Não erre no frango com quiabo, prato tradicional da culinária mineira

Não erre no frango com quiabo, prato tradicional da culinária mineira

iStock O purê também fica uma delícia como acompanhamento

Resumo

Pensou em culinária mineira, pensou nele: o frango com quiabo. O prato é famoso por ser supersaboroso e sua origem está no século XIX. Há quem diga que a junção foi feita pelos portugueses, africanos e indígenas.  O que não dá para negar é que o prato dominou não só Minas Gerais, mas também todo o território nacional.

Na receita, pode-se usar todas as partes do frango, mas assim como explica o chef Douglas Volpy, duas partes do animal se tornaram mais populares. “Fica muito saboroso com coxa e sobrecoxa”. 

O chef Melchior Neto explica que para o frango ficar ainda mais saboroso, colocá-lo em uma marinada por algumas horas antes do cozimento é o ideal. “a hora do preparo é interessante adicionar um pouco de açafrão, cominho ou até mesmo colorau. Esses temperos vão trazer cor e sabor para o frango. Ervas frescas como cheiro-verde e coentro para a finalização também trazem um toque especial”, diz.

Água e tempo de preparo são essenciais

Para os chefs, a receita pede pouca água. Volpy indica de 1 a 2 xícaras. Neto ressalta que se exagerar na água do cozimento, o caldo fica ralo e o frango sem sabor. “É importante colocar o suficiente para cozinhar o frango sem ficar sobrando muito na panela, a dica é sempre que possível substituir a água por um caldo de legumes que vai deixar o prato ainda mais suculento e saboroso.”

O tempo de preparo do ensopado varia de fogão para fogão, mas os chefs indicam uma média de 30 minutos. “Se for frango caipira, precisa cozinhar um pouco mais”, conta Volpy. Eles ainda indicam o arroz e a polenta como os melhores acompanhamentos do prato. 

Você viu?

No preparo do quiabo, Neto ressalta que é importante tomar cuidado, pois se não for preparado da forma correta, vai soltar a “baba” e pode estragar o prato. “Para evitar que isso aconteça, antes de iniciar o preparo você pode selar o quiabo em uma frigideira para tirar a “baba”. Outra opção é deixar ele de molho na água com limão. A acidez do limão vai ajudar a extrair a “baba” e garantir que o quiabo acrescente apenas sabor ao preparo”, diz.

Para dar um toque ainda mais especial no prato, os chefs dão as dicas: “Além de usar banha de porco no lugar do óleo, pimentão vai deixar o prato bem mais saboroso”, diz Volpy. Anotou as dicas? Então, fique com a receita do Gema Restaurante e se delicie!

Frango com quiabo

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, prepare a marinada com o suco de dois limões e o cominho, coloque o frango e deixe marinar por umas três horas na geladeira. Em outra tigela, deixe de molho o quiabo em água com sal e o limão, isso vai evitar de soltar “baba” durante o cozimento.

Retire o quiabo da água e seque com guardanapo. Em uma panela com azeite, frite o quiabo até dourar e reserve. Na mesma panela refogue a cenoura, cebola, salsão e os pimentões. Adicione o molho de tomate, o caldo de legumes e os pedaços de frango, deixe cozinhar por 30 minutos em fogo médio e finalize com o quiabo.

Série “Não Erre”

As dicas e receitas para o preparo do frango com quiabo fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a “Não Erre”. A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:


Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR