5 receitas de geléias caseiras, saborosas e saudáveis

A geleia é o acompanhamento perfeito para sanduíches, bolos e até tortas Pixabay/jarmoluk A geleia é o acompanhamento perfeito para sanduíches, bolos e até tortas

A geléia é um acompanhamento versátil que pode acompanhar pães, bolachas, biscoitos, petiscos, tapiocas e muitos outros. Além disso, vão bem em qualquer hora do dia, no café da manhã, lanche da tarde ou ceia. Outro benefício do alimento é que é extremamente saudável: diminui a vontade de comer doces, possui antioxidantes, é fonte de energia, previne doenças cardiovasculares e favorece a perda de peso. 

O melhor da geleia caseira é que não possui os aditivos do produto industrializado, algo que só traz benefícios ao nosso bem-estar. Seu preparo é simples e fica pronto em poucos minutos. Confira 5 opções de receitas de geleia e aproveite! 

Geléia de abacaxi

Ingredientes

Modo de preparo

Descasque o abacaxi, retire a polpa dura e pique em cubinhos pequenos. Em seguida, coloque em uma panela, cubra com água e deixe de molho por no mínimo 4 horas.

Acrescente o suco do limão, o açúcar, o cravo e a canela e leve em fogo bem baixo até engrossar e ficar em ponto de doce. Retire o cravo e a canela e coloque em um vidro para conserva devidamente higienizado e fervido, sem a tampa. Deixe esfriar e leve à geladeira.


Geléia de Amora

Ingredientes

Modo de preparo

Lave e retire os cabinhos das amoras e coloque no liquidificador para bater. Vai ficar um caldo bem grosso, passe numa peneira aos poucos e coloque um pouquinho de água na própria peneira para ajudar a coar. Para 10 xícaras de amoras, pode-se usar uns dois copos de água para ajudar a coar.

Depois disso leve o caldo juntamente com o açúcar numa panela grande para cozinhar. Deixe o fogo alto até começar a ferver, depois baixe no mínimo. Deixe cozinhar até reduzir mais ou menos pela metade e mexa de vez em quando. Daí em diante comece a verificar o ponto.

Geléia de Pimenta

Ingredientes

Você viu?

Modo de preparo

Corte as maçãs em pedaços pequenos, com casca e sementes. Coloque em uma panela as maçãs cortadas com a água. Deixe cozinhando em fogo baixo por aproximadamente 1 hora, até que as maçãs estejam bem moles. Passe por um pano coando bem, separando bem o líquido do bagaço. Coloque no liquidificador 1 copo desse suco e bata com as pimentas.

Coloque numa panela o restante do suco, o açúcar e o suco batido com as pimentas, deixe apurar por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo, mexendo sempre. Coloque o vinagre e mexa bem, vai parar de ferver.

Quando voltar a levantar fervura, teste o ponto (coloque um pouquinho da geleia em um prato que ficou no freezer). Se ficar pegajosa, como uma geleia, está pronta. É só colocar num vidro e deixar esfriar. Se ainda não ficou no ponto, deixe mais um pouquinho e vá testando o ponto.

Geléia de goiaba

Ingredientes

Modo de preparo

Corte as goiabas ao meio e retire toda a semente (o miolo). Corte de novo as goiabas em pedaços e jogue no liquidificador com a água, o açúcar e o limão.Bata até ficar uma pasta.

Jogue a pasta em uma panela no fogo baixo e misture por 20 minutos, quando estiver desgrudando da panela desligue o fogo.

Geléia de Mocotó

Ingredientes

Modo de preparo

Ferva ligeiramente os mocotós com água e um pouco de vinho branco, para tirar o cheiro. Escorra a água e cozinhe os mocotós com bastante água (3 a 4 litros) em panela de pressão, por aproximadamente 3 horas, ou até que soltem os ossos e estes fiquem branquinhos.

Durante o cozimento, complete a água se precisar. Depois de cozido, coe em um pano, reservando o caldo em uma vasilha. Levar esse caldo à geladeira até que fique firme. Retire então com uma colher, toda a gordura que ficou na superfície da gelatina, e passe um guardanapo de papel por cima, para limpar bem a gordura.

Coloque em uma panela, junte o açúcar, o vinho, as especiarias e as claras em neve. Leve ao fogo e deixe ferver por 15 minutos e coe novamente em um pano. Coloque em copos ou tacinhas e leve à geladeira para endurecer. 

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR