Honda lança ZR-V no Brasil com DNA de Civic, mas não podemos confundir

Honda lança ZR V no Brasil com DNA de Civic, mas não podemos confundir

Divulgação/Honda Honda ZR-V tem design mais arredondado do que outros carros da marca

A Honda revelou oficialmente o aguardado ZR-V no Brasilum SUV médio importado do México. Com preço inicial de R$ 214.500o ZR-V enfrentará o Jeep CompassVolkswagen Taos  e o Toyota Corolla Cross . As vendas estão programadas para o 31 de outubro, com o primeiro lote para dezembro e janeiro. 

O Honda chega com uma v ersão única, batizada de Touring. Construído na mesma plataforma do Civic atual, geração 11ele se posiciona de forma estratégica entre o HR-V e o CR-V. O segundo será lançado no primeiro semestre de 2024, oferecendo uma opção top no catálogo de SUVs da fabricante. Seu preço pode passar de R$ 300 mil .

Dimensões e espaço Interno:

A Honda destaca o ZR-V como um veículo sinônimo de espaço interno. Entre os três principais concorrentes, o modelo destaca-se em comprimento e largura, ficando apenas em segundo lugar em relação ao entre-eixos. Com 4,57 metros de comprimento, 1,84 m de largura (sem espelhos) e 2,66 m de entre-eixos, o modelo possui uma altura de 1,61 m e um vão livre do solo de 18 centímetros. 

Na prática, essas dimensões se traduziram bem. Mesmo com o banco ajustado para mim, que tenho 1,87 metro de altura, ainda sobram dois dedos de espaço na parte traseira. Além disso, há uma folga confortável entre a cabeça e o teto. O túnel central baixo e plano permite que três passageiros viajem confortavelmente. 

No entanto, há ressalvas que faltaram, e o seu irmão, o HR-V, possui. Na parte traseira, o veículo não possui vidros automáticos de um-toque apoio de braço central e saída de ar-condicionado no centro. De acordo com a Honda, as saídas de ar estão localizadas sob os bancos, no entanto, não foi possível sentir o fluxo de ar ao colocar a mão no local, o que pode não ser a opção mais prática .

Outro destaque do ZR-V é a posição ao volante. Com base na plataforma do Civic, o SUV promete um ângulo de assento confortável, semelhante ao de um sedã. A proposta é oferecer a melhor posição para guiar. Devido a isso, eles deixaram o ângulo do joelho até o quadril bem posicionados, como de um sedã e o ponto de visão elevado, de um SUV. 

De fato, oferece um posicionamento ergonômico que proporciona mais conforto em comparação a outros SUVs. O banco proporciona excelente conforto ao motorista, graças aos encaixes laterais que oferecem um apoio firme, e, principalmente, o sistema inteligente da Honda com estabilizador corporal, que consiste em estruturas no encosto e no assento, com placas de resina que estabilizam a região do quadril e das vértebras. A resultante é extremamente útil em viagens longas.

Mas o sinônimo de espaço interno que a Honda citou, não se multiplica no porta-malas. Ele é razoável, mas o menor entre os principais concorrentes. São apenas 389 litros de capacidade. Com os bancos rebatidos, o volume chega a 1.306 litros. 

Divulgação/Honda Performance do motor 2.0 aspirado não consegue vencer o porte e peso do carro

Design e Estilo:

O ZR-V apresenta um design maduro e robusto, com toques de elegância, e preto brilhante por toda parte. Ele compartilha algumas características com outros modelos da marca, como os faróis, idênticos aos do Civic, com 3 blocos principais e iluminação full LED, e um capô elevado com silhueta que remete ao HR-V. Essa identidade de design amplo tem sido adotada pela Honda para aprimorar tanto a segurança quanto a experiência de condução. E isso se torna um fato – o campo de visão é imensa, proporcionando uma visão ampla e desobstruída do ambiente ao redor.

A grade frontal adota um padrão estilo colmeia, lembrando sutilmente o design presente na HR-V Touring, mas com identidade única. É uma grade generosa, permitindo uma maior entrada de ar para o motor. Em vez de posicionar o logo da Honda na grade, como geralmente fazem, a marca optou por destacá-lo na inclinação que liga o capô à parte frontal da carroceria.

Na parte inferior, destaca-se uma peça em preto brilhante com um distintivo formato de “C”. Isso contribui para o visual arrojado e contemporâneo da dianteira do ZR-V.

As laterais são compostas por rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus 215/60 R17. Suas rodas têm um design que remete aos HR-V dos anos 2019 e 2021, mas com adereços a mais de preto brilhante e cinco raios. Há mescla de preto brilhante e superfície polida. O estepe é de rodagem, aro 17 com pneus T135/90D17 104M . Os para-lamas também recebem um toque com preto brilhante. Para referência, em comparação com o CR-V, sua diferença de tamanho é de apenas 63 milímetros, o equivalente ao comprimento de um cartão de crédito.

A parte traseira do ZR-V se revela única, com lanternas bipartidas e full LED, oferecendo um visual limpo e sofisticado. Eles são escurecidos como o City. Na parte inferior, o para-choque se destaca com detalhes novamente em preto brilhante, que abriga sensores de estacionamento e defletores traseiros. O ponto chave do ZR-V fica por conta da ponteira de escape, que não é caída como o Corolla Cross, ou meio pintada. A Honda optou por uma única ponteira cromada e de verdade, sem imitação.

Divulgação/Honda Há um pouco de Honda City hatch na traseira, mas é apenas um parentesco leve

Motorização e Desempenho:

Embora não seja a proposta do veículo, preciso destacar: o motor é uma das áreas em que o ZR-V apresenta algumas limitações. O modelo é equipado com um 2.0 aspirado de 16 válvulas, entregando 161 cv a 6500 rpm e 19,1 kgfm a 4200 rpm, em conjunto com uma transmissão CVT que simula sete marchas. Embora não tenha sido divulgada a marca dos 0 a 100 km/h, em meus testes, o ZR-V levou cerca de 12 segundos para alcançar essa marca. Em comparação aos seus concorrentes diretos, ele é o mais lento disparado, sendo o único a ficar fora da faixa dos 10 segundos. Durante as ultrapassagens, o som do motor invade a cabine. 

Vale ressaltar que a tração é dianteira. A nova propulsão pertence a uma nova família de motores e disponibiliza 11 cv a mais do que o Civic de décima geração e menos emissão de gases poluentes. 

Já em relação ao acelerador, ZR-V apresenta um certo “delay” na resposta, embora a Honda tenha afirmado que o sistema ‘’Step-Shift’’ melhore esse aspecto. 

Entretanto, é importante lembrar que essa não é a proposta principal do veículo. Em relação ao conforto, o ZR-V é extremamente agradável tanto em estradas quanto na cidadetípico de um modelo Honda com transmissão CVT. Quanto ao consumo, a marca divulgou números de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, lembrando que o veículo é movido exclusivamente por gasolina.

Divulgação/Honda Como em outros modelos da marca, os faróis são de LEDs

Dirigibilidade: 

A posição de dirigir, como mencionado anteriormente, é excelente. Você se sente elevado e bem posicionado na cabine. A suspensão dianteira do tipo McPherson e a traseira multilink, como a do CR-V, mostra um desempenho impressionante nas ruas esburacadas, ajuste que proporciona uma sensação macia e confortável. A dirigibilidade é precisa, e, devo admitir, o carro se mostra extremamente ágil nas curvas e oferece uma estabilidade interessantemesmo a altas velocidades. Você não tem a sensação de estar dirigindo tão rápido quanto indicado no velocímetro, o que demonstra ser estável. 

O sistema de freio é preciso e lida muito bem com os 1.464 kg do veículo em velocidades mais elevadas. No entanto, ao atingir os 110 km/h e frear, senti o carro inclinar-se para a direita e precisei fazer uma correção. Contudo, o sistema de freio funcionou eficientemente.

Por fim, o ZR-V utiliza uma plataforma que compartilha itens de direção e suspensão com Civic e CR-V. Como a barra de direção e subquadro do Civic e suspensão traseira e pinças de freio do CR-V. 

Divulgação/Honda Interior usa materiais de alta qualidade, o que ajuda a justificar o posicionamento de mercado do SUV

Tecnologia, Interior e  Segurança:

O modelo da Honda se destaca em segurança, superando os concorrentes ao utilizar o sistema Honda Sensingo mesmo presente no HR-V e Civic. Ele possui uma câmera de visão ampla instalada no para-brisa, responsável por detectar informações relacionadas à segurança e assistência ao motorista. Entre os cinco principais recursos do sistema, destacam-se: controle de cruzeiro adaptativo start and go (ACC), além de sistemas de frenagem para mitigação de colisão (CMBS), de permanência em faixa a partir de 70 km/h (LKAS), para mitigação de evasão de pista (RDM) e farol alto automático (AHB). 

O interior do veículo apresenta um acabamento de alta qualidade, com o uso de excelentes materiais e ajustes precisos. O painel assemelha-se ao do Civic, repleto de revestimento em couro e com poucas inserções de plástico. O couro, de alta qualidade, está presente nas portas e outras partes do interior. Além disso, é possível encontrar diversos pontos de toque suave. Vale destacar que o couro utilizado é sintético. As portas traseiras também são revestidas com couro.

O painel de instrumentos é semelhante ao encontrado no City e HR-V, com uma tela de 7 polegadas à esquerda e um velocímetro analógico à direita. A central multimídia, com tela de 9 polegadas, está posicionada mais acima e oferece suporte ao Apple CarPlay sem fio e ao Android Auto com fio, além de várias funcionalidades que podem ser personalizadas. Uma delas é o sistema LaneWatch, que ativa uma câmera no lado direito do carro por um botão ou quando coloca seta para a direita. O que pode atrapalhar em caminhos que utilizam o GPS. O ZR-V também possui teto solar, 8 air bags, assistente de controle de descida (HDC), assistente de tração e estabilidade e sistema de partida em rampa (HSA) 

O sistema de ar-condicionado é digital e de duas zonas, e o veículo oferece uma ampla variedade de porta-objetos, no total são 11. O modelo possui também seis portas carregamentos, 5 tipo C, e um carregador de indução no console central de 15 volts. Além disso, o banco do motorista possui ajustes elétricos. 

Divulgação/Honda Teto solar tem acionamento elétrico, mas conta com pequena área de abertura

Versões e Preços:

A Honda entregará aos brasileiros mais uma versão importada, Dessa vez é do México, onde o ZR-V também é produzido para o mercado norte-americano. A versão que será entregue aqui será apenas a Touring, que custa R$ 214.500. O planejamento da marca é de 1.000 emplacamentos mensais para o começo de dezembro. As vendas estarão disponíveis em qualquer rede Honda a partir de 31 de outubro. A montadora disponilizou 3 novas cores, nomeadas de azul aurora perolizado, vermelho adrenalina e cinza titanium perolizado. E a curiosidade fica para a letra Z, que faz referência à geração Z, compreendida por pessoas que nasceram do meados dos anos 90 até 2010.

Ficha técnica

Motor: 1.996 cm3, dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, 161 cv a 6.500 rpm, 19,1 kgfm de torque a 4.200 rpm

Câmbio: automático CVT, tração dianteira

Direção: elétrica

Suspensão: McPherson na dianteira e multilink na traseira

Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 215/60 R17

Peso: 1.446 kg

Dimensões: 4,57 metros de comprimento; 1,84 m de largura (sem espelhos); 1,61 m de altura; 2,66 m de distância entre-eixos; tanque de combustível de 53 litros; porta-malas de 389 litros

Fonte: CARROS.IG.COM.BR