Subiu para 710 o número de casos confirmados de Monkeypox em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) avançou com um novo balanço quanto ao número de casos de Monkeypox, revelando, esta quinta-feira, que, até 3 de agosto, foram identificados um total de 710 casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox em Portugal. Sublinhe-se que o último balanço, feito na passada sexta-feira, dava conta de 633 casos, o que significa que foram diagnosticados mais 77 casos na última semana.

A presença do vírus VMPX foi detetada em Portugal em 3 de maio, com a confirmação laboratorial de cinco casos de infeção.

Em 16 de julho, foi iniciada a vacinação dos primeiros três contactos próximos de casos e, desde então, continuam a ser identificados e orientados para vacinação os contactos elegíveis nas diferentes regiões do país, informou ainda a DGS.

De acordo com a nota publicada no site, até à passada segunda-feira, 1 de agosto, foram vacinados “73 contactos dos 104 considerados elegíveis (70,2%)”. Continuam a ser identificados e orientados para vacinação os contactos elegíveis nas diferentes regiões. 

De acordo com a autoridade de saúde, os 10 países mais afetados por este surto, que congregam 88% dos casos reportados globalmente, são Espanha, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Canadá, Portugal, Brasil e Itália. 

Segundo a DGS, uma pessoa que esteja doente deixa de estar infecciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas.

Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.

Leia Também: Monkeypox ou varicela? Aprenda a distinguir os sintomas

Ponte Aérea Lisboa-Funchal

Lifestyle Viagens 17/02/22

Marque já a sua próxima viagem para o Funchal desde 25€ (ida).

patrocinado por Wook

Manuais escolares? É mesmo disto que precisa: A WOOK cuida de tudo!

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM