Como comunicar o vinho e democratizar cultura e consumo no Brasil

Como comunicar o vinho e democratizar cultura e consumo no Brasil

vecstock/freepik Devemos comunicar como o vinho se encaixa no a dia das pessoas

O vinho é uma das bebidas mais ricas em história e tradição, além de ser uma das mais versáteis no acompanhamento de uma enorme diversidade de ocasiões de consumo e pratos. No entanto, no Brasil, a difusão e popularização do consumo ainda enfrentam grandes desafios.

Um consumidor médio de cerveja raramente conhece sobre seu processo de fermentação ou sobre a composição do mosto que dá origem à bebida. Tampouco um bebedor de gin está sempre preocupado em entender como se dá a destilação dos cereais ou quais são os botânicos que integram a composição.

Quando falamos em vinho, no entanto, normalmente a coisa muda de figura. A maioria dos consumidores imagina que trata-se de uma bebida complicada e que, para usufruir plenamente dos caldos, seja necessário um vasto e profundo conhecimento. Essa é uma enorme falácia que faz com que muitas vezes se perceba a categoria como elitista limitando o seu alcance e popularidade.

Para que a cultura do vinho floresça no Brasil, é fundamental uma comunicação mais eficaz e inclusiva. É crucial compreender as necessidades e desejos dos consumidores e simplificar a mensagem. Em lugar de inundá-los com informações técnicas sobre castas, regiões vinícolas e métodos de produção, devemos nos concentrar em como o vinho se encaixa nas ocasiões de consumo e no estilo de vida das pessoas.

O vinho pode criar momentos memoráveis e comunicar sobre os mesmos é uma estratégia poderosa. Explicar como o vinho pode aprimorar a experiência gastronômica, tornando cada refeição uma jornada intensa e única de sabores é outra estratégia que pode se mostrar vencedora.

A comunicação deve ser acessível e inclusiva a todos, Abordando uma audiência de consumidores médio, é importante fazer uso de uma linguagem simples, evitando jargões técnicos, e oferecer opções de vinhos para diferentes bolsos. A democratização do vinho é essencial para tornar a cultura acessível a todos os brasileiros, independentemente de sua renda ou experiência anterior com a bebida.

Com base nesses princípios recomendamos aqui três excelentes vinhos para o mês de Outubro:

Divulgação Portada Reserva Vinho Regional Lisboa 2020

●       Portada Reserva Vinho Regional Lisboa 2020

Portada Reserva é um vinho potente e de boa estrutura que que acompanha muito bem carnes vermelhas e massas com molho de tomate. É a escolha ideal para um churrasco com amigos ou uma pizza de domingo. Uma bela opção de presente para quem não abre mão de um vinho intenso e frutado sem ter de gastar muito por isso.

Divulgação Paco & Lola Lolo Albariño Rías Baixas D.O. 2022 750mL

●       Paco & Lola Lolo Albariño Rías Baixas D.O. 2022 750mL

A região de Rías Baixas produz os brancos mais incríveis da Espanha. Vinhos com muita acidez e frescor normalmente marcados por uma salinidade na boca. Vinhos perfeitos para dias quentes e para acompanhar um peixe grelhado e saladas.

Divulgação Estandon Brise Marine Rosé 2020 750mL

●       Estandon Brise Marine Rosé 2020 750mL

Este elegante Rosé Francês é um vinho de indicação geográfica Mediterrannée (que cobre parte da Provence e do Rhône) tem preço imbatível em sua categoria. Um vinho descomplicado, frutado e fácil de beber que pode ser tomado no aperitivo ou acompanhado pratos leves.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR