Devastador – Incêndio destrói reserva conhecida como “Matinha da São José” e mata vários animais em Espigão do Oeste

Um incêndio na tarde desta terça-feira, 18 de agosto, está destruindo a reserva florestal entre os bairros São José e Morada do Sol em Espigão do Oeste.

O local é conhecido como “Matinha da São José” e tem sido o único local de moradia de vários animais, entre eles uma família de macacos, que costuma ser alimentado com frutas por moradores da vizinhança.

A proporção de incêndio foi tamanha que destruiu praticamente toda vegetação de menor porte aos fundos de onde era o galpão da antiga Cagero, e aos fundos de uma escola da rede privada. O clube da Maçonaria por pouco também não foi destruído pelas chamas, que chegaram a atingir aproximadamente 4 metros de altura.

Uma macaco fêmea foi vista correndo em meio ao fogo, com um filhote nas costas, na tentativa de salvar a vida de sua cria.

Populares no local tentaram ajudar, cercando o animal para correr em direção onde não havia chamas, porém ela acabou disparando em direção ao epicentro do fogo.

O Corpo de Bombeiros emprenhou seu contingente para controlar o fogo, mas devido a dificuldade de acesso a determinados pontos e o vento comum nessa época do ano, dificulta o trabalho.

Um caminhão pipa da Prefeitura Municipal ajuda na tentativa de controlar as chamas, além de um caminhão tanque de propriedade de um posto de combustíveis 7 de Setembro também está no local para controlar.

A Secretaria de Meio Ambiente, a Cotran disponibilizaram maquinários para ajudar no controle do fogo, dando suporte com retroescavadeiras, bob cat para realizar aceiros e retirando madeiras que possam concentrar focos do fogo e podendo agravar a situação posteriormente.

A Secretária do Meio Ambiente e sua equipe acompanham de perto a situação, bem como o Prefeito Nilton Caetano supervisiona os trabalhos no local.

Até o fechamento dessa matéria o incêndio não havia sido controlado e nem qual foi a origem do fogo.

Espigão Alerta