AO MINUTO: Mais de 40 cidades atacadas; EUA rejeitam oferta russa

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia já vai no dia 92.º. Nesta altura, a Rússia continua sobretudo a atacar a região do Donbass e a questão da crise alimentar causada pela guerra continua a dominar o discurso dos diferentes intervenientes, com a Rússia, esta quarta-feira, a anunciar corredores de navegação no Mar Negro.

Entretanto, a ONU confirmou, que pelo menos 3.974 civis morreram e 4.654 ficaram feridos em três meses de guerra na Ucrânia, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores.

DESTAQUES

EM DIRETO

Mais dois soldados russos declaram-se culpados por crimes de guerra

Beatriz Cavaca | há 1 minuto

Mais dois soldados russos declararam-se culpados de crimes de guerra em tribunal, esta quinta-feira. Este é o segundo julgamento deste tipo na Ucrânia.

Alexander Bobikin e Alexander Ivanov reconheceram fazer parte de uma unidade de artilharia que disparou contra alvos na região de Kharkiv a partir de Belgorod, na Rússia.

Alexander Bobikin e Alexander Ivanov, em tribunal© Twitter  

Anarquistas ucranianos juntam-se à resistência contra Putin

Beatriz Cavaca | há 38 minutos

Apesar de se opor a todas as estruturas do Estado ucraniano, à semelhança de quase todos os outros partidos e movimentos anarquistas espalhados pelo mundo, os anarquistas ucranianos puseram a grande diferença de parte e anunciaram o seu apoio ao governo.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ativistas anarquistas garantiram que vão lutar “para proteger a sociedade mais ou menos livre que existe na Ucrânia”, não deixando de alertar para a proliferação de grupos neonazis e a abolição de alguns partidos como fatores negativos no país.

Anarquistas ucranianos juntam-se à resistência contra Putin

Movimento manteve-se de fora do conflito até agora, devido à natureza anti-Estado que define o anarquismo.

Notícias ao Minuto | 10:57 – 26/05/2022

Rússia volta a cortar juros para 'travar' valorização do rublo

Beatriz Cavaca | há 39 minutos

O banco central da Rússia decidiu voltar a cortar as taxas de juro, esta quinta-feira, aquele que é o terceiro ‘corte’ em pouco mais de um mês, numa tentativa de travar a progressão do rublo, avança a Bloomberg. 

Costa e Sánchez discutem em Madrid ajuda à Ucrânia e sanções à Rússia

Beatriz Cavaca | há 1 hora

O primeiro-ministro português e o chefe do Governo espanhol encontram-se hoje em Madrid para preparar o Conselho Europeu extraordinário que segunda e terça-feira em Bruxelas vai discutir as ajudas à Ucrânia e sanções à Rússia.

Rússia prepara lei para confiscar bens de empresas que querem sair

Beatriz Cavaca | há 1 hora

A Rússia está a preparar uma nova lei que permitirá assumir o controlo dos negócios locais das empresas ocidentais que estão a decidir deixar a Rússia devido à invasão da Ucrânia.

Segundo o canal britânico BBC, esta nova lei, pode entrar em vigor dentro de algumas semanas e dará à Rússia poderes para intervir onde existir uma ameaça aos empregos ou indústrias locais, tornando mais difícil para as empresas ocidentais remover os seus negócios rapidamente, a não ser que estejam preparadas para sofrer um forte impacto financeiro.

Presidente do Senado russo alerta para "caça às bruxas"

Beatriz Cavaca | há 2 horas

A presidente do Conselho da Federação (Senado) da Rússia, Valentina Matviyenko, alertou, esta quarta-feira, para uma “caça às bruxas” daqueles que rejeitam a “operação militar especial” na Ucrânia.

“Precisamos que não haja uma ‘caça às bruxas’. Se começar, seria a pior coisa que poderia acontecer, disse Matviyenko em plenário antes de o senador Pavel Tarakanov propor um mecanismo para interditar figuras ligadas ao setor da cultura que se manifestaram contra as ações militares russas em território ucraniano.

Rússia estende ano letivo a Mariupol para introduzir "currículo russo"

Beatriz Cavaca | há 2 horas

As novas autoridades russas estabelecidas na cidade ucraniana de Mariupol decidiram estender o atual ano letivo nos próximos meses para submeter os alunos ucranianos a um novo “currículo russo”, disse hoje um conselheiro do poder local.

Embaixador ucraniano na Alemanha comenta com humor o envio das armas

Beatriz Cavaca | há 2 horas

De forma humorística o embaixador ucraniano na Alemanha recorreu ao Twitter para expressar a sua frustração pelo atraso do envio de armas à Ucrânia por parte da Alemanha.

Por cima de uma foto de um caracol (um animal associado à lentidão) o representante diz: “As armas alemãs para a Ucrânia já estão a caminho”.

Russos bombardearam mais de 40 cidades no Donbass

Beatriz Cavaca | há 2 horas

As forças armadas ucranianas denunciaram esta quinta-feira que foram atacadas mais de 40 cidades nas províncias de Donetsk e Lugansk, a leste na Ucrânia.

Segundo o comunicado do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, citado pela Reuters, os ataques atingiram 47 estruturas residenciais, “incluindo 38 casas e uma escola”. “Este bombardeamento resultou em cinco civis mortos e 12 feridos”, acrescentou o comunicado.

EUA rejeitam oferta russa para desbloquear portos em troca de sanções

Beatriz Cavaca | há 3 horas

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, citado pelo jornal The Kyiv Independent, a sugestão da Rússia são “promessas vazias”. A solução mais rápida para o aumento dos preços, “é acabar com a guerra brutal dos russos”.

Rússia já cometeu 13.983 crimes de guerra, segundo procuradoria-geral

Beatriz Cavaca | há 3 horas

A procuradoria-geral da Ucrânia acusou as forças russas de realizar 13.983 crimes de guerra no território ucraniano, desde o início da invasão.

Além disso acusam o invasor de matar pelo menos 240 crianças e ferir 436.

 

8 mil prisioneiros de guerra estão detidos em Luhansk e Donetsk

Beatriz Cavaca | há 3 horas

Há cerca de 8 mil prisioneiros de guerra ucranianos detidos nas autoproclamadas Repúblicas Populares de Luhansk e Donetsk, apoiadas pela Rússia, segundo um oficial de Luhansk, Rodion Miroshnik, citado pela agência de notícias Tass esta quinta-feira.

“Há muitos presos. Claro, há mais no território da República Popular de Donetsk, mas também temos o bastante, e agora o número total está aproximadamente em 8 mil. O que é muito, e literalmente centenas estão a ser adicionados todos os dias”, disse Miroshnik.

Unidades de elite da Rússia sofreram perdas significativas

Beatriz Cavaca | há 2 horas

O fracasso da Rússia em antecipar a resistência ucraniana e o facilitismo dos comandantes levaram a perdas significativas em muitas das unidades de elite na Rússia, de acordo com o ministério da defesa do Reino Unido na sua última atualização de inteligência sobre a guerra.

A tutela britânica diz ainda que as forças aerotransportadas de elite da Rússia – as VDV – estiveram fortemente envolvidas em várias falhas táticas ​​desde o início da invasão, como o fracasso em capturar o aeródromo de Hostomel perto de Kyiv e as recentes “travessias fracassadas e dispendiosas do rio Siverskyi Donets”.

O ministério diz ainda que as VDV “foram empregadas em missões mais adequadas à infantaria blindada mais pesada e sofreram pesadas baixas durante guerra. Este desempenho misto provavelmente reflete uma má gestão estratégica e o fracasso da Rússia em garantir a superioridade aérea”.

Zelensky rejeita ceder áreas ocupadas para negociar fim do conflito

Beatriz Cavaca | há 4 horas

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, rejeitou inequivocamente, esta quarta-feira, a sugestão de alguns ocidentais de que a Ucrânia devia ceder o controlo de áreas ocupadas pelas forças russas para alcançar um acordo de paz.

“Os grandes geopolíticos que sugerem isto estão a desconsiderar os interesses dos ucranianos comuns, dos milhões que realmente vivem no território que estão a propor trocar por uma ilusão de paz”, sublinhou Volodymyr Zelensky, durante o seu discurso noturno diário dirigido à nação.

Pelo menos quatro civis mortos na região de Donetsk

Beatriz Cavaca | há 37 minutos

Ataques russos mataram pelo menos quatro civis em Donetsk, na quarta-feira, revelou hoje o chefe do governo da região do leste da Ucrânia, Pavlo Kirilenko.

As mortes ocorreram em Liman, Sidorov e Beoresto, elevando o número de vítimas na região para 431 mortos e 1.168 feridos, disse Kirilenko, na plataforma Telegram.

Para recordar

Beatriz Cavaca | há 4 horas

Recorde os principais destaques de ontem:

Bom dia!

Beatriz Cavaca | há 4 horas

Iniciamos esta manhã uma nova cobertura AO MINUTO sobre a invasão russa na Ucrânia. Pode recordar todas as notícias de quarta-feira aqui.

AO MINUTO: Naturalização de ucranianos? “Ilegal”; Severodonetsk cercada

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:41 – 25/05/2022

 

Funchal desde 25€ ida

Cultura Viagens 23/05/22

Inclui o transporte gratuito de um item pessoal e bagagem de cabine.

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer o fim de semana

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM