AO MINUTO: Zelensky em Portugal? "Quero muito"; Russos "desmotivados"

AO MINUTO: Zelensky em Portugal?

Esta terça-feira, as defesas aéreas russas abateram drones ucranianos sobre as regiões de Tula e Belgorod, disse o Ministério da Defesa de Moscovo, sem indicar se houve danos ou vítimas.

No plano diplomático, os Estados Unidos acusaram Moscovo de tentar intimidar e assediar funcionários norte-americanos, depois de os meios de comunicação estatais russos terem noticiado que um antigo funcionário do consulado dos EUA tinha sido acusado de recolher informações sobre a guerra na Ucrânia e outros temas para Washington.

DESTAQUES

EM DIRETO

"Parece que a guerra ainda não terminou"

Carmen Guilherme | há 30 minutos

Confrontado com o facto de ser um alvo desde o início da guerra e questionado sobre a quantas tentativas contra a sua vida já sobreviveu, o presidente da Ucrânia respondeu com alguns risos e lembrou que a guerra ainda não chegou ao fim.

“Não sei. É difícil dizer, porque parece que a guerra ainda não terminou”, completou.

Zelensky acredita que Ucrânia só entrará na "NATO depois da guerra"

Carmen Guilherme | há 33 minutos

Zelensky acredita que a Ucrânia só entrará na “NATO depois da guerra”.

Apesar de admitir que acredita que o convite podia ser feito antes do fim do conflito, nomeadamente porque poderia aproximar esse mesmo final, o presidente ucraniano ressalvou: “Mas não somos todos da mesma opinião”. Assim, disse que o país deverá estar na NATO “só depois da guerra”.

Já sobre a adesão à União Europeia, o presidente da Ucrânia adiantou: “Penso que temos todas as hipóteses de encetar um diálogo sobre o futuro da Ucrânia na UE, ainda este ano. A decisão pode ser tomada até ao final do ano, a partir do próximo ano já começarmos este processo e tudo dependerá da boa vontade ou da vontade política de parceiros europeus, da nossa vontade e da nossas possibilidades”. 

Fim da guerra? "É difícil dizer"

Carmen Guilherme | há 40 minutos

Quanto ao final da guerra, Zelensky admite que “é difícil dizer”, mas que o conflito poderá terminar este ano ou no próximo – algo que depende de “alguns componentes”.

“É difícil dizer. A guerra pode terminar ainda este ano, isso depende de alguns componentes. Primeiro, se nós tivermos sucesso na contraofensiva e pressionarmos a Federação Russa, se nós destruirmos completamente o espírito russo, então nem podemos imaginar o que pode acontecer. Porque temos o exemplo de Kherson, quando 40 mil pessoas saíram (…) Isso é um argumento militar que se retirou rapidamente, deixou os equipamentos técnicos e isso aconteceu. Por isso, se nós conseguirmos destruí-los,  num ou noutro sentido, isso acontecerá mais rápido”, disse.

“E, se assim for, e nós os pressionarmos até uma decisão política, será um momento muito importante e aí será importante saber onde estará o mundo. Se o mundo permanecer ao lado da Ucrânia neste momento, e nós começarmos reuniões sobre a fórmula de paz, penso que conseguiremos encontrar os passos que nos aproximam da paz. Isso pode acontecer no próximo ano”, acrescentou ainda.

"Nunca na minha vida deixarei o meu país"

Carmen Guilherme | há 52 minutos

O presidente da Ucrânia garante que nunca abandonará o país, caso se realizam, ou não, eleições em 2024, como estava previsto, abrindo assim a porta a uma recandidatura.

“Em 2024, se a guerra continuar, e se as eleições forem realizadas, nunca na minha vida deixarei o meu país. Porque eu sou o garante da constituição e defendo-a”, afirmou.

Corrupção equiparada a traição à pátria? "Casos podem ser prejudiciais"

Carmen Guilherme | há 58 minutos

Sobre os casos de corrupção que têm sido conhecidos nas forças armas da Ucrânia e sobre o facto de querer que este crime seja equiparado à traição à pátria, Zelensky defendeu que “em tempos de guerra” estes riscos têm de ser levados de “forma muito mais séria”.

“Não devemos arriscar porque as pessoas estão com dificuldades, estão a defender as suas casas, as suas crianças. O povo ajuda as forças armadas, presta assistência”, destacou.

“Estes casos mesmo ínfimos de corrupção podem ser prejudiciais”, disse ainda, defendendo que não se pode perder a “motivação” do povo.

Morte de Prigozhin mostra que "Putin não é assim tão forte"

Carmen Guilherme | há 1 hora

Para Zelensky, a morte de Yevgeny Prigozhin “dará certeza a muitos países” quanto à fraqueza do presidente russo, Vladimir Putin.

“Putin não é assim tão forte, porque uma pessoa forte não elimina os concorrentes desta forma. Ainda mais quando és o presidente, tens um Estado autocrático, consegues controlar tudo. Ele é um mero terrorista-  Isso fala sobre uma fraqueza do atual presidente da Rússia”, disse o chefe de Estado ucraniano.

“O facto de Prigozhin ir contra ele e percorrer toda esta distância tão rapidamente, também diz muito da fraqueza de controle da parte da Rússia, o controle de segurança no território por parte do presidente da Rússia e dos serviços de segurança”, acrescentou, lembrando a rebelião espoletada pelo então líder do grupo Wagner.

Além disso, a situação, segundo Zelensky, resolve “a questão das negociações com Putin”, sendo “um argumento prático” que “corrobora as palavras da Ucrânia que dizem que Putin não respeita a sua palavra”.

“Penso que agora o mundo civilizado percebeu que a palavra de Putin não vale de nada, porque ele, afinal, ou desmente a palavra, ou faz aquilo que fez com Prigozhin”, rematou.

 

Negociações com Moscovo? "Não. Temos uma posição muito definida"

Carmen Guilherme | há 1 hora

Ao ser questionado sobre se admite algum tipo de negociações diretas com Moscovo, o presidente da Ucrânia foi claro e reiterou aquela que tem sido a sua posição. “Não. Temos uma posição muito definida e esta posição consta na nossa fórmula de paz, que tem 10 parágrafos”.

“O fim da guerra está previsto após o cumprimento de todos os parágrafos, totalmente honestes, justos, que se baseiam na resolução da ONU”, disse, notando que “os assassinos devem ser punidos”. 

Zelensky admite que quer "muito" visitar Portugal no futuro

Carmen Guilherme | há 51 minutos

Na mesma entrevista, o presidente da Ucrânia confirmou que quer “muito” visitar Portugal no futuro, um convite que lhe foi feito por Marcelo.

“Sim, tenho um convite, falei sobre isso com o Presidente [Marcelo]. Quero muito e estou certo de que chegará a altura em que vou visitar Portugal, obrigatoriamente”, disse.
 

 

"Estou muito grato pela atitude dos portugueses para com os ucranianos"

Carmen Guilherme | há 1 hora

Interrogado sobre a recente visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Ucrânia, Zelensky deixou elogios ao homólogo português e destacou também todo o apoio que tem sido dado por Portugal ao povo ucraniano, nomeadamente apoio humanitário.

“O Presidente é uma pessoa sábia, tem experiência política, tem muitas relações importantes, nem preciso dizer que é muito simpático, com imenso carisma. Para além disso, é o presidente de um país poderoso, esta é a primeira visita do Presidente de Portugal à Ucrânia, nos últimos 20 anos, é uma visita importante para a Ucrânia, para as nossas comunidades”, começou por dizer.

“Estamos gratos por este apoio, este apoio é diferente. Não falo só do apoio militar. A vida é composta por partes e etapas diferentes de sobrevivência. O aspeto humanitário é importante, o facto de Portugal acolher mais de 50 mil ucranianos é importante, estou muito grato à comunidade portuguesa pela atitude dos portugueses para com os ucranianos, como se fossem família e isso é muito importante para nós”, afirmou.

Além disso,  Zelensky destacou ainda que que é “importante” que os países que “apoiam um futuro civilizado”, a “paz e não a guerra”, estejam ao lado da Ucrânia.

“Temos aqui uma vertente militar, uma vertente humanitária, uma vertente política que tem um impacto grande sobre a vertente humanitária e militar, sobre as armas que são entregues por um outro país. Porque quando existe a vontade política, os países apoiam-nos”, destacou.

“E aqui o apoio político de Portugal é muito importante. O país da língua portuguesa, o país que tem uma história de amizade, de relações amigáveis, com países próximos, porque estes países têm influência em sede do conselho e da assembleia da ONU, bem como influência noutras áreas como por exemplo na fórmula de paz”, concretizou, admitindo que o país necessita do apoio de países da América Latina, como do Brasil, e de África.

 

"Cada arma tem impacto na motivação da Rússia. Aviões também terão"

Carmen Guilherme | há 1 hora

O presidente da Ucrânia admite que o envio de caças F-16 para a Ucrânia “terão impacto” na Rússia, nomeadamente na sua “motivação”, reconhecendo ainda que, hoje, Moscovo tem “domínio absoluto no céu”.

“Cada arma tem um impacto poderoso na motivação da Rússia diminuindo-a ainda mais. Isso é muito importante”, disse.

“E, por isso, os aviões também terão impacto. Hoje o domínio da Rússia no céu é absoluto, reconhecemos isso, sabemos que a Rússia tem mais armas deste tipo, tem muito mais aviões, mais drones, mais equipamentos de defesa antiaérea”, notou.

“Nós já temos os equipamentos de defesa área de padrão ocidental, mas a Rússia tem muito mais equipamentos, ainda soviéticos, mas em muito grande quantidade”, reconheceu.

Russos "desmotivados" para combater. "É a sobrevivência que os motiva"

Carmen Guilherme | há 1 hora

“A Rússia aumenta diariamente a sua presença [na Ucrânia], mas nós sabemos que as pessoas que foram mobilizadas estão desmotivadas, não sabem por que razão combatem na Ucrânia”, disse o presidente ucraniano.

Notando que muitos militares especializados e do grupo Wagner foram “eliminados” pelas forças ucranianas, Zelensky destacou que, apesar de tudo, lhes restam poucas opções a não ser “avançar”.

“Hoje, as pessoas estão desmotivadas. Mas, impendentemente disso, estas pessoas têm medo de não avançar porque quando voltam são presas ou mortas. Por isso, é a sobrevivência que os motiva. Ou seja, estão desmotivadas em geral para combater, mas estão motivadas para ficar no terreno porque têm medo de ser mortas”, frisou.

Segundo Zelensky, são as forças da Ucrânia que continuam a avançar no terreno. “Aos poucos, mas a avançar. Porque estamos na nossa terra”.

"A motivação das forças ucranianas é maior do que a das forças russas"

Carmen Guilherme | há 1 hora

Interrogado sobre a situação na linha da frente e sobre o estado de espírito daqueles que continuam a combater pela Ucrânia, Zelensky começou por agradecer a todos aqueles que continuam a defender o país.

“Estou grato porque eles não perderam a motivação”, disse, notando que muitas pessoas morreram, muitas ficaram feridas e muitos “perderam” irmãos, amigos, pais, filhos.

“Em qualquer caso, a morte de uma pessoa desmotiva. E estou grato aos soldados por não ter acontecido isso”, frisou.

“A motivação das forças ucranianas é maior do que a das forças russas”, sublinhou.

"Hoje temos o acordo relativamente à futura entrega de 50, 60 caças"

Carmen Guilherme | há 2 horas

Começou a ser transmitida, esta terça-feira, a entrevista do presidente da Ucrânia à RTP. Zelensky começou por ser questionado sobre os caças F-16 e, apesar de o processo para a entrega destas aeronaves estar já em curso, confessou: “Um pouco mais tarde do que eu queria”.

Notando que esta é uma questão “complicada” e que os caças são importantes para proteger o povo e os corredores de cereais, o presidente ucraniano adiantou “Hoje temos o acordo relativamente à futura entrega de 50, 60 caças”.

“Nos momentos diferentes, teremos uma quantidade diferente de caças. Não virão todos ao mesmo tempo”, frisou, referindo que, “na totalidade”, a Ucrânia necessita de “cerca de 160 caças para ter uma força aérea poderosa que não dê a possibilidade à Rússia de dominar o espaço”.

O presidente da Ucrânia ressalvou que o país precisa “desta força não para a contraonfesiva”, mas sim para a sua defesa. “Precisamos de caças meramente para nos defender”, disse.

Os primeiros F-16 deverão estar a combater na Ucrânia “no início do próximo ano”.

 

EUA concedem mais 230 milhões de euros em ajuda militar a Kyiv

Lusa | há 2 horas

Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram hoje um novo pacote de assistência militar para a Ucrânia que ascende a 250 milhões de dólares (230 milhões de euros) e que inclui mísseis AIM-9M para defesa aérea.

Ucrânia. EUA concedem mais 230 milhões de euros em ajuda militar a Kyiv

Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram hoje um novo pacote de assistência militar para a Ucrânia que ascende a 250 milhões de dólares (230 milhões de euros) e que inclui mísseis AIM-9M para defesa aérea.

Lusa | 19:57 – 29/08/2023

Casa Branca sugere que Kremlin está envolvido na morte de Prighozin

Notícias ao Minuto | há 3 horas

A Casa Branca sugeriu, esta terça-feira, que o Kremlin pode estar envolvido na morte de Prighozin.

“Todos sabemos que o Kremlin tem uma longa história de assassinato de opositores”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

"Fundamental". Rússia quer alargamento do Conselho de Segurança

Lusa | há 3 horas

A Rússia considerou hoje “fundamental evitar que um pequeno grupo de países ocidentais assuma o controlo” das Nações Unidas (ONU) e defendeu o alargamento do Conselho de Segurança com países de África, Ásia e América Latina.

“Fundamental”. Rússia quer alargamento do Conselho de Segurança

A Rússia considerou hoje “fundamental evitar que um pequeno grupo de países ocidentais assuma o controlo” das Nações Unidas (ONU) e defendeu o alargamento do Conselho de Segurança com países de África, Ásia e América Latina.

Lusa | 18:58 – 29/08/2023

Marcelo a discursar em ucraniano? "Não me surpreendeu, gostei imenso"

Carmen Guilherme | há 3 horas

Num outro excerto da entrevista que o presidente ucraniano deu à RTP, e que será transmitida na íntegra esta noite, Zelensky elogiou o facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter tentado falar ucraniano durante a sua visita a Kyiv. 

“Não me surpreendeu, gostei imenso”, disse 

“O Presidente [Marcelo] é uma pessoa com muito carisma e ele sente a voz do povo. Não só do seu povo, mas também do nosso”, acrescentou, destacando que ambos estão”, como dizem os músicos, em uníssono”. “Desta forma, conseguiremos tudo”, destacou.

“No Dia da Independência da Ucrânia, o Presidente tentou falar ucraniano, não esteve mal, tinha algum sotaque, mas penso que isso é uma questão de tempo. Em qualquer caso, isso significa respeito pela Ucrânia da parte dele e nós apreciamos muito”, rematou.

Zelensky critica posição de Lula sobre guerra

Carmen Guilherme | há 2 horas

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou a posição do seu homólogo brasileiro, Lula da Silva, sobre a guerra.

Num excerto de uma entrevista do chefe de Estado ucraniano à RTP, que será transmitida na íntegra na noite de hoje, Zelensky lembra que a guerra não é na Rússia, nem no Brasil, nem nos Estados Unidos, mas sim na Ucrânia, onde as pessoas estão a morrer. Desta forma, destacou que todos aqueles que querem o fim do conflito têm de perceber quem é a vítima e o agressor.

“Quando falamos de uma fórmula de paz, unilateral ou multilateral, devemos ser justos. E o presidente Lula deve perceber claramente que a guerra é na Ucrânia e não é na Rússia. Nem no Brasil. Nem na África. Nem dos Estados Unidos. A guerra é concretamente na Ucrânia”, começou por dizer.

“Para dizer algo, é necessário perceber quem é a vítima e quem é o agressor. Isso é muito importante. E, sendo assim, isso não é uma fórmula unilateral, é a fórmula do país que sofre com tudo isso”, acrescentou.

Assim, criticou a proposta de Lula, que sugeriu que a paz seja encontrada mediante a cedência de território por parte de Kyiv.

“Se as vossas propostas se baseiam em ceder alguma parte do território, então isso não é coerente”, afirmou.

“Não é compatível com o respeito da nossa integridade territorial e soberania (…) As pessoas devem respeitar os territórios dos Estados independentes”, rematou.

Entretanto, a presidência brasileira reagiu a estas declarações, referindo que “respeita” as palavras de Zelensky, mas não as considera críticas porque sempre condenou a invasão, segundo cita a RTP.

"O povo ucraniano não se ajoelhará". Kyiv deixa 'recado' a parceiros

Carmen Guilherme | há 3 horas

Mykhailo Podolyak, conselheiro presidencial ucraniano, afirmou, esta terça-feira, que a Ucrânia “não se ajoelhará diante dos russos em nenhum dos cenários discutidos”, mesmo que “fique sozinha com Moscovo”, naquilo que parece um claro ‘recado’ para os países que têm apoiado Kyiv. 

Numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter), o conselheiro do presidente Zelensky reforçou que Kyiv não irá negociar com a Rússia, reiterando que é um “grande erro” acreditar que um acordo irá acabar com o conflito.

“Não é que os ucranianos gostem de discutir sobre quando certos líderes irão abandoná-los: dentro de 24 horas ou antes? No entanto, podemos dizer com certeza que é um grande erro acreditar que a ‘retirada’ ou um ‘acordo com o Diabo’ acabará com a guerra”, começou por escrever.

“O povo ucraniano não se ajoelhará diante dos russos em nenhum dos cenários discutidos. A Ucrânia continuará a defender o seu direito à vida e à independência, mesmo que fique sozinha com Moscovo. Os ucranianos lutarão pela democracia e pelo direito internacional, mesmo que estes princípios sejam traídos por outros. Dignidade não é uma palavra vazia”, rematou.

As primeiras imagens do local onde Prigozhin foi sepultado

Notícias ao Minuto | há 5 horas

Na Internet começam agora a surgir as primeiras imagens da campa onde Yevgeny Prigozhin foi sepultado, no cemitério Porokhovskoe, nos arredores de São Petersburgo.

O funeral do líder do grupo Wagner aconteceu esta terça-feira, à porta fechada.

Kuleba rejeita negociar com Putin e acusa-o de matar Prigozhin

Lusa | há 5 horas

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, rejeitou hoje novamente qualquer hipótese de negociar com o presidente russo, Vladimir Putin, para pôr fim à invasão russa da Ucrânia, acusando-o de assassinar o líder do grupo Wagner, Yevgueny Prigozhin.

“Não há nenhuma razão para pensar que o ditador Putin se comportaria de forma diferente ao negociar connosco (…) Aqueles que nos perguntam sobre isso deviam perguntar a Prigozhin: tinha um conflito com Putin, negociou com ele de forma bem-sucedida, pôs fim ao conflito, acordou umas garantias de segurança e depois Putin matou-o”, sustentou.

Leia mais aqui.

Ultranacionalista russo mantido na prisão após acusar Putin de fraqueza

Lusa | há 6 horas

Um tribunal de Moscovo decidiu hoje que um destacado ultranacionalista russo que acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de fraqueza e indecisão na Ucrânia deve permanecer na prisão acusado de extremismo.

Ultranacionalista russo mantido na prisão após acusar Putin de fraqueza

Um tribunal de Moscovo decidiu hoje que um destacado ultranacionalista russo que acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de fraqueza e indecisão na Ucrânia deve permanecer na prisão acusado de extremismo.

Lusa | 16:36 – 29/08/2023

Putin deverá visitar a China em outubro

Carmen Guilherme | há 5 horas

O presidente russo, Vladimir Putin, deverá viajar para a China em outubro, avança a agência Bloomberg. Esta será a primeira viagem de Putin ao estrangeiro desde que o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra o chefe de Estado russo, em março deste ano. 

De acordo com a agência, que cita algumas fontes, Putin aceitou o convite do seu homólogo chinês, Xi Jinping, para participar no Fórum “Uma Faixa, Uma Rota”, que tem lugar em outubro.

Putin vai visitar China. É a primeira viagem desde o mandado do TPI

Chefe de Estado russo aceitou convite do seu homólogo chinês.

Notícias ao Minuto | 17:31 – 29/08/2023

 
 

Quatro mortos em queda de helicóptero na Rússia perto à fronteira cazaque

Lusa | há 6 horas

Quatro pessoas morreram hoje quando um helicóptero Mi-8 alegadamente pertencente ao Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) se despenhou na região russa de Cheliabinsk, perto da fronteira com o Cazaquistão.

“Havia quatro pessoas a bordo do Mi-8. O helicóptero estava a efetuar um voo de treino”, indicou um porta-voz dos serviços de aviação russos à agência oficial TASS.

Segundo os serviços de emergência russos, o helicóptero acidentado pertencia “presumivelmente ao FSB (órgão executivo federal que sucedeu ao KGB)”.

A mesma fonte indicou que, no momento do acidente, só se encontrava a bordo a tripulação.

Ucrânia pode ser independente da Rússia com descoberta de reservas de gás

Lusa | há 7 horas

A empresa energética ucraniana Naftogaz anunciou hoje a descoberta, numa zona não especificada, de novas reservas de gás natural que poderão atingir os mil milhões de metros cúbicos e permitir ao país tornar-se independente dos fornecimentos da Rússia.

Ucrânia pode ser independente da Rússia com descoberta de reservas de gás

A empresa energética ucraniana Naftogaz anunciou hoje a descoberta, numa zona não especificada, de novas reservas de gás natural que poderão atingir os mil milhões de metros cúbicos e permitir ao país tornar-se independente dos fornecimentos da Rússia.

Lusa | 16:04 – 29/08/2023

Moscovo "aprecia" os "esforços" do Vaticano para resolver conflito

Carmen Guilherme | há 5 horas

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, adiantou que o diálogo entre Moscovo e o Vaticano sobre a Ucrânia continua. No entanto, a diplomata acusa Kyiv de rejeitar qualquer acordo.

Numa entrevista à agência italiana ANSA, Maria Zakharova afirmou que Moscovo “aprecia muito a linha equilibrada do Vaticano sobre o conflito ucraniano e os esforços da Santa Sé e do Papa Francisco, pessoalmente, visando um acordo pacífico”. No entanto, considerou que estes esforços são “abertamente rejeitados pelo regime de Kyiv”.

Funeral de Prigozhin já aconteceu (à porta fechada)

Carmen Guilherme | há 7 horas

Já se realizou o funeral de Yevgeny Prigozhin. A cerimónia fúnebre aconteceu no cemitério Porokhovskoe, nos arredores de São Petersburgo, e decorreu à porta fechada, tal como revelou a conta de Telegram do serviço de imprensa daquele que era o líder do grupo Wagner.

A agência RIA Novosti, que cita uma fonte familiar, adiantou que o funeral decorreu à porta fechada a pedido da família, que desejou apenas a presença dos familiares e amigos mais próximos de Prigozhin. “De acordo com o desejo dos familiares, o funeral de Prigozhin ocorreu apenas na presença deles e dos seus amigos mais próximos”, disse.

Kyiv diz que Rússia planeia produzir 'drones' de desenho iraniano

Lusa | há 8 horas

A Rússia planeia produzir até ao final do ano no seu território 1.300 ‘drones’ Shahed, de desenho iraniano, que até agora importava daquele país islâmico, segundo informações recolhidas pelas autoridades ucranianas.

Kyiv diz que Rússia planeia produzir ‘drones’ de desenho iraniano

A Rússia planeia produzir até ao final do ano no seu território 1.300 ‘drones’ Shahed, de desenho iraniano, que até agora importava daquele país islâmico, segundo informações recolhidas pelas autoridades ucranianas.

Lusa | 14:49 – 29/08/2023

Mercenários russos assistem ao funeral do vice de Prigozhin

Marta Amorim | há 3 horas

Um grupo de mercenários russos reuniram-se na tarde desta terça-feira para o funeral de um dos colegas de Prigozhin, morto no acidente de avião da semana passada.

A família de Valery Chekalov, chefe da logística do Grupo Wagner, juntou-se a dezenas de pessoas, incluindo mercenários, no cemitério de Severnoye, em São Petersburgo.

Segundo a Sky News, um padre ortodoxo conduziu a cerimónia. 

Ainda segundo o mesmo meio de comunicação, jornalistas da Reuters foram instados a parar de filmar.

Rússia diz ter abatido dois drones ucranianos sobre o Mar Negro

Marta Amorim | há 8 horas

A Rússia abateu hoje dois drones ucranianos sobre o Mar Negro, garantiu o Ministério da Defesa da Rússia. 

A agência de notícias RIA informou que o primeiro drone foi abatido por um jato militar

Dois jornalistas condenados na Rússia a 11 anos de prisão à revelia

Lusa | há 8 horas

Um tribunal de Moscovo condenou hoje dois jornalistas russos a 11 anos de prisão à revelia por terem difundido “informações falsas” sobre o exército, anunciou o Ministério Público (MP) da Federação Russa.  

Ruslan Leviev e Michael Nacke cometeram o crime de que foram acusados num vídeo que publicaram na plataforma YouTube em março de 2022, logo após a invasão russa da Ucrânia, disse o MP, citado pela agência francesa AFP. 
 
Os dois arguidos são alvo de um mandado de captura das autoridades russas desde maio de 2022 e vivem no estrangeiro.

Muitos críticos da ofensiva russa na Ucrânia e do regime do Presidente Vladimir Putin exilaram-se para escapar à repressão no país.

Kyiv confirma recuperação de corpos de 84 militares mortos em combate

Lusa | há 3 horas

As autoridades ucranianas confirmaram hoje a recuperação dos corpos de 84 militares nacionais mortos em combate com o exército russo nos territórios ocupados pela invasão russa da Ucrânia.  

A entrega dos corpos aos familiares ocorreu com a ajuda do Ministério da Reintegração e do Comissariado para as Pessoas Desaparecidas, indicou o porta-voz desta entidade, Oleg Kotenko, numa mensagem divulgada na plataforma digital Telegram. 
 
Nesta operação participaram também o Serviço de Segurança da Ucrânia, o Serviço Central de Segurança das Forças Armadas do país e outras agências e departamentos do Governo ucraniano.

Kyiv confirma recuperação de corpos de 84 militares mortos em combate

As autoridades ucranianas confirmaram hoje a recuperação dos corpos de 84 militares nacionais mortos em combate com o exército russo nos territórios ocupados pela invasão russa da Ucrânia.

Lusa | 13:21 – 29/08/2023

Ucrânia. Guerra deixa lacunas na aprendizagem das crianças, diz ONU

Lusa | há 8 horas

As crianças ucranianas já apresentam um atraso geral na aprendizagem de conhecimentos, segundo dados divulgados hoje pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

De acordo com os dados de um inquérito recente, cerca de 57% dos professores notaram uma deterioração no conhecimento da língua ucraniana dos alunos, 45% alertaram para uma redução nas competências matemáticas e quase 52% perceberam um retrocesso no caso das línguas estrangeiras.

Papa criticado por instar jovens russos a recordar herança imperialista

Notícias ao Minuto | há 8 horas

O Papa Francisco foi criticado, na segunda-feira, pelo governo ucraniano por ter dito a jovens russos para não se esquecerem da sua “hereditariedade” e para se lembrarem que são “herdeiros da grande Rússia de Pedro, o Grande”. 
 
Na base das críticas está o facto de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter comparado, em junho do ano passado, a sua política à do czar, quando este combateu a Suécia, invadindo uma parte do seu território, bem como a Finlândia, uma parte da Estónia e da Letónia.

Segundo a agência de notícias Reuters, o Papa Francisco leu o seu discurso em espanhol, através de um vídeo, na sexta-feira, durante o Dia da Juventude Católica Russa. No entanto, no final mudou para italiano. 

Papa criticado por instar jovens russos a recordar herança imperialista

Francisco pediu aos jovens russos para não esquecerem que são “herdeiros da grande Rússia de Pedro, o Grande” e Catarina II. Ucrânia acusou-o de propaganda.

Notícias ao Minuto | 11:11 – 29/08/2023

Funeral de Prigozhin deverá acontecer ainda hoje

Marta Amorim | há 6 horas

Os meios de comunicação russos sugerem que o funeral de Yevgeny Prigozhin poderá acontecer ainda hoje na sua cidade natal, São Petersburgo. 
 
O jornal Fontanka revelam que o homem de 62 anos provavelmente será sepultado no Cemitério Serafimovskoe – onde forças policias foram vistas esta manhã.

Fortes cordões policiais cercaram o cemitério, onde os pais de Putin também estão sepultados, avança a Sky News. 

Contudo, um aumento da presença policial também foi relatado em alguns outros cemitérios da cidade.

Os principais tenentes de Prigozhin, que também morreram no acidente da última quarta-feira, também deverão ser enterrados em São Petersburgo.

Putin não comparecerá ao funeral de Prigozhin

Marta Amorim | há 12 horas

O presidente russo, Vladimir Putin, não tem planos de comparecer no funeral do líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, esta terça-feira.

Peskov disse aos jornalistas que o Kremlin não sabia dos preparativos para o funeral, acrescentando que é um assunto de família.

Ao mesmo tempo, cresce a especulação de que o funeral de Prigozhin pode ser realizado hoje, à medida que a segurança aumenta.

Forças ucranianas avançam na zona de Robotyne, diz Kyiv

Marta Amorim | há 3 horas

A Ucrânia afirmou esta terça-feira que as suas forças avançaram mais profundamente nas linhas defensivas russas perto da aldeia de Robotyne, um dia depois de reivindicar o controlo da aldeia na frente sul . 
 
O porta-voz militar Andriy Kovalyov disse que as forças ucranianas estavam a avançar ainda mais na região de Zaporíjia – que Moscovo afirma fazer parte da Rússia – relata a Agence France-Presse.

“As forças ucranianas tiveram sucesso na direção de Novodanylivka para Verbove”, disse o porta-voz ao meio estatal.

As tropas ucranianas também têm tentado cercar a cidade oriental de Bakhmut, que foi capturada pelas forças russas em maio.

Sem data para funeral, memorial a Prigozhin em Moscovo ganha forma

Marta Amorim | há 14 horas

A presidência russa afirmou esta segunda-feira que desconhece detalhes sobre a data ou local do funeral do antigo líder do Grupo Wagner, Yevgeni Prigozhin. Em Moscovo, o memorial vai ganhando forma.
 
Veja aqui as imagens. 

Ministros da Defesa da UE reúnem-se em Toledo com Ucrânia em cima da mesa

Lusa | há 6 horas

Os ministros da Defesa da União Europeia (UE) reúnem-se hoje e quarta-feira na cidade espanhola de Toledo para discutir o apoio à Ucrânia e analisar o golpe de Estado no Níger. A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, vai participar na reunião com os governantes dos restantes 26 Estados-membros e o principal assunto é o mesmo de há um ano e meio: a invasão russa à Ucrânia.  

Depois de onze pacotes de sanções contra a Rússia e os seus parceiros e de ‘desembolsar’ sete vezes apoio ao país invadido através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (MEAP), a UE procura saber como pode ir mais longe no apoio, numa altura em que a Ucrânia está a levar a cabo uma contraofensiva, que apesar de eficaz, está a avançar lentamente, resultado das defesas que as tropas russas montaram e que dificultam o avanço no terreno.

Portugal tem um pedido bastante específico, feito há pouco mais de uma semana pelo ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, e reiterado na mesma semana pelo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky: ajuda da Marinha Portuguesa na desminagem do Mar Negro.

Ministros da Defesa da UE reúnem-se em Toledo com Ucrânia em cima da mesa

Os ministros da Defesa da União Europeia (UE) reúnem-se hoje e quarta-feira na cidade espanhola de Toledo para discutir o apoio à Ucrânia e analisar o golpe de Estado no Níger.

Lusa | 06:44 – 29/08/2023

  

Para recordar

Marta Amorim | há 15 horas

Bom dia!

Marta Amorim | há 15 horas

Bom dia. Retomamos o acompanhamento AO MINUTO sobre a guerra da Ucrânia. Poderá recordar o registo anterior na ligação abaixo:

AO MINUTO: Prigozhin morto? EUA “confiantes”; Reznikov rejeita acusações

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 08:01 – 28/08/2023

Drones abatidos em Tula e Belgorod, diz Moscovo

Marta Amorim | há 6 horas

As defesas aéreas russas abateram drones ucranianos sobre as regiões de Tula e Belgorod, informou o Ministério da Defesa de Moscovo esta terça-feira, sem indicar se houve danos ou vítimas.

Dois drones “foram destruídos” pelas defesas aéreas na região de Tula, a sul de Moscovo, disse o Ministério da Defesa da Rússia em comunicado no Telegram.

Outro drone foi “destruído pelas forças de defesa aérea” sobre a região de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrâniapor volta das 23h, horário de Moscovo, na segunda-feira, disse o ministério num outro comunicado.

O ministério não informou se houve danos ou vítimas como resultado de qualquer um dos incidentes.

 

PUB

Crédito habitação: A melhor proposta é a que mais se adequa a si. Vamos descobrir qual?

Belém está na sua lista de viagens?

Lifestyle Viagens 28/05/18

Se não está, devia estar: eis cinco razões para conhecer a capital do Pará.

patrocinado por Betclic

Liga Betclic. Para ver… e apostar. Os jogos que vão marcar a semana

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM