AO MINUTO: "A próxima fase está a chegar"; Termina prazo para evacuação

AO MINUTO:

O conflito entre Israel e o Hamas continua a intensificar-se e uma operação terrestre parece estar iminente, sobretudo depois da ordem do exército israelista para que 1,1 milhões de palestinianos abandonassem o norte da Faixa de Gaza, incluindo a cidade de Gaza, para sul. 

Esta ordem de evacuação foi condenada por alguns países e líderes mundiais, como foi o caso do secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que alertou que “até as guerras têm regras” e que “é extremamente perigoso”.

Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro de Israel discursou ao país e ameaçou “destruir” o Hamas, garantindo que os acontecimentos dos últimos dias são “apenas o princípio”. 

DESTAQUES

EM DIRETO

Relatora da ONU alerta para risco de nova "limpeza étnica em massa"

Lusa | há 15 minutos

A relatora especial das Nações Unidas para os Territórios Palestinianos Ocupados alertou hoje que os palestinianos correm o sério risco de sofrer uma nova “limpeza étnica em massa”, maior do que fuga após a criação do Estado de Israel.

Saiba mais, aqui.

Egito recusa entrada de estrangeiros de Gaza até entrar ajuda humanitária

Lusa | há 15 minutos

As autoridades egípcias recusaram hoje a entrada de estrangeiros que vivem na Faixa de Gaza no seu país, a menos que seja autorizada a entrada de ajuda humanitária no enclave palestiniano, que está à beira de uma catástrofe humanitária.

De acordo com a agência EFE, e tendo por base fontes da televisão egípcia Al Qahera News, próxima dos serviços secretos egípcios, o Egito recusou a passagem de estrangeiros vindos de Gaza, um pedido feito por vários países, depois de não se ter chegado a acordo para permitir a entrada de ajuda para os 2,2 milhões de pessoas que vivem naquele território.

Alcançado acordo para permitir saída de estrangeiros de Gaza

Lusa | há 16 minutos

O Egito, Israel e os Estados Unidos concordaram em permitir que os estrangeiros em Gaza passem pelo posto fronteiriço de Rafah para o Egito, segundo um alto funcionário egípcio.

O responsável adiantou hoje que Israel concordou em não atacar as áreas por onde os estrangeiros passariam ao sair do território palestiniano cercado.

O Qatar esteve também envolvido nas negociações e os participantes receberam igualmente a concordância dos grupos militantes palestinianos, Hamas e Jihad Islâmica.

Uma outra fonte egípcia do posto de passagem de Rafah disse ter recebido instruções para reabrir o posto hoje à tarde para os estrangeiros provenientes de Gaza.

O alto funcionário egípcio acrescentou que estão a decorrer negociações para permitir a entrega de ajuda humanitária a Gaza através do posto de controlo.

China apela aos EUA para que desempenhem "papel construtivo"

Lusa | há 26 minutos

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, apelou hoje, numa conversa telefónica com o homólogo norte-americano, Antony Blinken, para que Washington desempenhe “um papel construtivo” no conflito entre Israel e Gaza.

China apela aos EUA para que desempenhem “papel construtivo”

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, apelou hoje, numa conversa telefónica com o homólogo norte-americano, Antony Blinken, para que Washington desempenhe “um papel construtivo” no conflito entre Israel e Gaza.

Lusa | 16:13 – 14/10/2023

EUA garantem estar a fazer todos os esforços para proteger civis em Gaza

Lusa | há 43 minutos

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, garantiu hoje que os Estados Unidos estão a fazer “o máximo de esforços” para proteger os civis na Faixa de Gaza, trabalhando junto de Israel para “abrir corredores seguros” para a população.

Não queremos que haja vítimas civis em Gaza ou em qualquer outra parte do mundo e estamos a empenhar todos os esforços para as proteger“, afirmou Blinken numa reunião em Riade com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan.

Blinken afirmou estar a trabalhar com as autoridades israelitas para “abrir corredores seguros e estabelecer zonas seguras para que os civis não sejam prejudicados por estes ataques”, ao mesmo tempo que insistiu que o Estado judaico “continua a exercer o seu direito legal e natural de se defender”.

Os crimes brutais cometidos pelo Hamas não são aceitáveis. Mas o Hamas não fala em nome do povo palestiniano, é uma organização terrorista cujo objetivo é destruir Israel“, afirmou Blinken, que não defendeu a campanha militar de Israel contra Gaza, em resposta ao ataque do grupo islamita de 7 de outubro.

"A próxima fase está a chegar". Netanyahu visita tropas junto a Gaza

Carmen Guilherme | há 54 minutos

O primeiro-ministro de Israel, Netanyahu, fez uma visita às tropas estacionadas perto da Faixa de Gaza.

“Com os nossos combatentes na Faixa de Gaza, na linha da frente. Estamos todos prontos”, escreveu na rede social X, antigo Twitter.

Segundo a imprensa internacional, nos vídeos divulgado, Netanyahu pergunta aos soldados: “Estão prontos para a próxima fase? A próxima fase está a chegar”.

Israel continua a atacar território libanês

Carmen Guilherme | há 1 hora

As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram que continuam a realizar ataques em território libanês,  depois que cerca de 30 morteiros terem sido disparados do país em direção a Israel.

“As FDI responderam atacando as fontes do ataque e continuam a atacar em território libanês”, escreveu, na rede social X, Daniel Hagari, porta-voz das FDI.

28 médicos palestinianos mortos em ataques israelitas

Carmen Guilherme | há 1 hora

O Ministério da Saúde palestiniano avançou que, desde o último sábado, já morreram pelo menos 28 médicos em ataques israelitas.

Além disso, pelo menos 15 hospitais foram danificados e dois hospitais estão fora de serviço.

Há também registo de 23 ambulâncias atingidas, danificadas ou destruídas.

Líder do Hamas acusa Israel de "crimes de guerra" na Faixa de Gaza

Lusa | há 1 hora

O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, acusou Israel de cometer “crimes de guerra” na Faixa de Gaza, uma zona palestiniana densamente povoada que tem sido incessantemente bombardeada pelo exército israelita desde o ataque de Hamas no sábado passado.

“As atrocidades cometidas por Israel constituem crimes de guerra e violações flagrantes do direito internacional”, escreveu Haniyeh numa carta aberta dirigida ao secretário-geral da ONU, António Guterres, de acordo com um comunicado publicado na página online do movimento islamita.

Líbano denuncia Israel ao Conselho de Segurança por morte de jornalista

Lusa | há 1 hora

O Governo do Líbano anunciou hoje que vai apresentar queixa contra Israel no Conselho de Segurança das Nações Unidas pelo “assassínio deliberado” do jornalista da agência Reuters Issam Abdullah num bombardeamento na sexta-feira entre forças israelitas e o Hezbollah.

Líbano denuncia Israel ao Conselho de Segurança por morte de jornalista

O Governo do Líbano anunciou hoje que vai apresentar queixa contra Israel no Conselho de Segurança das Nações Unidas pelo “assassínio deliberado” do jornalista da agência Reuters Issam Abdullah num bombardeamento na sexta-feira entre forças israelitas e o Hezbollah.

Lusa | 15:06 – 14/10/2023

EUA "a trabalhar para aliviar consequências humanitárias", diz Biden

Carmen Guilherme | há 1 hora

O presidente norte-americano, Joe Biden, assegurou, este sábado, através das redes sociais, que os Estados Unido estão trabalhar com os governos de Israel, Egito, Jordânia e com ONU, “para aumentar o apoio para aliviar as consequências humanitárias do ataque do Hamas, criar as condições necessárias para retomar o fluxo de assistência, e defender a defesa da lei da guerra”.

Diretora-geral do FMI pede fim da morte de civis em Gaza

Lusa | há 1 hora

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, salientou hoje a necessidade de encontrar formas de evitar a morte de civis em Gaza e desejou que a paz regresse em breve à região.

Numa conferência de imprensa após a reunião do Comité Monetário e Financeiro Internacional, Georgieva condenou a tragédia vivida em Israel no último fim de semana e sublinhou a necessidade de prevenir a perda de vidas civis em Gaza.

Leia mais aqui.

Mover população em Gaza tem "consequências humanitárias catastróficas"

Lusa | há 1 hora

O diretor-executivo da agência das Nações Unidas UNOPS, Jorge Moreira da Silva, considerou hoje que tem “consequências humanitárias catastróficas” a ordem de Israel para se deslocar cerca de um milhão de pessoas para o Sul da Faixa de Gaza.

Mover população em Gaza tem “consequências humanitárias catastróficas”

O diretor-executivo da agência das Nações Unidas UNOPS, Jorge Moreira da Silva, considerou hoje que tem “consequências humanitárias catastróficas” a ordem de Israel para se deslocar cerca de um milhão de pessoas para o Sul da Faixa de Gaza.

Lusa | 14:34 – 14/10/2023

Parlamento Árabe e talibãs condenam "genocídio" na Faixa de Gaza

Lusa | há 1 hora

O Parlamento Árabe exigiu hoje à comunidade internacional, a quem acusou de manter um “silêncio vergonhoso”, que intervenha “imediatamente para acabar com a guerra de genocídio” que está a ser levada a cabo por Israel na Faixa de Gaza.

Trata-se da reação mais dura da Liga Árabe contra a “brutal campanha de bombardeamentos israelitas” contra o enclave palestiniano, salientou o presidente do Parlamento da organização pan-árabe, Adel bin Abdulrahman al-Asumi, que insistiu nas críticas ao “genocídio” perpetrado “pelas autoridades da ocupação contra o povo palestiniano”.

As críticas à atuação de Israel estendem-se também ao governo interino dos talibãs, que condenou hoje os “crimes de guerra” cometidos contra os habitantes da Faixa de Gaza e apelou aos restantes países do mundo islâmico para que apoiem a Palestina.

“Os esforços para deslocar à força mais de 1,2 milhões de palestinianos do norte da Faixa de Gaza e a planeada anexação dos territórios palestinianos equivalem a crimes de guerra, e as posições ineficazes assumidas pelos organismos mundiais mostram um fracasso sem precedentes da atual ordem internacional”, lê-se num comunicado das autoridades de Cabul.

Termina prazo dado por Israel para saída de civis de Gaza

Carmen Guilherme | há 2 horas

Já terminou o prazo dado por Israel para a retirada de civis do norte de Gaza. Israel tinha estendido até 16h00 (14h00 em Lisboa) a janela de tempo para que 1,1 milhões de palestinianos abandonassem o norte da Faixa de Gaza, incluindo a cidade de Gaza, para sul. 
 

Bombardeamentos israelitas mataram nove reféns, diz Hamas

Carmen Guilherme | há 2 horas

O Hamas alega que os ataques aéreos israelitas mataram mais nove reféns, incluindo quatro estrangeiros, nas últimas 24 horas, escreve a Al Jazeera.

Hamas diz que mais nove reféns foram mortos em ataques israelitas

As brigadas Al-Qasam, o braço armado do grupo islamita Hamas, afirmaram hoje que mais nove reféns, incluindo quatro estrangeiros, foram mortos nas últimas 24 horas por fortes bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza.

Lusa | 14:36 – 14/10/2023

Líder supremo iraniano apela ao mundo muçulmano para apoiar Palestina

Lusa | há 2 horas

O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, afirmou hoje ser “dever” do mundo muçulmano apoiar o povo palestiniano e garantiu que os palestinianos “prevalecerão na guerra” contra Israel.

“Todos no mundo muçulmano têm o dever de apoiar o povo palestiniano. Com a graça de Deus, o movimento que começou na Palestina avançará e resultará na vitória completa dos palestinianos”, disse Khamenei, na rede social X (antigo Twitter).

MNE em contactos para a saída de "pequeno número" de portugueses de Gaza

Lusa | há 2 horas

O ministro dos Negócios Estrangeiros admitiu hoje que há “um pequeno número” de portugueses em Gaza e afirmou estar em contacto com Israel e o Egito para que possam deixar a zona.

“Temos a indicação de um pequeno número de portugueses em Gaza, portugueses e familiares não portugueses, mas familiares. Já transmitimos essa informação às autoridades egípcias e israelitas e estamos naturalmente expectantes quanto à possibilidade de saída dessas pessoas de Gaza”, disse, em entrevista ao TVI Jornal.

MNE em contactos para a saída de “pequeno número” de portugueses de Gaza

O ministro dos Negócios Estrangeiros admitiu hoje que há “um pequeno número” de portugueses em Gaza e afirmou estar em contacto com Israel e o Egito para que possam deixar a zona.

Lusa | 14:05 – 14/10/2023

Papa comunica com Gaza e diz que está a fazer o possível pela paz

Lusa | há 2 horas

O Papa Francisco telefonou para a única paróquia de Gaza para expressar a sua proximidade e garantir que está a fazer todo o possível para evitar mais derramamento de sangue pela guerra entre Israel e o Hamas.

“O Papa, depois de várias tentativas, conseguiu falar com o vice-pároco que está em Gaza, o padre Youssef, e perguntou-lhe como estavam, perguntou pelas muitas crianças, cristãs e muçulmanas, assistidas pelas freiras de Madre Teresa, e garantiu que está a fazer tudo o que é possível por esta situação”, explicou Gabriel Romanelli, pároco da Sagrada Família, a única igreja católica da Faixa de Gaza, em declarações ao canal de televisão da Conferência Episcopal Italiana ‘TV2000’.

Leia mais aqui.

"Não está claro" quem disparou sobre jornalistas no sul do Líbano

Lusa | há 2 horas

O Exército israelita afirmou hoje “não estar claro” quem disparou contra um grupo de jornalistas no sul do Líbano que cobria um tiroteio entre Israel e milícias libanesas, que provocou a morte de um deles e ferimentos em vários outros.

Israel. “Não está claro” quem disparou sobre jornalistas no sul do Líbano

O Exército israelita afirmou hoje “não estar claro” quem disparou contra um grupo de jornalistas no sul do Líbano que cobria um tiroteio entre Israel e milícias libanesas, que provocou a morte de um deles e ferimentos em vários outros.

Lusa | 13:28 – 14/10/2023

Milhares saem à rua em Londres em marcha pró-Palestina

Carmen Guilherme | há 49 minutos

Milhares de pessoas saíram às ruas de Londres, este sábado, numa manifestação pró-Palestina.

Segundo a imprensa britânica, a marcha é organizada por grupos como a Coligação Stop the War e a Campanha de Solidariedade à Palestina.

A Polícia Metropolitana de Londres informou que vai mobilizar de 1.000 agentes.

Milhares manifestaram-se em Londres em solidariedade com a Palestina

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje no centro de Londres em solidariedade com os palestinianos em Gaza num clima de tensão e segurança reforçada. 

Lusa | 15:42 – 14/10/2023

 

Zonas a norte de Gaza mais condicionadas pelas forças de Israel

Lusa | há 4 horas

A concentração de forças israelitas na zona norte de Gaza é mais efetiva sendo que a maior parte dos acessos ao enclave está mais condicionado permitindo a circulação mais rápida dos veículos militares.

Perto de Zikim, uma pequena localidade costeira que pertence à zona de Ashkelon, que conduz ao norte do enclave, as Forças Armadas circulam em blindados, sobretudo veículos de apoio direto e logístico.

Zonas a norte de Gaza mais condicionadas pelas forças de Israel

 A concentração de forças israelitas na zona norte de Gaza é mais efetiva sendo que a maior parte dos acessos ao enclave está mais condicionado permitindo a circulação mais rápida dos veículos militares.

Lusa | 12:15 – 14/10/2023

Israel anuncia morte do comandante da força do Hamas que entrou no sul

Lusa | há 4 horas

Israel anunciou hoje a morte de Ali Qadi, comandante da força de elite do Hamas, conhecida como “Nukhba”, considerado o principal líder do ataque terrestre de há uma semana no sul do país e que desencadeou o atual conflito.

Num comunicado, e com base em informações fornecidas pelos serviços secretos de Israel (o Shin Beth), o exército israelita adiantou que Qadi, um dos principais comandantes do movimento islamita que governa a Faixa de Gaza desde 2007, foi abatido na sequência de um bombardeamento perpetrado por um ‘drone’ (aparelho voador não tripulado).

Leia mais aqui.

Teerão avisa Telavive que entrada do Hezbollah provocaria "terramoto"

Lusa | há 5 horas

Teerão pediu hoje a Israel para cessar os ataques a Gaza, alertando que a guerra se pode estender a outras partes do Médio Oriente se o Hezbollah se juntar à batalha e fazer com que Israel sofra “um enorme terramoto”.

Teerão avisa Telavive que entrada do Hezbollah provocaria “terramoto”

Teerão pediu hoje a Israel para cessar os ataques a Gaza, alertando que a guerra se pode estender a outras partes do Médio Oriente se o Hezbollah se juntar à batalha e fazer com que Israel sofra “um enorme terramoto”.

Lusa | 11:30 – 14/10/2023

  

ONU alerta: Mais de 2 milhões de pessoas prestes a ficar sem água em Gaza

Carmen Guilherme | há 2 horas

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) alertou, este sábado, que mais de dois milhões de pessoas em Gaza estão prestes a ficar sem água potável.

Em comunicado, Philippe Lazzarini, comissário-geral da UNRWA, lembra que a região está também sem energia elétrica, “o que afeta o abastecimento de água”, uma vez que a estação de tratamento de água e as redes públicas de água pararam de funcionar, e que a ajuda humanitária “está interdita há uma semana”.

“Tornou-se uma questão de vida ou morte. É obrigatório; é necessário entregar agora combustível a Gaza para disponibilizar água a 2 milhões de pessoas”, disse.

“As pessoas são agora forçadas a utilizar água suja de poços, aumentando os riscos de doenças transmitidas pela água”, alertou. “Precisamos de transportar combustível para Gaza agora. O combustível é a única forma de as pessoas terem água potável. Caso contrário, as pessoas começarão a morrer de desidratação grave, entre elas crianças pequenas, idosos e mulheres. A água é agora a última tábua de salvação restante. Apelo para que o cerco à assistência humanitária seja levantado agora”, lê-se.

Egito, Israel e EUA chegam a acordo para saída de estrangeiros de Gaza

Carmen Guilherme | há 5 horas

O Egito, Israel e os Estados Unidos chegaram a acordo para que os estrangeiros em Gaza usem a passagem de Rafah para atravessar a fronteira para o Egito, este sábado. A informação foi confirmada por um alto funcionário egípcio à Associated Press.

A mesma fonte precisou que Israel concordou em não abrir fogo contra áreas nas quais os estrangeiros vão passar. Nas negociações esteve envolvido o Catar.

Continuam em curso negociações para permitir a entrega de ajuda humanitária a Gaza através do ponto de passagem.

Já um funcionário do posto de passagem de Rafah disse ter recebido “instruções” para reabri-lo na tarde de sábado para estrangeiros vindos de Gaza.

Paris mobiliza até 7 mil soldados após ataque islamita em Arras

Lusa | há 5 horas

Até 7.000 soldados da operação Sentinelle foram mobilizados em toda a França até segunda-feira, depois de na sexta-feira um professor ter sido morto numa escola secundária de Arras (norte) por um russo-checheno de 20 anos num ataque islamita.

A informação, confirmada pela presidência francesa, surge pouco depois de a primeira-ministra, Élisabeth Borne, ter elevado o alerta antiterrorista Vigipirate ao mais alto nível devido ao ataque em Arras, que deixou outras três pessoas feridas.

A operação Sentinelle foi lançada em 2015 pelo então presidente, o socialista François Hollande, devido à vaga de atentados ‘jihadistas’ que atingiu o país nesse ano (atentados do Bataclan e Charlie Hebdo).

Este sistema, ativo desde então, conta com 10.000 efetivos, dos quais 3.000 na reserva, e é mobilizado em função dos alertas terroristas.

Leia mais aqui.

Hamas demonstra poder de fogo contra cidade deserta de Sderot

Lusa | há 5 horas

A cidade israelita de Sderot, junto à fronteira com a Faixa de Gaza, regista hoje uma presença mais visível das forças de segurança de Israel, sobretudo na periferia, enquanto o movimento islamita Hamas continua a disparar foguetes.

Ao contrário dos últimos dias, é mais visível a presença de militares e de unidades especiais de polícia, que não condicionam o pouco trânsito automóvel, mas intensificaram as operações de controlo.

Hamas demonstra poder de fogo contra cidade deserta de Sderot

A cidade israelita de Sderot, junto à fronteira com a Faixa de Gaza, regista hoje uma presença mais visível das forças de segurança de Israel, sobretudo na periferia, enquanto o movimento islamita Hamas continua a disparar foguetes.

Lusa | 10:38 – 14/10/2023

  

Riade suspende conversações sobre possível normalização com Israel

Lusa | há 5 horas

A Arábia Saudita, ‘peso pesado’ no Médio Oriente, suspendeu as conversações sobre uma possível normalização das relações com Israel, numa altura em que Telavive está em guerra contra o Hamas, disse hoje fonte próxima do governo saudita.

Riade suspende conversações sobre possível normalização com Israel

A Arábia Saudita, ‘peso pesado’ no Médio Oriente, suspendeu as conversações sobre uma possível normalização das relações com Israel, numa altura em que Telavive está em guerra contra o Hamas, disse hoje fonte próxima do governo saudita.

Lusa | 10:35 – 14/10/2023

Número de mortos em Gaza sobre para 2.215

Carmen Guilherme | há 5 horas

As autoridades de saúde palestinianas atualizaram para 2.215 o número de vítimas mortais provocadas pelos ataques israelitas à Faixa de Gaza.

Segundo cita a Reuters, os ataques provocaram ainda 8.714 feridos.

Dos 2.215 palestinianos mortos, 724 são crianças.

Número de mortos em Gaza sobe para 2.215

O número de mortos nos bombardeamentos israelitas no território palestiniano controlado pelo movimento islamita Hamas em Gaza subiu de 1.900 para 2.215, incluindo 724 crianças, anunciou hoje o Ministério da Saúde palestiniano.

Lusa | 11:24 – 14/10/2023

Rei da Jordânia inicia viagem pela Europa para parar conflito em Gaza

Carmen Guilherme | há 6 horas

O rei Abdullah da Jordânia dá início, este sábado, a uma viagem pela Europa para angariar o apoio dos líderes do continente para parar o conflito em Gaza, segundo avançou, à imprensa estatal, o ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Ayman Safadi.

Jornalistas da BBC agredidos e detidos pela polícia israelita em Telavive

Lusa | há 6 horas

Um grupo de jornalistas da BBC, que cobria o ataque do Hamas a Israel, foi agredido e detido, depois de a polícia os ter mandado parar na cidade israelita de Telavive.

Muhannad Tutunji, Haitham Abudiab e a equipa árabe da BBC dirigiam-se para um hotel quando o carro foi intercetado, foram arrastados para fora do veículo – marcado com o símbolo da televisão com fita vermelha – revistados e empurrados contra uma parede, informou a própria BBC.

Tutunji e Abudiab defenderam que se identificaram como jornalistas da BBC e mostraram à polícia os cartões de identificação de imprensa.

Enquanto tentava filmar o incidente, Tutunji alegou que o telemóvel foi atirado ao chão e foi atingido no pescoço.

Leia mais aqui.

Ataques aéreos em Gaza fizeram 324 mortos nas últimas 24 horas

Carmen Guilherme | há 6 horas

O Ministério da Saúde de Gaza adiantou que, na últimas 24 horas, 324 palestinianos morreram e 1.000 ficaram feridos na sequência de bombardeamentos pelas forças israelistas, cita a Reuters.

Mais de 1.300 edifícios destruídos em Gaza

Lusa | há 6 horas

Mais de 1.300 edifícios foram completamente destruídos na Faixa de Gaza, anunciou hoje a ONU, após uma semana de intensos bombardeamentos pelas forças israelitas.

Segundo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), que cita dados do Ministério das Obras Públicas de Gaza, foram destruídos 1.324 edifícios residenciais e não residenciais, num total de 5.540 habitações, enquanto 3.750 outras casas foram danificadas a ponto de se tornarem inabitáveis.

PE discute na próxima semana guerra no Médio Oriente e apoio à Ucrânia

Lusa | há 7 horas

A guerra entre Israel e Hamas, o apoio da União Europeia (UE) à reconstrução da Ucrânia e o vencedor do prémio Sakharov dominam a sessão plenária do Parlamento Europeu na próxima semana, em que participa o primeiro-ministro da Arménia.

PE discute na próxima semana guerra no Médio Oriente e apoio à Ucrânia

A guerra entre Israel e Hamas, o apoio da União Europeia (UE) à reconstrução da Ucrânia e o vencedor do prémio Sakharov dominam a sessão plenária do Parlamento Europeu na próxima semana, em que participa o primeiro-ministro da Arménia.

Lusa | 08:38 – 14/10/2023

Equipa de hospital no norte de Gaza recusa ordem de retirada

Carmen Guilherme | há 7 horas

As equipas de um hospital no norte da Faixa de Gaza estão a recusar a ordem de evacuação de Israel, alertando que há pacientes em estado grave que não podem ser transferidos e uma necessidade contínua de cuidados de saúde.

“Recebi um telefonema do exército israelita na sexta-feira pedindo que evacuássemos o hospital”, disse Ahmed Muhanna, do Hospital al-Awda, em Jabalia, à agência de notícias Anadolu. “Isso não é possível”, acrescentou.

“A equipa do hospital, incluindo 35 médicos e auxiliares médicos, está determinada a ficar e prestar cuidados de saúde aos pacientes”, indicou.

Avião da OMS com suprimentos médicos aterra no Egito

Carmen Guilherme | há 7 horas

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou que um avião com material médico aterrou, este sábado, em Alarixe, no Egito, perto da passagem de Rafah.

“Um avião com suprimentos médicos da OMS para apoiar as necessidades urgentes de saúde em Gaza chegaram a Alarixe, Egito, perto da passagem de Rafah. Estamos prontos para distribuir os suprimentos assim que o acesso humanitário através da travessia for estabelecido”, escreveu na rede social X.

“Continuamos o nosso apelo a Israel para que reconsidere a decisão de evacuar 1,1 milhões de pessoas. Será uma tragédia humana”, rematou.

Milhares pedem a libertação da Palestina em protesto em Nova Iorque

Carmen Guilherme | há 8 horas

Milhares de pessoas, de diferentes nacionalidades, manifestaram o seu apoio à Palestina na Times Square, no centro de Nova Iorque, com gritos de que “resistência não é terrorismo”.

Milhares pedem a libertação da Palestina em protesto em Nova Iorque

Milhares de pessoas, de diferentes nacionalidades, manifestaram o seu apoio à Palestina na Times Square, no centro de Nova Iorque, com gritos de que “resistência não é terrorismo”.

Lusa | 06:48 – 14/10/2023

Vários mortos quando tentavam infiltrar-se em Israel a partir do Líbano

Lusa | há 8 horas

Vários milicianos foram mortos hoje de manhã numa tentativa de infiltração em Israel a partir do Líbano que foi frustrada pelo Exército, anunciou um porta-voz do Exército israelita.

Vários mortos quando tentavam infiltrar-se em Israel a partir do Líbano

Vários milicianos foram mortos hoje de manhã numa tentativa de infiltração em Israel a partir do Líbano que foi frustrada pelo Exército, anunciou um porta-voz do Exército israelita.

Lusa | 08:21 – 14/10/2023

Forte barragem de foguetes do Hamas disparada contra Sderot

Lusa | há 8 horas

Uma forte barragem de foguetes do movimento islamita Hamas foi disparada há instantes contra a zona ocidental da cidade de Sderot, a dois quilómetros da Faixa de Gaza, não tendo causado vítimas.

A maior parte dos foguetes foi intercetada pelo escudo de defesa de Israel, mas muito próximo de um ponto onde se encontram postos de patrulha das Forças Israelitas.

Leia mais aqui.

Exército israelista diz que Hamas tem 120 reféns civis

Notícias ao Minuto | há 8 horas

Mais de 120 civis estão a ser mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza pelo Hamas, de acordo com aa Forças de Defesa de Israel (IDF).

 

Borrell considera ordem de retirada de Gaza "totalmente impossível"

Lusa | há 2 horas

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, afirmou hoje que a ordem israelita para retirar mais de um milhão de pessoas do norte de Gaza num único dia era “totalmente impossível de implementar”.

“Enquanto representante da posição oficial da União Europeia, afirmo que a ordem de evacuação é totalmente, totalmente impossível de aplicar”, afirmou Borrell numa conferência de imprensa no último dia da sua visita de três dias a Pequim.

“Imaginar que um milhão de pessoas podem ser deslocadas em 24 horas, numa situação como a de Gaza, só pode resultar numa crise humanitária”, acrescentou.

Israel anuncia janela de seis horas para evacuação em Gaza

Notícias ao Minuto | há 7 horas

Já depois de terminar o prazo para a retirada de civis do Norte de Gaza, Israel anunciou uma nova janela de tempo, de seis horas, para a evacuação, referindo que irá permitir a movimentação de palestinianos entre as 10h00 e as 16h00 locais (14h00 em Lisboa).

“Se se preocupa consigo próprio e com os seus entes queridos, vá para o sul conforme as instruções”, escreveu Avichay Adraee, porta-voz do exército israelita, na rede social X (antigo Twitter).

Israel prolonga prazo para população do norte de Gaza seguir para sul

O exército israelita informou hoje a população do norte da Faixa de Gaza que tem até às 16:00 locais (14:00 em Lisboa) para se deslocar para sul do enclave ao longo de uma série de estradas específicas.

Lusa | 09:10 – 14/10/2023

Responsável militar do Hamas abatido pelas forças israelitas

Lusa | há 2 horas

Um responsável do movimento de resistência islâmica Hamas foi morto nas últimas 24 horas pela força aérea israelita, anunciou hoje um porta-voz militar.

“Durante uma operação da força aérea nas últimas 24 horas, bases do comando da organização terrorista Hamas foram atingidas. Durante esta operação Murad Abu Murad, chefe das operações aéreas [do Hamas] na cidade de Gaza, responsável de grande parte da ofensiva mortífera lançada no sábado [passado] contra Israel, foi abatido”, indicou, em comunicado.

Leia mais aqui.

Para recordar

Carmen Guilherme | há 8 horas

Início de cobertura

Carmen Guilherme | há 9 horas

Bom dia. Acompanhe aqui os acontecimentos AO MINUTO no Médio Oriente, onde o grupo islâmico Hamas lançou uma operação militar contra Israel. Recorde o registo anterior na ligação abaixo:

AO MINUTO: Hamas divulgou ensaio do ataque; Luso-israelita ferido

Siga aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos no conflito armado entre Israel e o Hamas.

Notícias ao Minuto | 07:45 – 13/10/2023 PUB

Crédito habitação: Poupe no seu crédito habitação com as melhores propostas

Cultura Viagens 10/10/23

Paris é sempre uma boa ideia. Reserve já desde 73€ ida.

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Recomendados para si

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM