Ativistas da Climáximo cortaram Av. 24 de Julho, em Lisboa. Há 5 detidos

Ativistas da Climáximo cortaram Av. 24 de Julho, em Lisboa. Há 5 detidos

Os ativistas do coletivo Climáximo cortaram, este sábado, a circulação na Avenida 24 de Julho, em Lisboa. O protesto ocorreu sob o mote ‘Desarmar as armas’, com cinco ativistas a criarem uma corrente humana para bloquear a estrada, revelou o coletivo nas redes sociais.

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa confirmou, entretanto, ao Notícias ao Minuto que os jovens já foram detidos e retirados do local. A circulação de trânsito também foi retomada, acrescentou a mesma fonte.

Através de um comunicado enviado às redações, o grupo começou por referir que “não há super-heróis, temos de ser nós parar os ataques”.

O protesto tem como objetivo, segundo descrevem, a “justiça climática” como um apelo para que se consiga “construir uma sociedade que tenha a vida no centro ao invés do lucro”.

Cinco ativistas do coletivo estiveram “sentadas na estrada, utilizando tubos para se prenderem umas às outras e ao chão”, de forma a denunciar “o Governo e as empresas de não protegerem a vida”.

“É urgente colocar as pessoas em primeiro lugar e não o lucro. As decisões políticas são para além de incompetência, há uma escolha ativa de continuar a bloquear as alternativas que não pode ser desculpada”, declaram ainda na nota.

Esta é a mais recente de várias ações que têm sido praticadas pelos ativistas em espaço público. “O plano que temos é começar por desinvestir qualquer dinheiro público da indústria fóssil, eliminar todos os subsídios à indústria fóssil”, acrescentam, referindo que exigem “o cancelamento de qualquer proposta ou plano de expansão fóssil, como expansão de autoestradas, novos aeroportos, novos gasodutos ou expansão do porto de Sines”.

O grupo partilhou o momento nas stories da sua página oficial de Instagram:

© Reprodução/ Climáximo

Leia Também: Climáximo diz que 12 ativistas “reunidos a conversar” foram detidos

PUB

Dúvidas sobre créditos e/ou seguros? Alie-se à Poupança no Minuto e saiba a informação de que precisa

Cultura Viagens 10/10/23

Paris é sempre uma boa ideia. Reserve já desde 73€ ida.

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Recomendados para si

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM