Dá pra remover tatuagem? Jovem violentada pelo ex-namorado consegue ajuda, mas processo é doloroso e demorado

Uma jovem de 18 anos, moradora da cidade de Taubaté (SP), virou notícia em todo o país por ser vítima de uma violência cometida pelo ex-namorado. Além de agressões, o suspeito, mediante o emprego de força, tatuou o próprio nome no rosto da vítima.

Sensibilizada, a jornalista Sônia Bridi, da TV Globo, ofereceu ajuda para o pagamento da remoção da tinta, bem como para o custeio de um advogado. Ocorre que o processo para apagar os desenhos são lentos e dolorosos.

Processo para remover tatuagem é lento e doloroso

Especialistas afirmam que, a depender do caso, o processo de remoção de uma tatuagem pode levar meses. Além disso, o trabalho é doloroso ao paciente e demanda um profissional técnico capacitado e que detenha a aparelhagem necessária para que a área possa ser despigmentada.

Em entrevista à Universa, a médica Mariana Anabuki indica que o Laser ND Yag é um dos aparelhos com potencial para a remoção das tatuagens. Todavia, o paciente pode ficar com a pele repleta de cicatrizes, além da possibilidade de desenvolvimento de uma coloração mais escura em comparação à tonalidade natural da pele.

Mesmo com o uso de anestésicos, o paciente é capaz de sofrer com as dores decorrentes do procedimento. Além disso, são necessárias múltiplas sessões, uma vez que é preciso aguardar o corpo expelir naturalmente a tinta dissolvida com o laser. Durante o período, casquinhas análogas às de machucados comuns podem se desenvolver, embora existam cremes específicos que auxiliem o tratamento.

“No caso dessa vítima, não é uma tatuagem muito grande nem tem desenho. O fato de o agressor ter usado unicamente pigmento preto facilita a remoção. Nesses casos, geralmente realizamos entre seis e dez sessões”, explicou a referida expert.

https://3ec2e48429aa433bc07158035a595c2e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Outra alternativa disponível no mercado é a pigmentação da pele com tinta que seja na mesma tonalidade da pele, sendo procedimento comum em vítimas de crimes como os da jovem de Taubaté. Todavia, a tatuadora profissional Karlla Mendes, também em entrevista à Universa, ressalta que este não é o melhor caminho a ser adotado no caso da vítima do ex-namorado, uma vez que nenhuma tinta será capaz de cobrir o tom preto das escritas do nome do suspeito.

“No caso dessa vítima nada vai cobrir o preto. Pode pigmentar, mas quando cicatrizar a cor escura vai permanecer”, explica a profissional, recomendando que, neste caso, o melhor caminho seja o tratamento com laser de remoção.

I7 News