AO MINUTO: Ucrânia atinge navio russo; Mais de 6 milhões de refugiados

Assinala-se, esta quinta-feira, o 78.º dia da invasão russa da Ucrânia. O centro das atenções continua voltado para a siderúrgica de Azovstal, na cidade portuária de Mariupol, onde ainda se encontram militares entrincheirados. À luz dos ataques nas regiões separatistas do Donbass, o Ministério da Defesa russo pediu à comunidade internacional que retire com urgência os civis ucranianos das zonas de Kramatorsk e Sloviansk.

Durante a 28.ª cimeira UE – Japão, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acusou a Rússia de ser a “ameaça mais direta à ordem mundial com a guerra bárbara contra a Ucrânia e o perturbador pacto com a China”.

DESTAQUES

EM DIRETO

Fim de cobertura

Daniela Filipe | há 2 horas

Boa noite. Damos como terminada esta cobertura AO MINUTO sobre os acontecimentos mais relevantes da guerra da Ucrânia. O acompanhamento será retomado num novo registo, na manhã de sexta-feira.

Até lá, agradecemos por ter estado desse lado!

Hospital partilha história de mãe e filha que perderam pernas em ataque

Daniela Filipe | há 3 horas

Um hospital de Lviv, na Ucrânia, partilhou a história de uma menina de 11 anos e da sua mãe, que perderam as pernas no ataque à estação ferroviária de Kramatorsk, no início de abril. Segundo a publicação, Yana ficou sem ambas as pernas, ao passo que a mãe, Natalia, perdeu apenas uma.

Enquanto esperavam pelo comboio, Natalia decidiu ir buscar um chá – algo pelo qual ainda não se consegue perdoar, diz a publicação do hospital. Yaroslav, o irmão gémeo da menina, ficou para trás, para vigiar a bagagem. Ainda que não se recorde do som da explosão, a mulher detalha ter visto sangue e corpos por todo o lado, reparando, depois, que as sapatilhas da filha tinham desaparecido. Tentou, também, levantar-se, mas sem sucesso. Natalia perdeu uma perna, e Yana perdeu as duas. Por enquanto, estão a ser tratadas naquele hospital de Lviv, mas serão, entretanto, transferidas para os Estados Unidos. Yaroslav, por seu turno, permanece ao lado da mãe e da irmã, esperando que um dia se possam voltar a levantar.

Jornal russo Novaia Gazeta recebe Grande Prémio de Jornalismo em França

Daniela Filipe | há 3 horas

O jornal de oposição russo Novaia Gazeta recebeu hoje o “Grande Prémio de Jornalismo Michèle Léridon”, durante as conferências do jornalismo em França.

Frota russa no Báltico está a estudar potencial naval da NATO na região

Daniela Filipe | há 3 horas

A frota russa do mar Báltico iniciou hoje exercícios navais com o objetivo de estudar as capacidades da NATO naquela região, no mesmo dia em que a Finlândia anunciou a decisão de aderir à Aliança Atlântica.

Rússia tenta impedir avanço dos ucranianos até à fronteira em Kharkiv

Daniela Filipe | há 3 horas

As tropas russas estão a tentar impedir as forças ucranianas de avançarem até à fronteira entre os dois países na região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, alertou esta quinta-feira o ministério ucraniano da Defesa.

Senador republicano Rand Paul trava pacote de ajuda à Ucrânia

Hélio Carvalho | há 4 horas

Convergências entre os dois partidos norte-americanas são raras, mas republicanos e democratas puseram as diferenças de parte e apresentaram um pacote de ajuda económica à Ucrânia, no valor de 40 mil milhões de dólares . No entanto, um único senador, o republicano Rand Paul do estado do Kentucky, travou a rápida aprovação da medida, pedindo alterações que passam por uma maior vistoria sobre como o dinheiro será gasto.

Tanto o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, como o líder republicano, Mitch McConnell, pressionaram Paul para que a moção do senador fosse votada depois da passagem do pacote, mas este insistiu que as alterações que propõe fossem acrescentadas ao pacote já existente, uma alteração de última hora que poderá atrasar o envio do dinheiro para a Ucrânia em vários dias.

Citado pela CNN Internacional, Schumer lamentou o atraso, afirmando que “a vasta maioria dos senadores dos dois lados da bancada querem” que o pacote de apoio seja aprovado, e acrescentou que era “claro” que o senador do Kentucky “não quer ajudar a Ucrânia”. Paul respondeu, afirmando que o seu juramento “é para com a constituição dos EUA”, e “não a qualquer nação estrangeira, independentemente do quão compreensiva for a causa”.

Ucrânia terá atingido um navio russo no Mar Negro

Daniela Filipe | há 5 horas

Recorrendo às redes sociais, o conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, Anton Gerashchenko, revelou esta quinta-feira que a Ucrânia atingiu um navio russo no Mar Negro. A embarcação, que terá ficado em chamas, trata-se do Vsevolod Bobrov, um navio auxiliar de logística produzido recentemente.

Bandeiras da Ucrânia 'pintam' Kherson, apesar da ocupação russa

Daniela Filipe | há 5 horas

Kherson, a segunda maior cidade da Ucrânia, foi ocupada pelas forças russas há cerca de dois meses. Ainda assim, os ucranianos ainda no local continuam a resistir. Um desses exemplos de resistência chegou esta quinta-feira através de fotografias de paredes naquela cidade, que aparece ‘pintada’ com a bandeira da Ucrânia.

Do Ocidente à Rússia, as reações sobre a adesão da Finlândia à NATO

Daniela Filipe | há 5 horas

O anúncio, hoje, da intenção da Finlândia de formalizar o pedido de adesão à NATO, que poderá acontecer oficialmente no domingo, foi recebido com entusiasmo pelos parceiros da Aliança e com ameaças de retaliação por parte da Rússia.
  

Ucrânia. Chega vai requerer debate de urgência após aprovação do OE2022

Daniela Filipe | há 5 horas

O Chega anunciou hoje que vai requerer na próxima conferência de líderes o agendamento de um “debate de urgência” sobre o “acompanhamento e acolhimento” de cidadãos ucranianos em Portugal, a realizar dentro de três semanas.

EUA apelam a que redes sociais guardem provas de crimes de guerra

Daniela Filipe | há 3 horas

Quatro legisladores norte-americanos terão enviado uma carta aos CEOs do YouTube, TikTok, Twitter e Meta, dona do Facebook, apelando para que “preservem e arquivem” potenciais provas de crimes de guerra cometidos pelas forças russas na Ucrânia, avança a NBC News.

A carta, à qual o canal norte-americano teve acesso, terá sido assinada pelos representantes democratas Carolyn Maloney, Gregory Meeks, Stephen Lynch e William Keating, que pedem para que os gigantes das redes sociais “sinalizem e arquivem conteúdos com potenciais crimes de guerra”, no sentido de ajudar “o governo dos Estados Unidos e os organismos de monitorização dos direitos humanos a nível internacional a investigar os crimes de guerra russos, os crimes contra a humanidade, e outras atrocidades cometidas na Ucrânia”.

Bola de basebol assinada por Zelensky leiloada por mais de 50 mil dólares

Daniela Filipe | há 6 horas

Uma bola de basebol assinada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi leiloada por mais de 50 mil dólares (cerca de 48 mil euros), anunciou a leiloeira RR Auction, esta quinta-feira. Uma porção das receitas será doada para a ajuda humanitária na Ucrânia.

Amesterdão avisa Kyiv que está preparado para desistir do petróleo russo

Daniela Filipe | há 7 horas

O primeiro-ministro neerlandês assegurou hoje no parlamento ucraniano que os Países Baixos estão preparados para desistir do petróleo russo “sem demora” com os restantes países europeus, mas não comentou o desejo de Kyiv em aderir à União Europeia (UE).

Rússia quer táxis a ceder dados dos passageiros aos serviços de segurança

Daniela Filipe | há 7 horas

A Rússia quer obrigar os táxis a transferir dados em tempo real sobre os seus passageiros para os serviços de segurança russos (FSB), segundo um projeto de lei apresentado na câmara baixa do parlamento.

Guerra na Ucrânia matou pelo menos 3.541 civis, incluindo 239 crianças

Daniela Filipe | há 7 horas

A invasão russa da Ucrânia já matou pelo menos 3.541 civis, dos quais 239 eram crianças, e feriu 3.785, incluindo 355 menores, indicou hoje o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

Navio russo com cereais roubados da Ucrânia atraca na Síria

Daniela Filipe | há 7 horas

Um navio russo com cereais roubados da Ucrânia terá sido avistado na Síria, no porto de Latakia, o principal porto do país. Segundo a Sky News, o navio, com o nome Matros Pozynich, carrega quase 30 mil toneladas de cereais ucranianos.

A 'escuridão' de Azovstal: Imagens mostram a vida dentro da siderúrgica

Daniela Filipe | há 8 horas

As imagens partilhadas pelo batalhão Azov na terça-feira, dia 10 de maio, mostram uma certa ‘escuridão’ no ambiente que se vive no interior da siderúrgica de Azovstal, o último reduto da resistência ucraniana na cidade portuária de Mariupol, na zona sul da Ucrânia. Veja-as aqui.

Fátima vai oferecer imagem de Nossa Senhora a diocese ucraniana

Daniela Filipe | há 8 horas

O Santuário de Fátima vai oferecer uma réplica da Imagem Peregrina à diocese de Lviv, na Ucrânia, na sequência de um pedido do arcebispo da Igreja Greco-Católica local, informou hoje o reitor do Santuário.

Kuleba saúda aprovação de inquérito da ONU a crimes de guerra russos

Daniela Filipe | há 8 horas

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, saudou a aprovação do inquérito do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) aos crimes de guerra russos em diversas regiões da Ucrânia anteriormente sob controlo da Rússia. “Os responsáveis por estes crimes bárbaros serão levados diante da justiça”, sublinhou.

Conselho da ONU aprova inquérito aos alegados crimes de guerra russos

A resolução foi aprovada por 33 países, tendo, ainda, duas rejeições – da China e da Eritreia –, bem como 12 abstenções.

Daniela Filipe com Lusa | 16:58 – 12/05/2022

Concerto solidário angariou 11 mil euros para crianças ucranianas

Daniela Filipe | há 8 horas

O concerto solidário ‘Safe’, realizado no Casino do Estoril e organizado pela Frente Solidária, conseguiu angariar 11.020 euros que reverterão a favor da Unicef, para ajuda direta às crianças vítimas da guerra na Ucrânia. 

Crise política na Letónia devido a controvérsia sobre monumento soviético

Daniela Filipe | há 9 horas

O Governo da Letónia entrou em crise política após dois dias de concentrações de cidadãos letões de etnia russa junto a um monumento soviético, e na sequência de uma decisão do parlamento que permite a demolição do memorial.

Diretora de Roland Garros avisa que sancionará tenistas pró-Putin

Daniela Filipe | há 9 horas

A diretora do torneio de Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada, avisou hoje que os tenistas que manifestarem apoio ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, vão ficar sujeitos a sanções, face à invasão da Ucrânia pelos russos.

Azovstal. Decorrem "negociações muito difíceis" sobre retirada de feridos

Daniela Filipe | há 8 horas

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, revelou, esta quinta-feira, que estão a decorrer “negociações muito difíceis” quanto à retirada de soldados feridos da siderúrgica de Azovstal, na cidade portuária de Mariupol, em troca de prisioneiros russos. Recorrendo às redes sociais, a responsável detalhou ainda que Kyiv está a negociar “apenas 38 soldados feridos” com Moscovo, negando que as conversações estejam focadas na retirada de “500 ou 600 pessoas”.

França apoia "plenamente" escolha da Finlândia sobre adesão à NATO

Daniela Filipe | há 9 horas

A França apoia plenamente o desejo da Finlândia de aderir à NATO, decisão que deve ser anunciada este domingo e à qual Moscovo ameaça responder com medidas “militares-técnicas”, anunciou hoje o Palácio do Eliseu.

Jovem viu pai morrer em Bucha e conta: "Fui atingido por soldado russo"

Daniela Filipe | há 9 horas

Um adolescente e o seu pai deslocavam-se nas suas bicicletas, às quais amarraram um pano branco, quando foram surpreendidos por um soldado, que lhes perguntou o que estavam a fazer. Segundo a Associated Press (AP), não houver sequer tempo para responderem antes de o militar disparar contra eles – ignorando as mãos no ar e o sinal de paz que tinha sido amarrado para que se pudessem deslocar em segurança. Leia a notícia completa aqui.

"Estou disposto a falar com Putin, mas sem ultimatos", diz Zelensky

Daniela Filipe | há 9 horas

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje, durante uma entrevista televisiva que será transmitida esta noite em Itália, que está disponível para conversar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, “mas sem ultimatos”.

"Rússia é que precisa de ser desnazificada", diz ativista das Pussy Riot

Daniela Filipe | há 8 horas

Após ter fugido de Moscovo, disfarçada de estafeta de entregas de comida, Maria Alyokhina considerou, esta quinta-feira, que a Rússia é que precisa de ser desnazificada, não a Ucrânia, avança a Reuters. As declarações foram feitas à margem de um concerto contra a guerra, em Berlim, na Alemanha.

Hungria opõe-se a que UE inclua líderes religiosos nas sanções

Daniela Filipe | há 9 horas

A Hungria opõe-se à inclusão de líderes religiosos nas listas de sanções da União Europeia (UE) à Rússia devido à invasão da Ucrânia, como o patriarca Kirill, anunciou hoje o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

"Educação sob ataque" e 100 crianças mortas no mês passado

Daniela Filipe | há 10 horas

Numa reunião no Conselho de Segurança na ONU convocada pela França e pelo México para debater os desenvolvimentos da guerra, o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alertou ainda que o número de crianças mortas deverá ser superior.

Conselheiro ucraniano pede embargo imediato da UE ao petróleo

Daniela Filipe | há 10 horas

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, recorreu esta quinta-feira à rede social Twitter para exigir à União Europeia a  imposição imediata de um embargo ao petróleo russo.

Número de refugiados ucranianos excede os seis milhões

Daniela Filipe | há 10 horas

O número de refugiados, por consequência da guerra na Ucrânia, é cerca de quatro vezes superior ao número de refugiados que atravessou o mar Mediterrâneo desde 2015 (fora as milhares de pessoas que morreram na travessia do mar).

Número de refugiados ucranianos excede os seis milhões

Maioria dos ucranianos fugiu em direção à Polónia, que acolheu mais de três milhões.

Notícias ao Minuto | 16:35 – 12/05/2022

Conselho da ONU aprova inquérito aos alegados crimes de guerra russos

Daniela Filipe | há 9 horas

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, esta quinta-feira, uma resolução que apelava à abertura de um inquérito aos alegados crimes de guerra cometidos pelas forças russas na Ucrânia.

Mais de 30 países votaram a favor da proposta, que obteve ainda duas rejeições – da China e da Eritreia -, bem como 12 abstenções.

Rússia promete defender "soberania" da "república" de Lugansk

Márcia Guímaro Rodrigues | há 11 horas

O presidente russo, Vladimir Putin, felicitou hoje a auto-proclamada “República Popular” de Lugansk pelo aniversário da sua declaração de independência, garantindo ao seu líder, Leonid Pásechnik, que a Rússia defenderá a soberania deste enclave apenas reconhecido por Moscovo.

Kuleba reitera que Ucrânia deve obter estatuto de candidato à UE em junho

Márcia Guímaro Rodrigues | há 11 horas

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, reclamou hoje a concessão à Ucrânia do estatuto de país candidato à adesão à União Europeia e manifestou esperança que a decisão fosse tomada na próxima cimeira europeia em junho.

MNE ucraniano pede que seja reservado ao país um lugar na União Europeia

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano pediu hoje que seja reservado um lugar para a Ucrânia na União Europeia (UE), mesmo que as negociações da sua adesão demorem muito tempo, durante uma entrevista à televisão pública alemã.

Lusa | 08:55 – 12/05/2022

Ministro da Economia alemão acusa Rússia de usar energia "como arma"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 11 horas

O ministro da Economia e vice-chanceler alemão, Robert Habeck, acusou, esta quinta-feira, a Rússia de utilizar a energia “como uma arma”. Em causa está o facto de Moscovo ter anunciado sanções contra 31 empresas de energia, a maioria ligadas ao grupo Gazprom Germania.

Rússia perde batalhão que tentava atravessar ponte em Lugansk

Márcia Guímaro Rodrigues | há 11 horas

O exército russo sofreu perdas consideráveis depois de os militares ucranianos terem feito explodir uma ponte sobre o rio Donets, na região de Lugansk. Entre as perdas incluem-se três dezenas de tanques militares e vários militares mortos, que estariam a tentar atravessar a ponte, reporta o The Independent.

Finlândia é soberana e adesão à NATO "reforçará" a Europa, diz Marcelo

Márcia Guímaro Rodrigues | há 11 horas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que a Finlândia é soberana para decidir livremente sobre a sua segurança e que se aderir à NATO isso constituirá “um reforço em termos europeus”.

MNE português e finlandês debatem 6ª feira adesão da Finlândia à NATO

Márcia Guímaro Rodrigues | há 12 horas

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, reúne-se na sexta-feira, em Helsínquia, com o seu homólogo finlandês, Pekka Haavisto, para debater a adesão da Finlândia à NATO, anunciou hoje o Governo português.

Bruxelas propõe 'vias solidárias' face a bloqueio no comércio

Márcia Guímaro Rodrigues | há 12 horas

A Comissão Europeia apresentou um plano para ajudar a Ucrânia a exportar cereais e importar bens necessários, contornando o bloqueio na rede de transportes causado pela invasão russa, através da criação de ‘vias solidárias’.

Putin acusa Ocidente de causar uma crise global também na economia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 12 horas

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou hoje o Ocidente de sacrificar o resto do mundo para manter o seu domínio global, incluindo através de sanções económicas contra a Rússia, que disse estarem a criar uma crise planetária.

“Estas sanções estão a provocar em grande parte a crise global. Os seus autores, guiados por ambições políticas míopes e inflamadas, pela russofobia, prejudicam os seus próprios interesses nacionais, as suas próprias economias, o bem-estar dos seus cidadãos”, disse, num encontro com membros do seu governo sobre a economia.

Rússia ameaça Finlândia com medidas de retaliação se aderir à NATO

Anabela Sousa Dantas | há 12 horas

A Rússia avisou hoje a Finlândia de que será forçada a tomar medidas de retaliação, “tanto técnico-militares como outras”, se violar as suas obrigações jurídicas internacionais e aderir à NATO. “A adesão da Finlândia à NATO causará sérios danos às relações bilaterais Rússia-Finlândia (…). A Rússia será forçada a tomar medidas de retaliação, tanto técnico-militares como outras, a fim de pôr termo às ameaças à sua segurança nacional que surjam a este respeito”, lê-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, citado pela Lusa.

Kyiv denuncia na ONU "lista interminável" de abusos cometidos pela Rússia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 13 horas

A Ucrânia e os seus aliados denunciaram hoje à ONU uma “lista interminável” de abusos cometidos pela Rússia desde o início da invasão, em 24 de fevereiro, durante uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos.

Setúbal. "A primeira vez que soube foi através da comunicação social"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 13 horas

Questionado pelos jornalistas, esta quinta-feira, o Presidente da República afirmou que “a primeira vez que soube deste caso foi através da comunicação social”, referindo-se às intervenções estrangeiras em associações ou estruturas de acolhimento a refugiados, nomeadamente em Setúbal. 

“Presidência sem informação sobre intervenção estrangeira em associações”

As “informações são posteriores à divulgação na comunicação social”, é explicado num nota publicada no site da Presidência da República.

Notícias ao Minuto | 11:34 – 12/05/2022

Azovstal: "Única opção é a de uma evacuação com garantias internacionais"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 13 horas

O subcomandante do Batalhão Azov, Sviatoslav Palamar, concedeu uma entrevista ao ABC espanhol dando conta do deteriorar da situação na Azovstal e em que apela à intervenção urgente o governo ucraniano. O militar começa por dizer que, na sua opinião, “as autoridades ucranianas deveriam ter começado a lutar em todas as frentes após a ocupação da Crimeia”, não permitindo, assim, que Mariupol tivesse chegado a esta situação.

BERD angaria mais mil milhões de euros para ajudar Kyiv

Márcia Guímaro Rodrigues | há 13 horas

O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) angariou esta semana mil milhões de euros durante a sua assembleia-geral anual para ajudar a Ucrânia, foi hoje anunciado.

ONU fala em "execuções sumárias" e "em grande escala" na Ucrânia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 13 horas

A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos disse hoje que foram cometidas execuções sumárias em grande escala na Ucrânia. Michelle Bachelet adianta que o seu gabinete já conseguiu verificar 300 desses assassinatos.

Adesão da Finlândia à NATO é um "passo histórico", diz Charles Michel

Márcia Guímaro Rodrigues | há 13 horas

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, considerou hoje que a adesão da Finlândia à NATO, cujo pedido de adesão deverá ser formalizado no domingo, será “um passo histórico” que contribuirá para a segurança na Europa. 

Pentágono diz que não seria difícil integrar a Finlândia na NATO

Márcia Guímaro Rodrigues | há 14 horas

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, considerou esta quinta-feira, em entrevista à MSNBC e citado pela agência de notícias Reuters, que a adesão da Finlândia na NATO seria histórica e que não seria difícil integrar o país nórdico na aliança transatlântica.

 

Finlândia na NATO? "Seria calorosamente acolhida", diz Stoltenberg

Márcia Guímaro Rodrigues | há 14 horas

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou esta quinta-feira que a Finlândia será “calorosamente recebida” na aliança transatlântica se decidir avançar com o processo de adesão.

“Esta é uma decisão soberana da Finlândia que a NATO respeita plenamente”, afirmou o responsável num comunicado citado pela agência de notícias AFP. “Se a Finlândia decidisse candidatar-se, seria calorosamente acolhida na NATO e o processo de adesão seria suave e rápido”, acrescentou.

Presidente e primeira-ministra da Finlândia a favor de adesão à NATO

Os governantes frisam que, “como membro da NATO”,  a Finlândia – que partilha uma fronteira de quase 1.300 quilómetros com a Rússia – “reforçaria toda a aliança de defesa” e que o país deve “candidatar-se à adesão da NATO sem demoras”.

Márcia Guímaro Rodrigues | 08:37 – 12/05/2022

Número de mortos em Mariupol chega a milhares, diz Bachelet

Márcia Guímaro Rodrigues | há 14 horas

A alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michele Bachelet, afirmou hoje que o número de mortos civis na cidade ucraniana de Mariupol chega “aos milhares”, admitindo estar chocada com as inúmeras violações dos direitos humanos cometidas na cidade.

“A cidade de Mariupol e os seus moradores sofreram horrores inimagináveis desde o início do ataque armado da Federação Russa”, sublinhou a responsável na sessão especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU, hoje realizado.

Rússia alerta NATO para risco de guerra nuclear total

Márcia Guímaro Rodrigues | há 15 horas

A Rússia alertou hoje que a ajuda militar ocidental à Ucrânia e os exercícios da NATO perto das suas fronteiras aumentam a probabilidade de um conflito direto e o risco de uma guerra nuclear total. O alerta, feito pelo vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitri Medvedev, surgiu no dia em que o Presidente e a primeira-ministra finlandeses divulgaram o seu apoio à adesão da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Menos 30%. Gazprom reduz fornecimento de combustível através da Ucrânia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 15 horas

O trânsito do gás russo para a Europa através da Ucrânia vai cair hoje quase 30% face a quarta-feira, segundo a gigante do gás russo Gazprom, com os fornecimentos a serem afetados pela guerra pelo segundo dia consecutivo.

"Uma ameaça". Rússia reage à vontade da Finlândia de se juntar à NATO

Márcia Guímaro Rodrigues | há 11 horas

Kremlin já reagiu à decisão da Finlândia, que esta quinta-feira anunciou que se quer juntar à NATO, noticia a Sky News. Moscovo considera que a decisão “é uma ameaça” para a Rússia, e salientou que a expansão da aliança militar não irá reforçar a estabilidade e a segurança na Europa ou no resto do mundo.

Adesão da Finlândia dá "valor acrescentado" à NATO, diz MNE finlandês

Márcia Guímaro Rodrigues | há 15 horas

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Pekka Haavisto, afirmou hoje, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, que Helsínquia dará “valor acrescentado” à NATO, cuja adesão foi defendida esta quinta-feira pelo presidente e pela primeira-ministra do país escandinavo.

Zelensky "expressa total apoio" à Finlândia na adesão à NATO

Márcia Guímaro Rodrigues | há 13 horas

O presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, afirmou esta quinta-feira que conversou com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, a quem “reiterou o firme apoio” em relação à invasão russa da Ucrânia.

O chefe de Estado finlandês revelou ainda que “informou” Zelensky “dos passos da Finlândia na adesão à NATO” e que o ucraniano lhe expressou o seu “total apoio”. 

Ataque russo no nordeste da Ucrânia provoca três mortos e 12 feridos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 16 horas

Um ataque aéreo russo na cidade de Novgorod-Siversky, no nordeste da Ucrânia, provocou pelo menos três mortos e 12 feridos durante a madrugada de hoje, anunciaram os serviços de emergência locais. “Há três pessoas mortas e 12 feridas após um ataque” em Novgorod-Siversky, avançou um porta-voz dos serviços de emergência, sublinhando tratar-se de um balanço provisório.

"Putin é pior do que Hitler ou Estaline?" A resposta de Boris Johnson

Márcia Guímaro Rodrigues | há 16 horas

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi esta quinta-feira questionado sobre se o presidente russo, Vladimir Putin, é “pior” do que os ditadores alemão, Adolf Hitler, e russo, Josef Estaline. “Tem de ser parado”, respondeu.

A questão, por parte de um apresentador de um apresentador da estação britânica LBC, surge um dia após o primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, ter afirmado que a “ideologia monstruosa” do líder russo fazia com que fosse “mais perigoso” do que Hitler e Estaline. 

Suécia terá "em conta" decisão da Finlândia na adesão à NATO

Márcia Guímaro Rodrigues | há 15 horas

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Ann Linde, descreveu esta quinta-feira a decisão da Finlândia sobre a adesão à NATO como uma “mensagem importante” e afirmou que terá “em conta” a posição do país. Sublinhe-se que é esperado que a Suécia anuncie a sua candidatura nos próximos dias. 

“Uma mensagem importante do presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e da primeira-ministra, Sanna Marin, em relação à adesão da NATO. A Finlândia é o parceiro de segurança e defesa mais próximo da Suécia e precisamos de ter em conta as suas avaliações”, escreveu a ministra na rede social Twitter.

Quase 3.500 civis morreram desde o início da invasão

Márcia Guímaro Rodrigues | há 15 horas

A invasão russa da Ucrânia já provocou a morte a pelo menos 3.496 civis e feriu outros 3.760, perfazendo um total de 7.256 vítimas, segundo anunciou o Alto Comissariado para os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ONU, que apurou dados até às 00h00 do dia 10 de maio, frisa que o número real de vítimas pode ser muito mais elevado devido à dificuldade em confirmar todos os incidentes. 

 

Latas Bom Petisco em ração de combate russa eram de "doação à Ucrânia"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 17 horas

Depois de uma lata Bom Petisco ter sido encontrada entre as rações de combate russas – facto reportado pelo jornalista da TVI e da CNN Portugal Filipe Caetano, no Twitter -, o Notícias ao Minuto, efetuou um pedido de informação à Cofaco, a empresa que produz esta marca portuguesa, que confirmou que não tem “como explicar a presença de artigo Bom Petisco no exército russo”. 

MNE ucraniano pede que seja reservado ao país um lugar na União Europeia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 17 horas

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano pediu hoje que seja reservado um lugar para a Ucrânia na União Europeia (UE), mesmo que as negociações da sua adesão demorem muito tempo, durante uma entrevista à televisão pública alemã. “Ouvimos muitas vezes que a Ucrânia pertence à família europeia e, agora, é importante reservar este lugar” para o país na União Europeia, declarou Dmytro Kuleba ao canal público de televisão ARD, no início de uma visita à Alemanha.

Rússia mantém bombardeamentos aéreos contra Mariupol

Márcia Guímaro Rodrigues | há 18 horas

As forças russas continuam a bombardear a fábrica Azovstal em Mariupol, sul da Ucrânia, aumentando ao mesmo tempo o assédio à cidade portuária, disseram hoje as Forças Armadas ucranianas.

Rússia estende encerramento de 11 aeroportos no país até 19 de maio

Márcia Guímaro Rodrigues | há 18 horas

A agência federal russa de transporte aéreo Rosaviatsia estendeu até ao próximo dia 19 de maio o encerramento de 11 aeroportos no centro e sul do país, anunciou hoje o regulador. O fecho dos aeroportos no centro e sul do país foi decretado em 24 de fevereiro, quando a Rússia lançou a chamada “operação militar especial” na Ucrânia.

Presidente e primeira-ministra da Finlândia a favor de adesão à NATO

Márcia Guímaro Rodrigues | há 15 horas

O presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra, Sanna Marin, anunciaram, esta quinta-feira, que são a favor da adesão do país à aliança transatlântica NATO e que o pedido de adesão deve ser feito “rapidamente”.

“Esperamos que as medidas ainda necessárias para tomar essa decisão [aderir à NATO] sejam tomadas rapidamente nos próximos dias”, lê-se num comunicado conjunto, citado pela imprensa internacional. 

Soldado de Azovstal pede ajuda a Elon Musk para sair da siderúrgica

Márcia Guímaro Rodrigues | há 19 horas

Um comandante ucraniano retido na fábrica de Azovstal enviou uma mensagem ao multimilionário Elon Musk pedindo-lhe ajuda para saírem da fábrica, sita em Mariupol, cidade controlada pelos russos. O apelo foi feito no Facebook, tendo o militar criado propositadamente, também, uma conta no Twitter por considerar que desta forma tinha mais hipóteses de ser ouvido pelo fundador da SpaceX.

EUA estão em "guerra" contra Moscovo ao armarem Kyiv, acusa Medvedev

Márcia Guímaro Rodrigues | há 15 horas

O ex-presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, acusou quarta-feira os Estados Unidos de estarem a realizar uma “guerra por procuração” contra Moscovo na Ucrânia, através do fornecimento de ajuda sem precedentes a Kyiv.

“O objetivo [de Washington] é manter uma guerra por procuração contra a Rússia, infligir uma grande derrota ao nosso país, limitando o desenvolvimento económico e a influência política no mundo”, realçou o atual vice-presidente do Conselho de Segurança russo através da rede social Telegram.

 

Zelensky agradece aos Estados Unidos por novo pacote de ajuda

Márcia Guímaro Rodrigues | há 19 horas

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu quarta-feira aos Estados Unidos por um novo pacote de ajuda de 40 mil milhões de dólares (38 mil milhões de euros). “Esses fundos vão ser usados rapidamente e sem burocracia para fortalecer as defesas da Ucrânia”, disse o chefe de Estado, discursando num vídeo.

Rússia é "ameaça mais direta à ordem mundial", diz von der Leyen no Japão

Márcia Guímaro Rodrigues | há 19 horas

A Rússia é a “ameaça mais direta” à ordem internacional, devido à invasão da Ucrânia, declarou hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Tóquio para participar na 28.ª cimeira UE-Japão. “É hoje a ameaça mais direta à ordem mundial com a guerra bárbara contra a Ucrânia e o perturbador pacto com a China”, disse Von der Leyen.

  

Se só chegou aqui agora…

Márcia Guímaro Rodrigues | há 15 horas

Bom dia!

Márcia Guímaro Rodrigues | há 19 horas

Damos início ao acompanhamento AO MINUTO, desta quinta-feira, da invasão russa da Ucrânia. Pode recordar a cobertura de ontem no link abaixo: 

AO MINUTO: Kherson? “Não têm hipóteses”; EUA ‘financiam’ investigações

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:46 – 11/05/2022

Há séculos a aguardar a sua visita.

Lifestyle Campanha 03/05/22

Marque já a sua próxima viagem a partir de 59€ (ida e volta)!

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer o fim de semana e a semana

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM