Ciclone com riscos de destruição deve passar pelo Brasil; Defesa Civil emite alerta

A Defesa Civil alertou que um ciclone extratropical deve causar fortes chuvas e ventos fortes em Santa Catarina entre esta terça-feira (9) e quarta-feira (10).

A previsão vale especialmente para o norte, sul, partes da Serra e o extremo norte do Vale do Itajaí. Rajadas de vento superiores a 100 km/h também são possíveis em Florianópolis e no litoral norte.

Além da queda de telhados, árvores e danos à rede elétrica, há riscos de inundações, deslizamentos de terra e inundações repentinas. De acordo com meteorologistas, o ciclone vai se formar no mar.

Chuva volumosa

No norte, sul, parte da Serra e no extremo norte do Vale do Itajaí, é provável que ocorram mais de 200 mm de chuva. Na Serra e no Sul, a precipitação média de agosto foi de 190 mm, de acordo com a Epagri/Ciram, que monitora as condições climáticas do estado.

Os acúmulos devem ficar entre 100 e 200 mm em Florianópolis, no Litoral Norte, na maior parte do Vale do Itajaí, e no restante da Serra e Norte. Em Florianópolis e no litoral norte, a média pluviométrica em agosto chega a 130 mm. Nas regiões mais ao Leste da Serra, Vale do Itajaí, Norte e Oeste, são esperadas acumulações entre 40 e 80 mm.

Ventos fortes

De acordo com o Ministério da Defesa Civil, a previsão de fortes rajadas de vento vigora entre a tarde de terça-feira e a noite de quarta-feira. Eles podem atingir 100 km/h em todas as áreas, exceto no oeste, onde a velocidade máxima deve ser de 80 km/h. As rajadas de vento podem ultrapassar 100 km/h em Florianópolis e áreas do litoral norte.

A Defesa Civil recomendou que a população redobre a atenção com a passagem do ciclone. Entre as recomendações está o alerta para evitar áreas alagadas, ficar atento a inclinação de árvores, postes e movimento da terra e evitar buscar a abrigo perto de placas ou árvores que possam ser arremessadas durante uma rajada de vento.

i7 News