AO MINUTO: Boris pede aumento da despesa militar; Putin é "um terrorista"

AO MINUTO: Boris pede aumento da despesa militar; Putin é "um terrorista"

Assinala-se, esta quarta-feira, o 126.º da invasão russa da Ucrânia. Os últimos dias têm sido marcados pela cimeira da G7 e da NATO. Na terça-feira, o secretário-geral da aliança transatlântica, Jens Stoltenberg, anunciou que a Turquia levantou o seu veto à adesão da Finlândia e da Suécia.

Os ataques russos contra a Ucrânia continuam e, segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o exército russo já disparou mais de 2.800 mísseis contra cidades ucranianas. Um dos mais recentes ataques ocorreu na segunda-feira, quando um míssil russo atingiu um centro comercial em Kremenchuk, onde se encontravam mais de mil pessoas. Pelo menos 20 pessoas morreram.

DESTAQUES

EM DIRETO

Kherson prepara referendo sobre integração na Rússia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 23 minutos

As autoridades em Kherson dizem ter começado os preparativos para um referendo sobre a integração na Rússia, de acordo com a agência de notícias estatal russa TASS. A cidade de Kherson foi capturada pelas forças russas em março e agora é administrada por autoridades russas.

Boris Johnson sobre guerra na Ucrânia: "Se Putin fosse uma mulher…"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 24 minutos

“Se Putin fosse uma mulher, o que obviamente não é, mas se fosse, eu realmente não acho que ele teria embarcado numa guerra maluca e machista [‘macho war’] de invasão e violência da forma que fez”. A afirmação é de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, numa entrevista à ZDF, a emissora pública da Alemanha.

Rússia passou de "parceiro estratégico" a "principal ameaça" da NATO

Márcia Guímaro Rodrigues | há 24 minutos

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou, esta quarta-feira, que a Rússia “será considerada a principal ameaça” da aliança transatlântica NATO. 

Em entrevista à rádio espanhola Cadena Ser, numa altura em que decorre uma cimeira da NATO em Madrid, o governante referiu que “após a invasão russa da Ucrânia, foram implantadas forças na Lituânia, Estónia e o mesmo será feito na Bulgária” e que Espanha “participa em todas as missões da NATO”. 

“Agora as ameaças estão no flanco leste. Há alguns anos, a Rússia era um parceiro estratégico e hoje será considerada a principal ameaça”, afirmou.

 

Ataque russo em Mykolaiv provoca três vítimas mortais

Márcia Guímaro Rodrigues | há 37 minutos

Pelo menos três pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas num bombardeamento russo em Mykolaiv, segundo adiantou o governador Vitaly Kim. “De manhã, a 29 de junho, os ocupantes russos atacaram Mykolaiv com mísseis. Um dos mísseis atingiu um prédio de apartamentos. Às 8h20 [6h20], cinco pessoas ficaram feridas e três morreram”, escreveu na rede social Telegram.

Reforço das forças de reação rápida "prontas até ao próximo ano"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 52 minutos

As forças de reação rápida da NATO, que irão aumentar dos atuais 40 mil para 300 mil, estarão “prontas até ao próximo ano” e serão atribuídas a países do leste da Europa, anunciou hoje o secretário-geral da Aliança.

No que se refere às forças de reação rápida, acho que estarão prontas até ao próximo ano. Iremos tomar a decisão agora, e depois vamos começar a implementação, e depois vão estar disponíveis e prontas no próximo ano, esse é que é o plano”, afirmou Jens Stoltenberg.

Vídeo mostra pânico em parque junto à explosão em Kremenchuk

Márcia Guímaro Rodrigues | há 53 minutos

O ataque russo em Krementchuk provocou cerca de 20 mortos e dezenas de feridos e desaparecidos. A Rússia nega ter alvejado uma instalação civil, alegando ter bombardeado um depósito de armas. Num vídeo que circula nas redes sociais, e que mostra a perspectiva de câmaras de vigilância num parque próximo ao centro, pode ver-se duas pessoas deitadas na relva até que, perante o ataque, correm desesperadamente. O homem salta mesmo a cerca do lago, mergulhando.

Veja o vídeo aqui.

"Putin tornou-se um terrorista", acusa o presidente ucraniano

Márcia Guímaro Rodrigues | há 55 minutos

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, descreveu o seu homólogo russo, Vladimir Putin, como um “terrorista” que está a liderar um “Estado terrorista”. Num discurso virtual dirigido ao Conselho de Segurança da ONU, o chefe de Estado ucraniano reiterou que é necessário “agir urgentemente de forma a fazer tudo para que a Rússia pare a matança” e evitar que “a atividade terrorista” se alastre a outros países.

“Putin tornou-se um terrorista. Atos terroristas diários, sem fins de semana. Todos os dias estão a trabalhar como terroristas”, afirmou, citado pela Sky News.

 

O mais rico oligarca russo põe superiate no Dubai a salvo de sanções

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

O oligarca mais rico da Federação Russa, já fotografado a jogar hóquei no gelo com Vladimir Putin, entrou na lista dos que transferem – aliás, navegam – os seus ativos valiosos para o Dubai para fugirem às sanções. Vladimir Potanin, que dirige o maior refinador de níquel e produtor de paládio, à escala mundial, pode não ter sido ainda sancionado pelos EUA e pela Europa, uma vez que tais sanções poderiam afetar os mercados de metais e quebrar as cadeias de abastecimento, segundo analistas.

Estados Unidos anunciam sanções contra indústria militar russa

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

O governo dos Estados Unidos anunciou hoje sanções económicas contra 70 empresas e 29 pessoas com ligações às Forças Armadas russas, tendo como objetivo reduzir o seu poder militar e os seus esforços na invasão da Ucrânia.

Boris Johnson pede aos aliados da NATO para aumentarem despesas militares

Márcia Guímaro Rodrigues | há 55 minutos

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson vai pedir hoje aos aliados da NATO, durante a cimeira de Madrid, para aumentarem as suas despesas militares em resposta à invasão russa à Ucrânia, revelou o seu gabinete de Downing Street.

Cimeira "transformadora" e "chave" de Madrid com intervenção de Zelensky

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

A cimeira da NATO, que decorre em Madrid, com mais de quarenta chefes de Estado e de Governo e um programa condicionado pela guerra na Ucrânia, arrancará com uma intervenção do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Escultura de Jeff Koons angaria cerca de 11,7 milhões para Ucrânia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

A escultura Balloon Monkey (Magenta), do norte-americano Jeff Koons, foi vendida pela Christie’s por mais de 10 milhões de libras, dinheiro que será aplicado em ajuda humanitária na Ucrânia, anunciou a leiloeira com sede em Londres.

Zelensky diz que Rússia já disparou mais de 2.800 mísseis contra o país

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que o exército russo já disparou um total de 2.811 mísseis contra as cidades ucranianas, desde o início da guerra em 24 de fevereiro. “A partir desta noite, o número total de mísseis russos que atingiram as nossas cidades já é de 2.811. Temos todas as provas do que as tropas russas estão a fazer contra o nosso povo”, escreveu o chefe de Estado no serviço de mensagens Telegram.

Para recordar…

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

Bom dia!

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO da guerra na Ucrânia. Poderá recordar tudo o que aconteceu na terça-feira, no link abaixo:

AO MINUTO: 20 mortos em Kremenchuk; Zelensky quer investigação a ataque

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:48 – 28/06/2022

Cancún desde 449€ ida e volta!

Lifestyle Viagens 19/01/21

Mergulhe nestas praias que são autênticos cenários de postal. Reserve já!

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM