Cassoulet: como preparar tradicional prato da culinária francesa

Cassoulet: como preparar tradicional prato da culinária francesa

Reprodução Cassoulet: aprenda o delicioso prato da culinária francesa

Super tradicional na culinária francesa, o cassoulet (pronuncia-se cassulê) vem de uma região do sul da França denominada Languedoc-Roussillon, que abrange as cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse. O prato é muito semelhante à feijoada brasileira: sua base é feijão branco, legumes e muita carne.

Com uma grande variedade de carnes e embutidos, o cassoulet é feito com confit de ganso, confit de pato, salsichas, linguiça, carne de porco, de perdiz ou de cordeiro. O método confit consiste em conservar os alimentos em gordura, de forma que fiquem com uma camada de óleo em sua superfície.


Você viu?

Há registros de preparo do cassoulet desde a Idade Média. Hoje, a receita é tradicional e presente no cotidiano de inúmeras famílias. Castelnaudary, conhecida como a capital mundial do cassoulet, foi responsável por popularizar o prato, e ao longo do ano promove festivais dedicados a ele. Veja a seguir o passo a passo do preparo e delicie-se.

Ingredientes

Modo de preparo

Prepare o buquê de cheiros: envolva os ingredientes em um pedaço de gaze e amarre bem. Reserve. Em uma panela grande, junte o feijão, o toucinho, 3 dentes de alho, 1 cebola espetada com o cravo-da-índia, 1 cenoura e o buquê de cheiros.

Cubra com água e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora ou até que o feijão esteja macio, sem desmanchar (cuide para formar um pouco de caldo).
Em outra panela, frite o bacon, elimine o excesso de gordura e adicione o frango.

Refogue até dourar. Junte a linguiça, a cebola e o alho picados e a cenoura fatiada e refogue por 5 a 7 minutos. Adicione o tomate e tempere com sal e pimenta. Cubra com 2 conchas do caldo do feijão e cozinhe até que a carne fique macia.

Escorra o feijão (reserve o caldo e descarte a cenoura, a cebola, o pedaço de toucinho e o buquê de cheiros) e adicione-o à panela de frango.
Cubra com o caldo reservado e mantenha em fogo baixo até engrossar. Ajuste o sal e sirva.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR