Guia de Raças: LaPerm, uma das raças de gato mais raras do mundo

Guia de Raças: LaPerm, uma das raças de gato mais raras do mundo

reprodução shutterstock O LaPerm é uma das raças de gatos mais raras do mundo

A raça surgiu em 1982, em uma fazenda de cerejas no estado de Oregon, nos Estados Unidosquando nasceu uma gatinha diferente de sua mãe e do resto da ninhada. Ela era calva e, à medida que crescia, cresciam também os seus pelos que eram macios e ondulados.

O tutor não entendia nada sobre criação de gatos ou genética, então apenas deixou que seus gatos se reproduzissem livremente por cerca de 10 anos. Neste período, outros filhotes semelhantes nasceram. Eventualmente, o tutor percebeu que aqueles gatos tinham algo de diferente e único, então finalmente iniciou um programa de reprodução e a expor seus gatos.

Muitos amantes de gatos despertaram um enorme interesse por esses felinos, que logo receberam reconhecimento com raça única, em 1995, nos Estados Unidos. Alguns anos depois, a Associação Internacional de Gatos também estabeleceu o padrão da raça.

Características

mekare_nl/Flickr Gato da raça LaPerm

Personalidade

O LaPerm é uma raça de gatos inteligentes, curiosos e companheiros. São bastante ativos e adoram brincadeiras com bolinhas de papel e catnip. Gostam de estar próximos aos tutores e de interagir.

Amam participar de tudo o que o tutor estiver fazendo, o acompanhando por toda a casa ou fazendo companhia durante as horas de sofá assistindo televisão, por exemplo.

São comunicativos e vão avisar quando a tigelinha de ração estiver vazia. Se adaptam bem à vida em diferentes ambientes, como casas e apartamentos, desde que tenham bastante brinquedos e entretenimento — um ambiente gatificado.

Cuidados com a saúde

É necessário cuidado específico com cada tipo de pelo?

A raça tem uma característica singular de nascer calva e, conforme cresce, sua pelagem cresce junto. Há duas variações, uma de pelos longos e outra de pelos curtos, sendo que ambas contam com pelos bem macios.

De acordo com a médica-veterinária Thaís Matos, a pelagem do LaPerm é ondulada e requer poucos cuidados, “ela não se enriça facilmente e a queda de pelo é menor quando comparada com outras raças.”

Escovação

“O tempo necessário para manutenção da pelagem dependerá do comprimento do mesma, de forma que se seu gato tiver pelo longo, terá que escová-lo diariamente para evitar nós e bolas de pelo”, diz a profissional da DogHero.

Para as variações de pelo médio ou curto, Thaís afirma que “basta escovar duas vezes por semana para manter a pelagem macia e brilhosa, e para retirar o excesso de pelame morto, de preferência usar escovas macias.”

É necessário dar banhos?

Thaís diz que os gatos da raça, geralmente, adoram tomar banho, no entanto, “para determinar a frequência e necessidade desse cuidado é recomendado buscar orientação de um médico veterinário, de preferência especialista em felinos ou dermatologista, pois cada raça tem suas particularidades quanto a essa questão.”

Melhores produtos para higiene

No mercado existem diversos produtos de higiene para gatos, como lenços umedecidos, xampus, e produtos para banho a seco.

“Não há produto específico para a higiene dessa raça, a escolha de produtos específicos vai depender da necessidade do pet e da preferência do tutor”, diz a veterinária.

Propensão a doenças genéticas

O LaPerm é uma raça bastante saudável e não há registros de doenças genéticas associadas a esses gatinhos. “Porém, isso não é garantia de que ele não possa ficar doente, sendo necessárias idas ao médico veterinário para consultas de rotina”, alerta a veterinária.

Alimentação adequada para a raça

“O principal benefício de uma alimentação saudável e balanceada para os gatos, de uma forma geral, é proporcionar qualidade de vida. Assim como em seres humanos, o alimento serve como combustível para o corpo dos animais”, diz Thaís.

“É importante destacar que para algumas raças existem alimentos específicos e com finalidades diferentes. A oferta de alimentos que não são próprios para gatos e fase de vida do pet pode acarretar vários inconvenientes como doenças nutricionais ocasionadas por carência ou excesso de nutrientes, excesso de gordura e consequentemente o sobrepeso, excesso de sal que sobrecarrega a função renal, excesso de carboidratos e de proteínas.”

“Para escolher a melhor ração deve-se levar o pet ao médico veterinário, em que o animal passará por exames de rotina, exames físicos e anamnese, permitindo que o especialista entenda se há alguma particularidade que deve ser levada em conta na alimentação. O médico levará em conta as características do gato e a rotina e preferência do tutor”, finaliza.

Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais:  Instagram, X (Twitter), Facebook e  Comunidade no Whatsapp.

Fonte: CANALDOPET.IG.COM.BR