AO MINUTO: Adesão à NATO? "Não fará diferença"; Missão cumprida

Ao 83.º dia de invasão das tropas russas na Ucrânia, os soldados ucranianos que estavam no complexo siderúrgico de Azovstal estão a a ser retirados do local.

O presidente da Ucrânia já reagiu a esta retirada, tendo dito que esperava que as vidas destes militares fossem salvas. “Quero sublinhar: A Ucrânia precisa dos seus heróis vivos”, disse, num vídeo, durante a madrugada.

Os 53 soldados militares que estavam gravemente feridos já chegaram ao hospital de Novoazovsk, uma cidade controlada pelos russos. Outros 211 militares foram levados para uma outra cidade que também fica na região de Donbass.

DESTAQUES

EM DIRETO

Entrada de Finlândia e de Suécia na NATO? "Não faz uma grande diferença"

Teresa Banha | há 13 minutos

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse, esta terça-feira, que, provavelmente, a eventual adesão da Finlândia e da Suécia à NATO “não vai fazer grande diferença”. Sergei Lavrov justificou esta opinião tendo em conta as participações que os dois países já têm em exercícios militares da aliança. “A NATO tem o seu território em conta quando planeia avanços militares a Este. Por isso, neste sentido, não faz uma grande diferença”, disse o governante.

 
 
 

Missão de combate em Azovstal foi cumprida, diz Estado Maior da Ucrânia

Teresa Banha | há 41 minutos

O Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia destacou, esta segunda-feira, a retirada de 53 combatentes gravemente feridos da fábrica Azovstal, afirmando que “os soldados resistiram” às forças militares russas – tendo por isso cumprido a missão de combate.

Índia bloqueia milhares de toneladas para garantir "segurança aliementar

Teresa Banha | há 45 minutos

Centenas de milhares de toneladas de trigo estão bloqueadas num porto do estado indiano de Gujarat devido à interdição sobre a exportação de cereais decretada por Nova Deli. A medida tinha sido anunciada pelo governo da Índia a semana passada, e os responsáveis justificam este bloqueio com os valores elevados da inflação e uma eventual situação de insegurança alimentar.

Ataque russo em Sumy deixa ucranianos presos em armazém. Há cinco feridos

Teresa Banha | há 49 minutos

O governador da região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, informou que a cidade de Okhtyrka foi atacada durante a madrugada. “Cinco mísseis russos aterraram  em alvos civis e provocaram estragos.  Armazéns ficaram incendiados. O impacto [dos mísseis] deixaram as portas de dois armazéns estragados, e as pessoas ficaram presas”, explicou Dmytro Zhyvytskyi, numa mensagem partilhada no Telegram. De acordo com o governante, pelo menos cinco pessoas ficaram feridas no ataque, que também deixou danificadas casas e um jardim de infância.

Rússia está pronta para atacar zonas inabitadas em massa, diz Reino Unido

Teresa Banha | há 1 hora

Os serviços de inteligência informaram, esta terça-feira, que o Kremlin tem a intenção de levar a cabo ataques em zonas que não estejam habitadas. De acordo com a informação recolhida, cerca de 3,500 edifícios foram destruídos, na região de Chernihiv, durante o avanço das tropas russas em direção à capital ucraniana. 80% dos edifícios destruídos durante esse avanço das tropas, que agora já não estão no local, foi registado em prédios residenciais.

Tensão na Rússia? Putin poderá "ser substituído por um pior ainda"

Teresa Banha | há 1 hora

José Milhazes considerou que, tendo em conta o anúncio de que a Finlândia e a Suécia pretendem apresentar candidaturas de adesão à NATO – e as consequentes ameaças de retaliação por parte de Vladimir Putin – a Rússia mostra estar “cada vez mais isolada”. O historiador defendeu, no seu espaço de comentário na SIC Notícias, que esse isolamento poderá dar lugar a movimentos separatistas dentro da Federação Russa, levando, consequentemente, a uma eventual substituição do líder russo – talvez por “um pior ainda”.

Azovstal. "A Ucrânia precisa de heróis ucranianos vivos"; diz Zelensky

Teresa Banha | há 1 hora

O presidente da Ucrânia saudou, durante o seu discurso diário, a retirada dos, pelo menos, 264 militares que estavam no complexo siderúrgico de Azovstal. Os militares foram retirados do local ontem e levados para duas cidades. 53 soldados que estavam gravemente feridos estão agora num hospital em Novoazovsk, cidade controlada pelos russos. Os restantes 211 foram levados para a outra cidade, também na região de Donbass.

Volodymyr Zelensky salientou que “a Ucrânia precisa de heróis ucranianos vivos”. “Este é o nosso principal objetivo”, acrescentou, explicando que o trabalho prosseguia “para os fazer regressar a casa, um trabalho que requer delicadeza e tempo”.

Rússia pressionou UE para tratar gás e nuclear como energias verdes

Teresa Banha | há 1 hora

A organização ambientalista Greenpeace acusou empresas energéticas russas próximas do Kremlin – como a Gazprom, Lukoil e Rosatom – de terem pressionado Bruxelas para que a Comissão Europeia classificasse a energia nuclear e o gás como investimentos sustentáveis.

"Recorde absoluto". Trigo fecha em nível inédito após decisão da Índia

Teresa Banha | há 1 hora

A cotação do trigo fechou, na segunda-feira, em níveis inéditos no mercado europeu, depois de a Índia anunciar um embargo sobre as suas exportações deste cereal..
  

Para recordar

Teresa Banha | há 1 hora

Já foram retirados 264 soldados ucranianos de Azovstal. A vice-ministra da Defesa da Ucrânia disse, na segunda-feira, que 53 soldados feridos foram levados para um hospital em Novoazovsk, cidade controlada pela Rússia. Hanna Malyar informou ainda que os restantes 211 foram transportados por um corredor humanitário para Olenivka, também na região de Donbass.

Erdogan vetará adesão de Finlândia e Suécia devido a política pró-curda. A Turquia vetará a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO, se estes países mantiverem a sua política de “acolhimento de guerrilheiros curdos”. O aviso foi feito na segunda-feira pelo presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

Foram identificados 45 soldados russos envolvidos em crimes de guerra. De acordo com uma investigação levada a cabo pela procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, citada pelo Kyiv Independent, foram identificados 45 soldados russos envolvidos em crimes de guerra.

Bom dia!

Teresa Banha | há 1 hora

Damos início ao acompanhamento AO MINUTO da invasão russa da Ucrânia. Poderá recordar os acontecimentos mais recentes na entrada cima.

Há séculos a aguardar a sua visita.

Lifestyle Campanha 03/05/22

Marque já a sua próxima viagem a partir de 59€ (ida e volta)!

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer o fim de semana e a semana

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM