4 saladas proteicas para o almoço

4 saladas proteicas para o almoço

Salada de frango com abacate (Imagem: Liv friis-larsen | Shutterstock) 4 saladas proteicas para o almoço

A proteína é um nutriente fundamental para diversos processos do organismo, como fortalecimento dos cabelos e unhas e para manter as articulações saudáveis. E, seja em uma dieta restritiva ou não, o seu consumo é indispensável, especialmente para quem pratica atividade física, pois a substância ajuda a aumentar e manter a massa muscular. 

“Uma boa massa muscular aumenta o metabolismo basal, o que, por si só, já garante um maior gasto calórico com manutenção ou melhora do peso corporal. Peso corporal adequado, por sua vez, diminui a sobrecarga articular e também protege as articulações do desgaste, criando, assim, um ciclo virtuoso para a saúde das articulações”, destaca o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

A seguir, veja como preparar saladas proteicas!

Salada de frango com abacate 

Ingredientes 

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque as tiras de frango e tempere com sal, gengibre, raspas de limão e alecrim. Deixe descansar por 15 minutos. Após, em uma frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o frango e doure. Desligue o fogo e reserve. Em uma saladeira, coloque as folhas de rúcula, alface lisa, crespa e americana. Junte as fatias de abacate, as tiras de frango e os tomates-cereja. Tempere com vinagre de limão, azeite e sal e sirva em seguida. 

Salada de alface com espinafre e grão-de-bico 

Ingredientes 

Modo de preparo

Em uma saladeira, coloque a alface e o espinafre e misture bem. Adicione os ovos no meio das folhas. Acrescente o abacate do lado esquerdo e do lado direito, os tomates. Do lado do abacate, coloque o grão-de-bico e finalize com a cebolinha, a salsa, o queijo, as nozes e os temperos. Sirva em seguida.

Salada de quinoa

Ingredientes 

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a quinoa, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e reserve. Em uma saladeira, coloque a quinoa, a alface, o tomate, o pepino, as uvas-passas e a salsa e misture bem. Tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino. Sirva em seguida. 

Salada com frango desfiado 

Ingredientes 

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Acrescente o frango e doure. Junte o sal, a pimenta-do-reino e a cebolinha e misture bem. Cubra com o caldo de galinha, tampe a panela e cozinhe por 25 após pegar pressão. Desligue o fogo, espere a pressão sair e descarte o caldo. Tampe a panela novamente e chacoalhe para desfiar o frango. Reserve. Em um recipiente, coloque o frango, a alface, os tomates-cereja, o grão-de-bico e a cenoura e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva em seguida. 

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR