Que tal um vinho neste clima frio? Confira os rótulos indicados para o inverno

Que tal um vinho neste clima frio? Confira os rótulos indicados para o inverno

FreePik O vinho tinto combina com carnes, massas e também risotos

Resumo

Bateu um friozinho e com ele veio a vontade de degustar um bom vinho? A combinação da estação com a bebida é perfeita. O vinho em temperatura ambiente ajuda a aquecer o corpo no inverno,  harmoniza com vários pratos como risoto, caldos e sopas e ainda traz benefícios para a saúde. 

Deco Rossi, especialista de vinhos da Winetclub, conta que as melhores opções para o tempo frio são vinhos como Cabernet Sauvignon, Malbec, Shiraz, Merlot, Carbenet Franc, Carménère, ou vinhos que sejam um blend (misturas de várias destas uvas). “A uva pinot noir é uma boa pedida também para quem vai harmonizar o vinho com comida leve, já que este tipo de uva é leve também”, diz. 

O especialista ressalta que se quiser focar na harmonização com a comida, as opções podem variar. Vinhos brancos também são ótimos deixar o corpo mais quentinho. Um Chardonnay que seja mais encorpado, intenso e tenha estágio em barrica de carvalho também vão bem.

“O fondue, por exemplo, muita gente acaba comendo com vinho tinto, só que o vinho tinto mascara um pouco o queijo, porque a melhor harmonização que podemos ter com queijo é o vinho branco, rose ou um tinto leve, por conta da gordura e do sal existentes no queijo”, conta. 

A dica do especialista para casar o vinho tinto com salame, presunto cru ou copa são vinhos tintos mais encorpados. Segundo Rossi, essas opções funcionam também com queijos macios e neutros, como emmental, gouda e estepe. Nas comidas, carnes e massas com molhos também pedem a companhia de um bom vinho tinto.

“Não se prenda a um determinado tipo de vinho, pense no que você vai comer, e ai pense no tipo de vinho. O mais importante é você tomar o vinho que você está com vontade. Seja feliz. Não se prenda as regras, pois isto, pode tornar a experiência de tomar vinho chata”, ressalta. 

Você viu?

Confira a seguir as dicas de rótulos de vinhos com preços acessíveis e outros que pedem um investimento maior. 

Até R$ 50

Esporão Pé Tinto 2019 – 49,00 (Alentejo, Portugal)

Alorna Portas do Sol Branco 2019 – 49,00 (Tejo, Portugal)

Vinho Brasileiro Tinto MIOLO Seleção Tempranillo Touriga – 39,90 (Vale dos Vinhedos, Brasil)

Até R$ 120

Armador Cabernet Sauvignon Organico 2019 (Chile, Vale do Maipo) – 114,00

Altos Las Hormigas Tinto Blend 2019 (Mendoza, Arg) – 109,00

Ribeiro Santo 2019 (Dão, Portugal) – 92,00

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR