5 sobremesas leves e saudáveis com amêndoas

5 sobremesas leves e saudáveis com amêndoas

Creme de amêndoas (Imagem: Maria Tebriaeva | Shutterstock) 5 sobremesas leves e saudáveis com amêndoas

A amêndoa é uma semente que conta com grandes quantidades de nutrientes. Rica em fibras, proteínas, vitaminas e magnésio, ela oferece inúmeros benefícios para o corpo e é uma excelente opção para quem está de dieta. Isso porque sua versatilidade permite que ela seja utilizada no preparo de pratos doces e salgados de forma saudável e sem perder o sabor. A seguir, confira 5 receitas de sobremesas com amêndoas para saciar a vontade de comer doce!

Creme de amêndoas

Ingredientes 

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o leite e as amêndoas trituradas e leve ao fogo médio até levantar fervura. Enquanto isso, em outro recipiente, coloque as gemas, o açúcar de coco e o amido de milho e bata até obter um creme liso. Adicione a mistura ao leite e mexa até engrossar. Por último, coloque o licor de amêndoas e mexa para incorporar com os demais ingredientes. Ferva por 2 minutos e desligue o fogo. Distribua o creme em taças, espere amornar e leve à geladeira por 1 hora. Sirva em seguida. 

Dica: sirva decorado com amêndoas trituradas.

Torta de amêndoas 

Ingredientes 

Massa

Cobertura

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, coloque os ovos e bata por 2 minutos. Sem parar de bater, adicione o mel e o iogurte e bata bem. Por último, coloque a farinha de amêndoas e o fermento químico e mexa para incorporar com os demais ingredientes. Unte uma assadeira com óleo de coco e enfarinhe com farinha de amêndoas, disponha a massa e leve ao forno preaquecido em 180 °C por 15 minutos. Reserve. 

Cobertura

Em uma panela, coloque o mel e leve ao fogo médio até levantar fervura. Ferva por 2 minutos. Desligue o fogo, adicione a pasta de amendoim e mexa bem. Leve novamente ao fogo médio e aqueça por 2 minutos. Desligue o fogo, junte o leite e as amêndoas e misture até obter uma consistência homogênea. Despeje a cobertura sobre a massa e leve novamente ao forno preaquecido a 220 °C por 10 minutos. Sirva em seguida. 

Musse de chocolate com amêndoas

Ingredientes

Modo de preparo

Derreta o chocolate amargo em banho-maria ou no micro-ondas, tomando cuidado para não queimar. Reserve e deixe esfriar até atingir temperatura ambiente. No liquidificador, coloque o abacate com o mel, o extrato de baunilha e uma pitada de sal. Bata até que a mistura ficar homogênea e cremosa. Em seguida, adicione o chocolate derretido à mistura de abacate no liquidificador e bata novamente até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

Adicione as amêndoas trituradas e pulse algumas vezes para misturá-las ao creme, mantendo uma textura levemente crocante. Divida a musse em taças ou potinhos e leve à geladeira por pelo menos 2 horas, ou até que esteja firme. Antes de servir, decore com raspas de chocolate e amêndoas laminadas.

Bolo de banana com amêndoas 

Ingredientes 

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque as bananas, as amêndoas, os ovos, o sal e a farinha de amêndoas e bata até obter uma consistência homogênea. Por último, coloque a canela em pó e o fermento químico e bata para incorporar com os demais ingredientes. Unte uma assadeira com óleo de coco e enfarinhe com farinha de amêndoas, disponha a massa e leve ao forno médio preaquecido até dourar. Sirva em seguida.

Parfait de amêndoas com frutas vermelhas

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma frigideira, em fogo médio, torre levemente as amêndoas laminadas até que fiquem douradas e crocantes. Reserve e deixe esfriar. Em uma tigela, misture o iogurte com o mel e o extrato de baunilha. Em seguida, comece a montagem do parfait em taças individuais. Coloque uma camada de iogurte no fundo, seguida de uma camada de amêndoas torradas e uma de frutas vermelhas. Repita as camadas até quase atingir o topo da taça, finalizando com uma camada generosa de frutas vermelhas. Decore com folhas de hortelã e algumas amêndoas laminadas torradas. Leve à geladeira por cerca de 30 minutos antes de servir.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR