Pensando em viajar no fim de ano? Veja dicas para evitar problemas

Pensando em viajar no fim de ano? Veja dicas para evitar problemas

Divulgação Manutenção preventiva pode evitar sustos durante a viagem

Durante o fim do anomuitas pessoas aproveitam a data para cair na estrada em viagens para visitar familiares. Quem viaja de carro próprio, precisa se atentar a determinas pontos para evitar passar por situações desagradáveis no trajeto; confira algumas dicas.

1 – Dê atenção especial aos pneus

Os pneus são o ponto de contato entre o carro e o solo, portanto, devem ser cuidados com muita atenção. Antes de qualquer viagem, vale a pena inspecionar os pneus do carro, verificar a calibragembem como realizar o balanceamento e alinhamento para evitar o desgaste irregular dos pneus. Pneus descalibradosalém de ficarem mais suscetíveis a furos podem dificultar o controle do veículo e também pioram o consumo de combustível .

2 – Faça uma revisão nos freios

Muitos motoristas só pensam nos freios do carro quando começam a emitir algum ruído durante a frenagem. Antes de toda viagem, principalmente se o trajeto for muito longo, é importante verificar todo o sistema com um mecânico de confiança. Durante a viagem, os freios podem apresentar um desgaste excessivoe também é importante observar o fluído de freioresponsável por transmitir a pressão do pedal para as rodas.

3 – Verifique o nível de óleo do motor

Reprodução Checar o óleo, pelo menos uma vez ao mês, é importante para garantir uma saúde plena do seu motor

O óleo é vital para a preservação da vida útil do motor do seu carro . Além de realizar as trocas no período recomendado pelo fabricante,  verificar regularmente o nível do lubrificante pode prevenir o motoristas de sustos posteriores. Há alguns motores que consomem mais óleo que outros, ou em casos de motores mais rodados, podem haver alguns vazamentos, que se negligenciados, podem comprometer o seu motor.

4 – Não esqueça da parte elétrica

Durante o uso cotidiano, podemos não perceber quando uma luz de freio está queimada, por exemplo. Antes de viajar, vale a pena checar todas as luzes do veículo, bem como a vida da bateria. Além de poder representar um risco nas estradas, conduzir veículo com defeito no sistema de iluminação, sinalização ou lâmpadas queimadas é uma infração média, com multa de R$ 130,16, além de 4 pontos na CNH .

5 – Use Combustível de qualidade

Durante viagens muito longas, os motoristas podem ser forçados a abastecer em postos de gasolina que comercializam combustível adulterado o que além de trazer danos ao motor a longo prazo, podem influenciar negativamente no consumo de combustível. Procure sempre por postos de bandeira confiável para evitar riscos.

6 – Verifique o estepe e as ferramentas

Divulgação Quando for calibrar os pneus, não esqueça de verificar a pressão e aproveitar para calibrar também o estepe.

Se a verificação dos pneus é importante, o estepe não pode ser deixado de lado. O motorista deve verificar se o pneu sobressalente não está ressecado, por exemplo, e também deve calibrá-lo, para não comprometer sua utilização em caso de necessidade. 

Além disso, macaco, triângulo e chave de roda devem estar presentes no veículo para uso em caso de emergência. Ser flagrado trafegando sem essas ferramentas é infração gravecom multa de R$ 195,23cinco pontos na carteira e retenção do veículo até regularização .

E no caso de pneus run flat?

Nos casos de automóveis equipados com pneus do tipo Run Flat, que podem rodar mesmo sem pressão, ou modelos que são oferecidos somente com kit rápido de reparo, não é necessário ter estepe, afinal, o veículo não é comercializado com esse item.

Fonte: CARROS.IG.COM.BR