AO MINUTO: Cimeira da NATO termina hoje; "Crime de guerra" em Mariupol

Este 127.º dia da invasão russa da Ucrânia será marcado pelo segundo (e último) dia da cimeira da NATO, a decorrer em Madrid, culminando num novo Conceito Estratégico para a próxima década, que declara a Rússia como a maior e mais direta ameaça à segurança da Aliança Atlântica.

Nessa linha, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou os Estados-membros da NATO que, “no ano que vem, a situação poderá ser pior, não só na Ucrânia, como também noutros países”, entre eles membros da Aliança.

DESTAQUES

EM DIRETO

Cimeira da NATO termina hoje depois de declarar Rússia maior ameaça

Daniela Filipe | há 31 minutos

A cimeira da NATO termina hoje em Madrid já com um novo Conceito Estratégico aprovado para a próxima década, no qual declara a Rússia como a maior e mais direta ameaça à segurança da Aliança Atlântica.

Numa cimeira dominada e condicionada pela ofensiva russa à Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, a agenda do segundo e último dia de trabalhos do encontro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês) termina com uma sessão na qual vários países, como é o caso da anfitriã Espanha, esperam que os 30 chefes de Estado e de Governo olhem para o designado “flanco sul”.

Rússia cometeu "claro crime guerra" contra teatro de Mariupol

Daniela Filipe | há 19 minutos

Uma extensa investigação da Amnistia Internacional (AI) conclui que as forças militares russas cometeram um “claro crime de guerra” quando atacaram o teatro da cidade ucraniana de Mariupol em março, matando cerca de cerca de 600 pessoas.

“Após meses de investigação rigorosa, análise de imagens de satélite e entrevistas com dezenas de testemunhas, concluímos que o ataque foi um claro crime de guerra cometido pelas forças russas”, disse a secretária-geral da AI, Agnès Callamard.

Para recordar…

Daniela Filipe | há 33 minutos

Bom dia!

Daniela Filipe | há 40 minutos

Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO da guerra na Ucrânia. Poderá recordar tudo o que aconteceu na quarta-feira, no link abaixo:

AO MINUTO: Rússia “não atinge civis”; 20 desaparecidos em Kremenchuk

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 08:24 – 29/06/2022

Cancún desde 449€ ida e volta!

Lifestyle Viagens 19/01/21

Mergulhe nestas praias que são autênticos cenários de postal. Reserve já!

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM