O conflito entre a Ucrânia e a Rússia já vai no dia 92.º. Nesta altura, a Rússia continua sobretudo a atacar a região do Donbass e a questão da crise alimentar causada pela guerra continua a dominar o discurso dos diferentes intervenientes, com a Rússia, esta quarta-feira, a anunciar corredores de navegação no Mar Negro.
Entretanto, a ONU confirmou, que pelo menos 3.974 civis morreram e 4.654 ficaram feridos em três meses de guerra na Ucrânia, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores.
DESTAQUES
EM DIRETO
Mais dois soldados russos declaram-se culpados por crimes de guerra
Beatriz Cavaca | há 1 minuto
Mais dois soldados russos declararam-se culpados de crimes de guerra em tribunal, esta quinta-feira. Este é o segundo julgamento deste tipo na Ucrânia.
Alexander Bobikin e Alexander Ivanov reconheceram fazer parte de uma unidade de artilharia que disparou contra alvos na região de Kharkiv a partir de Belgorod, na Rússia.
Alexander Bobikin e Alexander Ivanov, em tribunal© Twitter
Anarquistas ucranianos juntam-se à resistência contra Putin
Beatriz Cavaca | há 38 minutos
Apesar de se opor a todas as estruturas do Estado ucraniano, à semelhança de quase todos os outros partidos e movimentos anarquistas espalhados pelo mundo, os anarquistas ucranianos puseram a grande diferença de parte e anunciaram o seu apoio ao governo.
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ativistas anarquistas garantiram que vão lutar “para proteger a sociedade mais ou menos livre que existe na Ucrânia”, não deixando de alertar para a proliferação de grupos neonazis e a abolição de alguns partidos como fatores negativos no país.
Anarquistas ucranianos juntam-se à resistência contra Putin
Movimento manteve-se de fora do conflito até agora, devido à natureza anti-Estado que define o anarquismo.
Notícias ao Minuto | 10:57 – 26/05/2022
Rússia volta a cortar juros para 'travar' valorização do rublo
Beatriz Cavaca | há 39 minutos
O banco central da Rússia decidiu voltar a cortar as taxas de juro, esta quinta-feira, aquele que é o terceiro ‘corte’ em pouco mais de um mês, numa tentativa de travar a progressão do rublo, avança a Bloomberg.
Costa e Sánchez discutem em Madrid ajuda à Ucrânia e sanções à Rússia
Beatriz Cavaca | há 1 hora
O primeiro-ministro português e o chefe do Governo espanhol encontram-se hoje em Madrid para preparar o Conselho Europeu extraordinário que segunda e terça-feira em Bruxelas vai discutir as ajudas à Ucrânia e sanções à Rússia.
Rússia prepara lei para confiscar bens de empresas que querem sair
Beatriz Cavaca | há 1 hora
A Rússia está a preparar uma nova lei que permitirá assumir o controlo dos negócios locais das empresas ocidentais que estão a decidir deixar a Rússia devido à invasão da Ucrânia.
Segundo o canal britânico BBC, esta nova lei, pode entrar em vigor dentro de algumas semanas e dará à Rússia poderes para intervir onde existir uma ameaça aos empregos ou indústrias locais, tornando mais difícil para as empresas ocidentais remover os seus negócios rapidamente, a não ser que estejam preparadas para sofrer um forte impacto financeiro.
Presidente do Senado russo alerta para "caça às bruxas"
Beatriz Cavaca | há 2 horas
A presidente do Conselho da Federação (Senado) da Rússia, Valentina Matviyenko, alertou, esta quarta-feira, para uma “caça às bruxas” daqueles que rejeitam a “operação militar especial” na Ucrânia.
“Precisamos que não haja uma ‘caça às bruxas’. Se começar, seria a pior coisa que poderia acontecer, disse Matviyenko em plenário antes de o senador Pavel Tarakanov propor um mecanismo para interditar figuras ligadas ao setor da cultura que se manifestaram contra as ações militares russas em território ucraniano.
Rússia estende ano letivo a Mariupol para introduzir "currículo russo"
Beatriz Cavaca | há 2 horas
As novas autoridades russas estabelecidas na cidade ucraniana de Mariupol decidiram estender o atual ano letivo nos próximos meses para submeter os alunos ucranianos a um novo “currículo russo”, disse hoje um conselheiro do poder local.
Embaixador ucraniano na Alemanha comenta com humor o envio das armas
Beatriz Cavaca | há 2 horas
De forma humorística o embaixador ucraniano na Alemanha recorreu ao Twitter para expressar a sua frustração pelo atraso do envio de armas à Ucrânia por parte da Alemanha.
Por cima de uma foto de um caracol (um animal associado à lentidão) o representante diz: “As armas alemãs para a Ucrânia já estão a caminho”.
“Deutsche Waffen für die Ukraine bereits unterwegs” 🤦♂️
Gerade von einem Regierungsmitglied aus Kyjiw per whatsapp zugeschickt bekommen. Tja. Russland darf den Krieg nicht gewinnen pic.twitter.com/giDldA20tv— Andrij Melnyk (@MelnykAndrij) May 25, 2022
Russos bombardearam mais de 40 cidades no Donbass
Beatriz Cavaca | há 2 horas
As forças armadas ucranianas denunciaram esta quinta-feira que foram atacadas mais de 40 cidades nas províncias de Donetsk e Lugansk, a leste na Ucrânia.
Segundo o comunicado do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, citado pela Reuters, os ataques atingiram 47 estruturas residenciais, “incluindo 38 casas e uma escola”. “Este bombardeamento resultou em cinco civis mortos e 12 feridos”, acrescentou o comunicado.
EUA rejeitam oferta russa para desbloquear portos em troca de sanções
Beatriz Cavaca | há 3 horas
Segundo o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, citado pelo jornal The Kyiv Independent, a sugestão da Rússia são “promessas vazias”. A solução mais rápida para o aumento dos preços, “é acabar com a guerra brutal dos russos”.
⚡️US rejects Russia’s offer to unblock Ukrainian ports in exchange for lifting sanctions.
U.S. Department of State spokesman Ned Price called Russia’s suggestion “empty promises.” The quickest solution to rising prices, he said, “is to end the Russians’ brutal war.”
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) May 26, 2022
Rússia já cometeu 13.983 crimes de guerra, segundo procuradoria-geral
Beatriz Cavaca | há 3 horas
A procuradoria-geral da Ucrânia acusou as forças russas de realizar 13.983 crimes de guerra no território ucraniano, desde o início da invasão.
Além disso acusam o invasor de matar pelo menos 240 crianças e ferir 436.
#RussianWarCrimes pic.twitter.com/NDor03tqFL
— Офіс Генерального прокурора (@GP_Ukraine) May 26, 2022
8 mil prisioneiros de guerra estão detidos em Luhansk e Donetsk
Beatriz Cavaca | há 3 horas
Há cerca de 8 mil prisioneiros de guerra ucranianos detidos nas autoproclamadas Repúblicas Populares de Luhansk e Donetsk, apoiadas pela Rússia, segundo um oficial de Luhansk, Rodion Miroshnik, citado pela agência de notícias Tass esta quinta-feira.
“Há muitos presos. Claro, há mais no território da República Popular de Donetsk, mas também temos o bastante, e agora o número total está aproximadamente em 8 mil. O que é muito, e literalmente centenas estão a ser adicionados todos os dias”, disse Miroshnik.
Unidades de elite da Rússia sofreram perdas significativas
Beatriz Cavaca | há 2 horas
O fracasso da Rússia em antecipar a resistência ucraniana e o facilitismo dos comandantes levaram a perdas significativas em muitas das unidades de elite na Rússia, de acordo com o ministério da defesa do Reino Unido na sua última atualização de inteligência sobre a guerra.
A tutela britânica diz ainda que as forças aerotransportadas de elite da Rússia – as VDV – estiveram fortemente envolvidas em várias falhas táticas desde o início da invasão, como o fracasso em capturar o aeródromo de Hostomel perto de Kyiv e as recentes “travessias fracassadas e dispendiosas do rio Siverskyi Donets”.
O ministério diz ainda que as VDV “foram empregadas em missões mais adequadas à infantaria blindada mais pesada e sofreram pesadas baixas durante guerra. Este desempenho misto provavelmente reflete uma má gestão estratégica e o fracasso da Rússia em garantir a superioridade aérea”.
(1 of 7) pic.twitter.com/qOkFLNy14a
— Ministry of Defence 🇬🇧 (@DefenceHQ) May 26, 2022
Zelensky rejeita ceder áreas ocupadas para negociar fim do conflito
Beatriz Cavaca | há 4 horas
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, rejeitou inequivocamente, esta quarta-feira, a sugestão de alguns ocidentais de que a Ucrânia devia ceder o controlo de áreas ocupadas pelas forças russas para alcançar um acordo de paz.
“Os grandes geopolíticos que sugerem isto estão a desconsiderar os interesses dos ucranianos comuns, dos milhões que realmente vivem no território que estão a propor trocar por uma ilusão de paz”, sublinhou Volodymyr Zelensky, durante o seu discurso noturno diário dirigido à nação.
Pelo menos quatro civis mortos na região de Donetsk
Beatriz Cavaca | há 37 minutos
Ataques russos mataram pelo menos quatro civis em Donetsk, na quarta-feira, revelou hoje o chefe do governo da região do leste da Ucrânia, Pavlo Kirilenko.
As mortes ocorreram em Liman, Sidorov e Beoresto, elevando o número de vítimas na região para 431 mortos e 1.168 feridos, disse Kirilenko, na plataforma Telegram.
Para recordar
Beatriz Cavaca | há 4 horas
Recorde os principais destaques de ontem:
Bom dia!
Beatriz Cavaca | há 4 horas
Iniciamos esta manhã uma nova cobertura AO MINUTO sobre a invasão russa na Ucrânia. Pode recordar todas as notícias de quarta-feira aqui.
AO MINUTO: Naturalização de ucranianos? “Ilegal”; Severodonetsk cercada
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.
Notícias ao Minuto | 07:41 – 25/05/2022
Funchal desde 25€ ida
Cultura Viagens 23/05/22
Inclui o transporte gratuito de um item pessoal e bagagem de cabine.
patrocinado por Betclic
Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer o fim de semana
Recomendados para si
window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});
Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM