Vini Jr. cobra punição após ser chamado de ‘chimpanzé’ por torcedores do Atlético de Madri

Vini Jr. cobra punição após ser chamado de ‘chimpanzé’ por torcedores do Atlético de Madri

Foto: Reprodução Vini Jr. cobra punição após ser chamado de ‘chimpanzé’ por torcedores do Atlético de Madri

Vini Jr. não estava presente, o Real Madrid não estava presente e, mesmo assim, o jogador foi vítima de cânticos racistas da torcida do Atlético de Madri, na última quarta-feira, 13, na vitória contra a Inter de Milão, na capital espanhola, pelas oitavas de final da Champions League. O atacante brasileiro cobrou punição contra os torcedores que o chamaram de “chimpanzé.

“Espero que vocês já tenham pensado na punição deles. É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente”, escreveu Vini Jr. no X, antigo Twitter, endereçando sua mensagem à Uefa, que ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Espero que vocês já tenham pensado na punição deles. @ChampionsLeague https://t.co/IDHAkG9H6S

— Vini Jr. (@vinijr) March 14, 2024

A LaLiga, dona do Campeonato Espanhol, entrou em cena e, mesmo que os insultos não tenham acontecido em uma competição de sua organização, prometeu denunciar o caso à Procuradoria de Combate ao Ódio. Na última segunda-feira, durante o LALIGA Experiencie, em São Paulo, a entidade reconheceu a marca abalada por ofensas e citou ações para combater o racismo sistemático.

“LaLiga está muito empenhada em fazer do futebol um espaço livre de ódio e continuará combatente implacavelmente qualquer atitude de racismo, homofobia, violência, ódio… Seja qual for a competição”, disse a LaLiga em comunicado.

Os insultos foram gravados quando torcedores do Atlético estavam de fora do estádio Metropolitano. Esse é o terceiro caso registrado de torcedores do mesmo time contra o jogador brasileiro, sempre com músicas já existentes e refrões adaptados para ofender o atleta, ainda em 2022.

Outros dois episódios, sem músicas, aconteceram quando um boneco de Vini Jr. apareceu enforcado em uma ponte da cidade, e insultos a uma jovem torcedora que estava com a camisa do jogador, já em 2023. Na primeira ocasião, acusados do crime de ódio foram presos.

Nas outras ocasiões, o Ministério Público da Espanha classificou as ofensas como uma rivalidade entre os torcedores de Atlético e de Real Madrid.

Fonte: ESPORTE.IG.COM.BR