Deputada Cássia Muleta tem celular clonado por criminosos em Rondônia

A deputada estadual Cássia Gomes dos Santos, conhecida como Cássia Muleta, teve o celular clonado por criminosos na última quinta-feira (10). Segundo a assessoria da parlamentar, contatos da agenda de Cássia receberam mensagens via WhatsApp com pedido para que fizessem depósitos em dinheiro.

Em sua página oficial, a deputada publicou sobre o assunto e pediu para que ninguém faça depósito bancário ou transferência para o seu nome.

Algumas pessoas que receberam mensagens do WhatsApp, em nome da deputada, postaram prints também para alertar sobre o golpe.

Em uma das conversas, os criminosos escreveram: “Tá podendo falar? Queria te pedir um favor, tô sem jeito de pedir. Consegue fazer um pagamento via transferência? Fiz dois pagamentos pagamentos hoje, amanhã libera. Eu faço de volta sem falta, tá”?

Depois de descobrir que sua conta na rede social havia sido clonada, Cássia Muleta fez um post no Facebook alertando seus contatos pessoais e profissionais.

“WatssApp clonado, estão se passando por mim para pedir dinheiro a meus contatos. Fique atento, pois se você receber alguma mensagem com esse conteúdo não responda e nem transfira qualquer valor. As providências já estão sendo tomadas. Obrigada a todos”, escreveu.

Invasão em celulares de deputados

Não é a primeira vez que os celulares dos deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) são alvos de criminosos virtuais. Em setembro do ano passado, Anderson Pereira (PROS), Ismael Crispim (PSB), Jair Montes (PTC), Jean Oliveira (MDB) e Rosângela Donadon (PDT) tiveram seus WhatsApps clonados.

À época, a Casa de Leis informou que os números de telefones afetados pela invasão eram os funcionais, ou seja, mantidos pela Assembleia.

Teve a conta no WhatsApp clonada? Saiba o que fazer

Embora todas as mensagens sejam protegidas por criptografia de ponta a ponta (uma espécie de embaralhamento digital), se o usuário não adotar algumas medidas de segurança, informações pessoais ficam desprotegidas, podendo ser acessadas indevidamente.

Quando uma conta é roubada, o golpista configura a autenticação de dois fatores no aparelho dele. Isso impede que o verdadeiro dono da conta consiga recuperá-la ( veja aqui o passo a passo).

Fonte: G1/RO