Sabor com economia: aprenda quatro receitas deliciosas com sardinha

Frescas ou não, utilize a sardinha para várias receitas

Pixabay/monicore Frescas ou não, utilize a sardinha para várias receitas

Conhecido por ser um peixe mais econômico , a sardinha é versátil e vai bem em diversos preparos, desde saladas à acompanhar massas. Mas você sabia que é possível fazer a sardinha até na crosta de sal? Com criatividade na cozinha, você pode deixar a  sardinha ainda mais gostosa .

Pensando nisso, os chefs Melchior Neto e Olivardo Saqui trouxeram receitas deliciosas com sardinha para você arrasar na cozinha. As receitas são simples e perfeitas para quando você está com  aquela preguiça ou sem muito tempo de cozinhar.

Sardinha na crosta de sal

Esta receita de inspiração portuguesa do chef Melchior Neto leva sardinhas inteiras, sal grosso e outros ingredientes simples.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma tigela coloque o sal grosso e misture com a clara de ovo. Transfira metade do sal para uma forma, acomode as sardinhas uma ao lado da outra e cubra totalmente com o restante do sal.

Leve ao forno pré-aquecido 200° por 30 minutos. Em outra forma coloque os pimentões e a cebola cortados em tiras de 2 cm. Regue com bastante azeite, sal e pimenta do reino a gosto.

Leve ao forno no mesmo tempo da sardinha. Desligue o forno, retire as sardinhas da crosta e sirva com a salada de pimentões e pão português.

Macarrão com sardinha

Este prato do chef Olivardo Saqui leva vinho branco seco, elevando o sabor do prato. Além do sabor mais forte, esta receita é perfeita para inovar o cardápio do dia a dia sem gastar muito.

Você viu?

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma panela com água fervendo, coloque sal e a macarrão para cozinhar até ficar al dente. Abra a lata de sardinha, transfira para um prato e retire a espinha central, reserve.

Corte os tomatinhos ao meio. Leve uma frigideira ao fogo. Despeje o azeite, a folha de louro e os tomatinhos já cortados e refogue até murchar. Adicione o vinho branco e os filés de sardinha misturando bem. Acrescente raspas de limão siciliano, sal e pimenta do reino. Desligue o fogo e reserve.

Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara da água do cozimento e escorra. Despeje a macarrão direto no molho. Se for necessário utilize a água do cozimento para deixar o molho mais fluido. Sirva com salsinha picada e mais um pouco de raspas de limão siciliano ralada na hora.

Sardinha escabeche na pressão

Com ingredientes fáceis de encontrar, a sardinha escabeche do chef Melchior Neto é perfeita para uma receita de uma panela só. A receita é servida fria. 

Ingredientes:

Modo de preparo:

Use uma panela de pressão e comece fazendo camadas intercalando as cebolas, os tomates, o cheiro-verde, as sardinhas e as azeitonas até finalizar estes ingredientes. 

Num recipiente, misture a pimenta-do-reino, o azeite e o vinagre e 2 xícaras de água. Feito isso, despeje sobre as camadas e cubra com as folhas de louro. Tampe a panela de pressão e cozinhe em fogo médio por cerca de 30 minutos após pegar pressão.

Retire a panela do fogo, espere sair toda a pressão e abra a panela. Com cuidado transfira o escabeche para um recipiente com tampa. Leve para gelar e sirva frio, acompanhado com fatias de pão.

Sardinhas com batatas à portuguesa

Neste prato de Oliverdo Saqui utilize sardinhas limpas e frescas. O prato é simples de fazer e fica uma delícia.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma travessa regue o fundo com azeite, acomode as batatas cortadas em rodelas, tempere com sal e pimenta do reino. Em seguida tempere as sardinhas com azeite, limão, sal e pimenta do reino. Coloque-as sobre as batatas. Reserve.

Em uma frigideira coloque o azeite e o alho, doure um pouco, adicione as cebolas e o pimentão e as folhas de louro, deixe refogar, acrescente o tomate tempere com sal e pimenta.

Refogue até murchar, em seguida coloque esse refogado sobre as sardinhas. Leve ao forno a 180 °C por 20 min. Finalize com ovos cozidos cortados ao meio, azeitonas pretas e salsinha picada à gosto.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR