar" o mundo com o seu desfile militar

Andrea Pinto | há 3 minutos

O ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, considera que Putin mostrou alguns sinais de “desespero” no seu discurso do Dia da Vitória, ao mesmo tempo que quis “intimidar” o mundo com o seu desfile militar em Moscovo.

Putin quer que o povo russo se sinta “espantado” e o mundo “intimidado” pelo “militarismo em curso”, mas o conflito armado na Ucrânia “não faz mais que desonrar os soldados”, considerou num discurso pronunciado no Museu do Exército, em Londres.

O governante reforçou, ainda, que “o Governo britânico – bem como todo o Reino Unido – está solidário com a Ucrânia e apoia os corajosos militares” que continuam a lutar pela paz.

OMS doa 20 ambulâncias todo-o-terreno à Ucrânia

Andrea Pinto | há 22 minutos

O Ministério da Saúde da Ucrânia afirmou, numa declaração a 8 de maio, citada pelo Kyiv Independente, que as ambulâncias enviadas pela Organização Mundial de Saúde são “capazes de operar mesmo nas áreas mais danificadas e inacessíveis”, mesmo onde as estradas tenham sido destruídas.

Russos celebram Dia da Vitória em Mariupol

Andrea Pinto | há 44 minutos

Vários russos desfilaram hoje por Mariupol com uma faixa de 300 metros de comprimentos com as cores laranja e preto. A faixa simboliza a vitória da russa contra o nazismo no Dia da Vitória e e considerado um símbolo patriótico.

As imagens do momento foram partilhadas pelo jornalista ucraniano Vitalii Rybak.

Sociais-democratas da Suécia decidem domingo sobre eventual adesão à NATO

Andrea Pinto | há 51 minutos

Os sociais-democratas suecos, atualmente no poder na Suécia, irão decidir no próximo domingo se vão apoiar a candidatura do país à NATO, afirmou uma fonte partidária à agência de notícias France-Presse (AFP).

Menina de 4 anos saiu de Mariupol mas mãe ficou em "campo de filtragem"

Andrea Pinto | há 55 minutos

Durante a última evacuação de Azovstal, as tropas russas separaram Alisa, de 4 anos de idade, da mãe. A mulher ficou para trás num ‘campo de filtragem’. 

A história é revelada no Twitter por Anton Gerashchenko, conselheiro do governo ucraniano e antigo vice-ministro do Ministério da Administração Interna., que revela que a mãe ficou num ‘no campo de filtragem’ em Donetsk. 

Moscovo assegura que negociações com Kyiv continuam à distância

Andrea Pinto | há 1 hora

O chefe da delegação russa nas negociações com a Ucrânia, Vladimir Medinski, assegura que as conversações entre ambas as partes prosseguem, embora apenas à distância, avança a Reuters.

Recorde-se que Moscovo acusou Kyiv de interromper as negociações, acusando a Rússia de cometer atrocidades contra as sus gentes. A Rússia nega as acusações.

Entre resistentes de Azovstal, está uma mulher que encanta com a sua voz

Andrea Pinto | há 1 hora

Kateryna completou os seus estudos de música no ano passado, altura em que se decidiu alistar no exército ucraniano. A mulher, que foi filmada a cantar num abrigo em Mariupol, será a única entre os vários soldados que permanecem na fábrica de Azovstal e que se negam a entregar-se às forças russas.

 Aos 21 anos, Kateryna luta pelo vida ao lado dos últimos resistentes da cidade portuária de Mariupol.

As imagens da celebração do 'Dia da Vitória' em Moscovo

Andrea Pinto | há 1 hora

A Rússia celebra esta segunda-feira o ‘Dia da Vitória’ e na Praça Vermelha decorreram as celebrações que contaram com desfiles militares e presença das grandes figuras governamentais russas. 
 
Nas imagens da galeria pode ver-se as paradas militares e a chegada de vários representantes, nomeadamente Sergey Lavrov, ministro dos negócios estrangeiros russo e Dmitry Peskov, porta-voz do Kremilin. 

OE2022 "responde de forma direta" à guerra na Ucrânia

Andrea Pinto | há 1 hora

A ministra da Defesa Nacional defendeu hoje que o Orçamento do Estado para 2022 “responde de forma direta” ao contexto de guerra na Ucrânia, prevendo uma cobertura orçamental que permite cumprir compromissos internacionais.

Alarmes ouvidos em Kyiv

Andrea Pinto | há 2 horas

As sirenes voltaram a soar, esta manhã, na capital ucraniana de Kyiv.

Segundo a jornalista Deborah Haynes, da Sky News, os alarmes soaram durante o discurso de Vladimir Putin, em Moscovo, no âmbito das comemorações do Dia da Vitória.

 

Quatro misseis atingiram a região de Odessa

Andrea Pinto | há 2 horas

As forças militares ucranianas afirmam que quatro misseis de alta precisão, lançados da Península da Crimeia, zona controlada pela Rússia, atingiram a cidade de Odessa, noticia a Reuters.

 

Espetáculo aéreo cancelado devido a mau tempo em Moscovo

Andrea Pinto | há 2 horas

Um espetáculo aéreo, que fazia parte das comemorações do dia da Vitória, em Moscovo, foi cancelado.

Segundo a agência noticiosa russa RIA, que cita um funcionário governamental, o momento foi cancelado devido ao “mau tempo”. 

 

 

"Tenho medo que Putin se sinta sem alternativa e parta para o apocalipse"

Andrea Pinto | há 2 horas

Francisco Proença Garcia, docente do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e que é, também, Tenente-Coronel de Infantaria na reforma, é o convidado desta segunda-feira do Vozes ao Minuto.

O especialista afirmou ter “medo que Putin se sinta sem alternativa e parta para o apocalipse” e lembrou, ainda, que os “ucranianos combatem e morrem pelo resto dos europeus”. “Essa é uma dívida que o resto da Europa vai ter para com os ucranianos”, atirou.

Confira a entrevista completa aqui.

Afinal, Putin não declarou guerra nem falou em armas nucleares

Andrea Pinto | há 2 horas

O discurso de Putin, que era muito aguardado, esperando-se que falasse do conflito na Ucrânia como se tratando oficialmente de uma guerra ficou, afinal, aquém do que foi inicialmente esperado.

O The Guardian nota que se tratou de um discurso que trouxe pouca novidade à situação de conflito, tendo Vladimir Putin usado a voz apenas para justificar a invasão com os motivos já anteriormente mencionados. Recorde-se que Putin culpou a NATO pela decisão de invadir o país, referindo que esta foi a decisão mais correta dado o perigo que se avizinhava junto às fronteiras do seu país. Voltou, ainda, a referir que se trata de uma guerra contra os nazis do país vizinho.

Para além disso, note-se, Putin não fez qualquer referência a uma vitória no conflito, que já vai no seu 75.º dia, e não fez também qualquer ameaça quanto ao uso de armas nucleares

"É por não esquecermos a História que continuaremos a apoiar a Ucrânia"

Andrea Pinto | há 3 horas

António Costa não pôde deixar de assinalar publicamente a celebração do Dia da Europa e o o fim da 2.ª Guerra Mundial. Nas redes sociais, o primeiro-ministro expressou o tenebroso que tem sido o período desde que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia teve início, bem como o intuito da União Europeia (UE) de salvaguardar a paz.

“Nestes dias sombrios marcados pela invasão russa da Ucrânia, temos bem presente que na origem da União Europeia esteve a vontade de preservar a paz”, reiterou Costa.

'Patron'. Eis o cão herói que Volodymyr Zelensky condecorou

Andrea Pinto | há 3 horas

‘Patron’ significa ‘munição’ em ucraniano, mas, neste caso, é muito mais do que uma simples palavra. É o nome do cão herói que, pelo seu serviço nesta guerra iniciada em 24 de fevereiro, foi condecorado, este domingo, pelo presidente Volodymyr Zelensky. 

"Não vamos dar a ninguém um único pedaço da nossa terra", diz Zelensky

Andrea Pinto | há 3 horas

O presidente ucraniano,  Volodymyr Zelensky, disse, esta segunda-feira, que a Ucrânia vencerá a guerra frente à Rússia e que o país não irá ceder qualquer território.

 “No Dia da Vitória sobre o nazismo, estamos a lutar por uma nova vitória. O caminho para isso é difícil, mas não temos dúvidas de que vamos vencer”, disse Zelensky, citado pela Reuters, no dia em que a Rússia assinala o dia da capitulação da Alemanha nazi, em 1945, com as tradicionais paradas militares em Moscovo.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Володимир Зеленський (@zelenskiy_official)

Rússia prossegue ofensiva para controlar Donetsk e Lugansk

Andrea Pinto | há 3 horas

A Rússia continua a avançar no leste da Ucrânia, para tentar estabelecer o controlo total sobre as regiões de Donetsk e Lugansk e criar um corredor terrestre com a Crimeia ocupada, avançou o exército ucraniano.
  

Redes de televisão na Rússia sofrem ataques informáticos durante desfile

Andrea Pinto | há 3 horas

Algumas redes de televisão foram hoje alvo de ataques informáticos na Rússia, quando decorre o desfile militar do 77.º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazi na II Guerra Mundial, segundo a imprensa local.

e acordo com a agência de notícias russa Interfax, pessoas não identificadas acederam à programação das redes de televisão por cabo Rostelecom, MTS e NTV-Plus. No lugar dos títulos dos programas dos canais, apareceram textos relacionados à guerra na Ucrânia.

Vladimir Putin: "Não há lugar para nazis" neste mundo

Andrea Pinto | há 3 horas

No discurso que protagonizou na Praça Vermelha, no Dia da Vitória, Vladimir Putin glorificou as forças armadas russas.

“Hoje, os nossos guerreiros de diferentes etnias estão a lutar juntos na batalha. Protegem-se mutuamente de balas, fragmentos e estilhaços, realmente como irmãos, e esta é a força da Rússia. A força imbatível da nossa nação multiétnica. lamentando as perdas já sofridas, disse.

O líder russo considerou ainda que as perdas militares russas “são uma tragédia para todos nós” e uma perda irreparável para as suas famílias”.

Putin considerou que os homens que estão na linha da frente estão a lutar para defender o seu país da ameaça e lembrou que “ninguém pode esquecer as lições da II Guerra Mundial, pelo que não haverá lugar no mundo para nazis”.

"A decisão da Rússia foi a mais correta", diz Putin

Andrea Pinto | há 3 horas

Vladimir Putin já protagoniza o seu discurso nas celebrações do Dia Da Vitória na Rússia. O presidente russo começou por afirmar que muitos não quiseram acreditar na Rússia quando esta afirmou que se “estava a criar uma ameaça para o país” no Donbass.

“Vimos como a estrutura militar se estava a desenvolver e como estruturas estrangeiras estavam a ajudar e a aumentar o perigo todos os dias”, disse. “A NATO constituía um perigo para a Rússia”, concluiu, defendendo que a decisão da Rússia de invadir o país “foi a mais correta”.

“Os países da NATO não quiseram ouvir-nos… o que significa, na realidade, que eles tinham planos diferentes”, afirmou, referindo-se à alegada intenção da NATO de querer desenvolver uma operação na região do Donbass, o que constituía uma “ameaça inaceitável” nas fronteiras da Rússia.

 

 

IL quer ouvir Costa sobre possíveis implicações para segurança

Andrea Pinto | há 3 horas

A IL requereu hoje uma audição urgente do primeiro-ministro no parlamento para prestar esclarecimentos sobre possíveis implicações para a segurança do país que advenham da intervenção de associações russas com alegadas ligações ao Kremlin.

Borrell propõe que UE use reservas russas para reconstruir a Ucrânia

Andrea Pinto | há 3 horas

Alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, considera que a UE deve considerar em usar as reservas russas congeladas para suportar os custos de reconstruir a Ucrânia depois da guerra. A proposta foi apresentada numa entrevista publicada esta segunda-feira, no Financial Times.

“Temos o dinheiro do nosso lado e alguém tem de me explicar porque é que não se pode fazê-lo com o dinheiro russo se foi feito com o afegão”, questionou.

Kyiv alerta para prováveis ataques com mísseis russos

Andrea Pinto | há 4 horas

O estado-maior do exército ucraniano alertou hoje para a “alta probabilidade de ataques com mísseis” por parte das tropas russas, no dia em que em Moscovo vai decorrer um tradicional desfile militar.

A Rússia "não é diferente dos nazis"

Andrea Pinto | há 4 horas

O embaixador da Ucrânia nos Estados Unidos esteve, este domingo, junto ao Memorial das Vitimas da II Guerra Mundial, em Washington, onde comparou os russos aos nazis, afirmando que não são assim tão “diferentes”.

“Hoje, a Ucrânia defende-se a si própria e à democracia mundial do regime russo, que não é diferente dos nazis, nem na retórica ou agressão, nem nos métodos de guerra”, disse Oksana Markarova.

 

Japão embarga petróleo russo, mas mantém projetos de energia com Moscovo

Andrea Pinto | há 3 horas

O Japão vai embargar as importações de petróleo russo, apesar de manter a participação em projetos de energia com Moscovo para minimizar o impacto no fornecimento de energia do país, anunciaram as autoridades.

Desfiles do Dia da Vitória já começaram na Rússia

Andrea Pinto | há 44 minutos

Os desfiles do Dia da Vitória já começaram na Rússia, avança a agência AFP. Milhares de pessoas, na cidade de Vladivostok, saíram às ruas para assistir ao desfile anual que marca a vitória da Rússia em 1945 sobre a Alemanha nazi.

É o feriado mais importante da Rússia e motivo de orgulho nacional para o país, marcado por um enorme desfile de soldados e equipamentos militares pela Praça Vermelha. Veja as imagens aqui.

Desfile do Dia da Vitória © Getty Images  

Início de cobertura

Andrea Pinto | há 4 horas

Damos agora início a mais um acompanhamento AO MINUTO dos acontecimentos que marcam o 74.º dia de guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Pode acompanhar os acontecimentos do dia anterior aqui.

Há séculos a aguardar a sua visita.

Lifestyle Campanha 03/05/22

Marque já a sua próxima viagem a partir de 59€ (ida e volta)!

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer o fim de semana e a semana

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM