Umami: 3 receitas de dar água na boca

Umami: 3 receitas de dar água na boca

Aprenda a degustar o sabor umami com estas receitas incríveis! Pexels/Krisztina Papp Aprenda a degustar o sabor umami com estas receitas incríveis!


Resumo



Em julho, o mundo da gastronomia comemora os 113 anos da descoberta do sabor umami. Considerado o quinto sentido do paladar, o umami foi descoberto em 1908 pelo cientista e professor Kikunae Ikeda e está relacionado ao gosto do aminoácido glutamato e de outras substâncias presentes nos alimentos.

De acordo com Hellen Maluly, doutora em ciência dos alimentos e consultora do Comitê Umami, o sabor está presente em alimentos como carne, cogumelos, frutos do marvegetais e até mesmo no leite humano. “Alimentos fermentados e/ou curados são especialmente ricos em umami”, diz.


O umami também é importante para melhorar experiências gastronômicas e a aceitação alimentar, como aumentar a salivação e prolongar o sabor na boca. Para te ajudar a identificar o gosto umami, o comitê ensina três receitas que conferem este sabor e que vão surpreender seu paladar.

Carne de Panela

Carne de panela, prato adorado por muitos brasileiros, tem sabor umami Comitê do Umami/Divulgação Carne de panela, prato adorado por muitos brasileiros, tem sabor umami


Ingredientes

Modo de Preparo

Em uma tigela média, coloque a carne, o vinagre, o alho e 1 e meia colher (chá) de sal, cubra com filme plástico e deixe tomar gosto por 1 hora, na geladeira.

Em uma panela de pressão, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a carne e frite por aproximadamente 8 minutos, ou até dourar por todos os lados.

Regue com a água, tampe a panela e deixe cozinhar, em fogo médio, por 40 minutos após o início da fervura.

Retire do fogo e espere a pressão ceder. Abra a panela e acrescente a cebola, o tomate, o pimentão, o sal restante e o extrato de tomate, e deixe cozinhar por mais 20 minutos, em fogo médio, com a panela semitampada.

Você viu?

Retire do fogo e sirva em seguida.

Tomatinhos Confit

Os tomatinhos podem ser servidos com saladas, carnes, pães e massas Comitê do Umami/Divulgação Os tomatinhos podem ser servidos com saladas, carnes, pães e massas


Ingredientes

Modo de Preparo

Lave e seque bem os tomatinhos.

Coloque-os inteiros em um refratário e tempere com o sal e a pimenta,o louro, o alecrim, o tomilho e o alho, e regue com o azeite. É importante que o azeite alcance cerca da metade da altura dos tomatinhos.

Certifique-se de mergulhar as ervas no azeite, para que elas não queimem quando forem ao forno.

Leve ao médio (180 graus), preaquecido, por cerca de 45 minutos, ou até que os tomatinhos fiquem macios, mas sem se desmancharem.

Retire do forno, transfira para um pote com tampa, e armazene na geladeira por até 1 semana.

Dica: esta conserva pode ser servida acompanhando pães, torradas, saladas, carnes, massas e diversos outros pratos que vão da imaginação e do gosto do freguês.

Salmão com Legumes

Salmão com legumes serve um bom jantar para experimentar o umami Comitê do Umami/Divulgação Salmão com legumes serve um bom jantar para experimentar o umami


Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque o peixe e tempere-o com o suco de limão e 1 colher (chá) do sal. Cubra com filme plástico e deixe tomar gosto na geladeira por, pelo menos, 15 minutos. Reserve.

Disponha cada filé sobre um pedaço de papel-alumínio (25 x 30 cm) e cubra com os legumes e regue cada porção com um pouco do suco da marinada do peixe e com 1 colher (chá) do azeite previamente misturado com o sal restante.

Feche bem os pacotes, deixando um espaço no interior para a circulação do ar, e acomode-os em uma assadeira grande. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 30 minutos.

Retire do forno e, com cuidado para não se queimar, abra os papelotes. Sirva em seguida.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR