Receitas com chuchu cheias de sabor que vão te surpreender

Rafaela Rissoli Receitas com chuchu cheias de sabor que vão te surpreender

Chuchu não costuma ser um legume que gera expectativas quando é servido, mas você sabia que ele melhora o funcionamento intestinal por ser extremamente rico em fibras? Acredite, ele fortalece a imunidade graças a quantidade de vitamina C, previne doenças como gripe, resfriado e até diabetes. Além disso, receitas com chuchu podem ser muito saborosas e práticas para o dia a dia.

Você com certeza o verá com olhos mais amigáveis depois de experimentar algumas destas receitas com chuchu que separamos. Confira opções rápidas, gostosas e diferentes!

Receitas com chuchu para refeições mais nutritivas

Gratinado de chuchu

chuchu

Tempo:  35min
Rendimento:  5
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio e refogue o alho e o chuchu por 3 minutos. Adicione a salsa, a água e sal e cozinhe até ficar al dente. Desligue e reserve. Para o refogado de atum, aqueça uma panela com o azeite em fogo médio, frite a cebola até dourar, adicione o atum, a azeitona e sal e refogue por 2 minutos. Reserve. Para o creme, misture o creme de leite, os ovos, o parmesão e sal. Para a montagem, coloque o refogado de chuchu em um refratário médio untado, cubra com o refogado de atum e espalhe o creme por cima. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar.

Caldo de chuchu com bacon

imagem26-10-2020-13-10-45

Tempo:  45min
Rendimento:  5 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, cozinhe o chuchu, a água e o caldo de legumes, em fogo médio, até amaciar. Desligue, deixe amornar e bata no liquidificador com o creme de leite. Reserve. Aqueça outra panela com o azeite, em fogo médio, e frite o bacon até dourar. Adicione a cebola, o alho, a pimenta dedo-de-moça, a cenoura, sal, pimenta e refogue por 5 minutos. Junte o chuchu batido, acerte o sal e cozinhe por 5 minutos. Desligue e sirva em seguida.

Salada de chuchu

chuchu

Tempo:  20min
Rendimento:  6 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe o chuchu no vapor por 5 minutos ou até ficar al dente. Escorra e deixe esfriar. Em uma tigela, coloque o chuchu já frio, a cebola, a acelga, o cheiro-verde, a pimenta biquinho, o suco de limão, o vinagre, sal e misture. Transfira para uma saladeira e sirva em seguida.

Salada de couve-flor, chuchu e brócolis

imagem26-10-2020-13-10-48

Tempo:  45min (+30min de geladeira)
Rendimento:  6
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe os legumes no vapor por 15 minutos ou até ficar al dente. Transfira para uma travessa e leve á geladeira por 30 minutos. Para o molho, bata no liquidificador o requeijão, o vinagre, o sal, a pimenta, o parmesão, a muçarela e a água. Adicione o gorgonzola e misture com uma colher. Regue a salada com o molho e sirva.

Chuchu com camarão

chuchu

Tempo:  30min
Rendimento:  4 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em fogo alto, aqueça uma panela com o óleo e refogue a cebola e o alho por 5 minutos ou até começar a dourar. Acrescente o chuchu, o caldo de legumes ou de camarão e a água quente. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, mexendo de vez em quando, ou até o chuchu amaciar e secar a água. Adicione o camarão, sal e pimenta e refogue, mexendo por 3 minutos. Sirva polvilhado com salsa e, se desejar, com arroz branco e salada de alface e tomate.

Suflê de chuchu

chuchu

Tempo:  50min
Rendimento:  5
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Aqueça uma panela com a manteiga, em fogo alto, e frite a cebola e o camarão por 3 minutos. Adicione o chuchu e refogue por 3 minutos. Acrescente metade do leite, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 5 minutos em fogo médio. Em uma tigela, misture o leite restante, as gemas e a maisena. Despeje na panela com o refogado e cozinhe até engrossar levemente. Desligue e deixe esfriar. Na batedeira, bata as claras em neve com uma pitada de sal e misture delicadamente com o refogado reservado e o fermento em pó. Transfira para um refratário médio untado, polvilhe com a muçarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Sirva em seguida.

Esfirra de chuchu

imagem26-10-2020-13-10-51

Tempo:  3h (+20min de descanso)
Rendimento:  60
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe o azeite com a cebola por 5 minutos. Acrescente o tomate, o chuchu, a azeitona, sal, pimenta e deixe refogar por 10 minutos. Se necessário, acrescente 1/2 xícara (chá) de água. Deixe esfriar, misture o queijo e reserve. Misture o fermento, o açúcar e o sal até virar um líquido. Acrescente a água, o óleo, o queijo, o ovo, e vá juntando a farinha aos poucos até desgrudar das mãos. Sove a massa e faça bolinhas. Deixe crescer por 20 minutos. Abra cada bolinha, coloque o recheio e feche formando triângulos. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada, pincele as gemas e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente. Sirva em seguida.

Conte para gente nos comentários qual destas receitas com chuchu você mais gostou!

The post Receitas com chuchu cheias de sabor que vão te surpreender appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: receitas.ig.com.br/guiadacozinha/2020-10-25/receitas-com-chuchu-cheias-de-sabor-que-vao-te-surpreender.html