Baccarelli celebra formatura do  Cozinha Profissional em Heliópolis

Baccarelli celebra formatura do  Cozinha Profissional em Heliópolis

Divulgação Restaurante Baccarelli celebra formatura do curso Cozinha Profissional em Heliópolis

No dia 10 de outubro, terça-feira, o Restaurante Baccarelli celebra mais uma etapa de seu desenvolvimento com a formatura da 1ª turma do curso de Cozinha Profissional. Na cerimônia, as alunas receberão certificados de conclusão da formação, e será realizado ainda um coquetel especial para marcar a ocasião. O evento acontece na sede do Instituto Baccarelli, em Heliópolis, e contará com a presença de representantes da Unilever, da B3, da Gastronomia Periférica e do Instituto Baccarelli, além de convidados. 

Das 20 alunas participantes, 6 delas concluem o curso já empregadas – 5 contratadas pelo próprio Restaurante Baccarelli, e uma pelo Da Quebrada, restaurante da Gastronomia Periférica localizado no bairro da Vila Madalena.

Realizada entre julho e agosto de 2023, a formação de Cozinha Profissional foi aplicada pela Escola Gastronomia Periférica, e teve ênfase em Cozinha Coletiva. Foram mais de 80 horas de curso, entre aulas práticas e teóricas, abrangendo temas como higiene e segurança, hotelaria, técnicas culinárias e aproveitamento total de ingredientes. No programa gastronômico, foram desenvolvidos conhecimentos relacionados ao preparo de carnes, aves, peixes e frutos do mar, além de módulos especiais dedicados à cozinha brasileira, cozinha vegetariana e vegana, e marmitas e congelados.

“Essa formatura é a cereja no bolo desse projeto fantástico, que é o Restaurante Baccarelli”, afirma Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli. “Desde que iniciamos nossa campanha de combate à fome e à insegurança alimentar, nosso objetivo sempre esteve mais além. A favela precisa de comida, mas também precisa de oportunidades. E o curso de Cozinha Profissional tem o potencial de transformar a vida dessas mulheres. Só podemos agradecer à Unilever, à B3 e à Gastronomia Periférica por aceitarem esse desafio e ajudarem a transformar esse sonho em realidade”.

A cerimônia se inicia às 14h, com falas de representantes da Gastronomia Periférica e do Instituto Baccarelli. Com a entrega dos certificados às formandas, todos são convidados a participar de um coquetel em comemoração à conclusão do curso. Em seguida, Edilson Venturelli, diretor executivo do Instituto Baccarelli, acompanha parte dos convidados a uma visita completa à sede da instituição.

“A formatura de uma turma carrega muitos simbolismos importantes. Mulheres periféricas ao se formar, demonstram que venceram todas as adversidades que o cotidiano apresenta e muitas vezes, as afastam de conhecimento e de consequentemente da transformação de suas vidas. Acreditamos que essa é a primeira de muitas turmas que ainda vamos formar nesse território, pois as parcerias reforçam que coletivamente chegamos mais longe diz Adélia Rodrigues, cofundadora da Gastronomia Periférica”.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR