PREFEITURA PROÍBE CONSUMIR, PORTAR, VENDER E TRANSPORTAR BEBIDAS ALCOÓLICAS NA PRAÇA DOS PIONEIROS, SOB PENA DE MULTA DE ATÉ R$ 1.061,30

POR MEIO DO DECRETO MUNICIPAL N. 5.859/2020, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2020, A PREFEITURA ESTABELECEU DIRETRIZES PARA CONVIVÊNCIA NA PRAÇA DOS PIONEIROS.

O DECRETO ESTABELECE QUE EM TODO O ESPAÇO DA PRAÇA DOS PIONEIROS, FICA PROIBIDO:

I – CONSUMIR, PORTAR, VENDER, TRANSPORTAR TODOS E QUAISQUER TIPOS DE BEBIDAS ALCOÓLICAS;

II – PRODUZIR QUALQUER TIPO DE ALIMENTO COM INSTALAÇÃO DE FOGÃO, FOGAREIRO, CHURRASQUEIRAS E FOGUEIRAS;

III – INSTALAÇÃO DE TODOS E QUAISQUER TIPOS DE BARRACAS E TENDAS, INCLUSIVE PARA FINS DE ACAMPAMENTO.

O DESCUMPRIMENTO DO DECRETO SUJEITARÁ O INFRATOR À MULTA DE 5 UVFS (R$ 530,65 – CONSIDERANDO VALOR ATUAL DA UVF), DUPLICANDO EM CASO DE REINCIDÊNCIA, E APREENSÃO DOS OBJETOS.

O REFERIDO DECRETO TEVE MOTIVAÇÃO CONSIDERANDO QUE A PRAÇA DOS PIONEIROS É UM DOS PRINCIPAIS PONTOS DE CONVIVÊNCIA, LAZER E ENTRETENIMENTO NA CIDADE, E DIANTE DO USO INDEVIDO POR ÉBRIOS HABITUAIS, USUÁRIOS DE DROGAS E ANDARILHOS, DIVERSOS DANOS TEM SIDO OCASIONADOS NAS INSTALAÇÕES GERAIS DA PRAÇA DOS PIONEIROS, E DIANTE DAS QUESTÕES AMBIENTAIS E SANITÁRIAS, DEVIDO AO ACUMULO DE LIXO RESULTANTE DE RECIPIENTES DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, RESTOS DE COMIDA, EMBALAGENS, TALHERES, PRATOS, ETC., DISPENSADOS POR ESSAS PESSOAS.

A PRAÇA DOS PIONEIROS SE TRATA DE AMBIENTE DE CONVIVÊNCIA DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E FAMÍLIAS PARA LAZER E ENTRETENIMENTO E QUE HÁ A NECESSIDADE DE SE RESTABELECER E MANTER A SEGURANÇA, A ORDEM E A HIGIENE NA PRAÇA DOS PIONEIROS, PARA QUE ASSIM SE PROPORCIONE UMA MELHOR UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO.

IMPORTANTE DESTACAR QUE A PREFEITURA, POR MEIO DE SUA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SEMAST), TEM REALIZADO DIVERSOS TRABALHOS NO SENTIDO DE RECUPERAR E RETIRAR DAS RUAS ESSAS PESSOAS, DANDO-AS DIGNIDADE, ONDE, EM ALGUMAS OCASIÕES, SÃO ENCAMINHADOS PARA CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO.

Assessoria