Porto Velho deve receber mais de 3 mil doses da vacina Pfizer, diz Secretário de Saúde de RO

O Secretário de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, informou nesta sexta-feira (30) que Porto Velho vai receber mais de 3 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech. O grupo que será vacinado com as doses ainda não foi divulgado.

“Nesse primeiro momento, o estado de Rondônia vai receber 3.510 doses dessa vacina”, disse.

As vacinas fazem parte do lote com 1 milhão de doses que chegaram ao Brasil na noite de quinta-feira (29). Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o Ministério da Saúde informou que irá distribuir a vacina entre as 27 capitais do país de maneira proporcional e igualitária entre sexta-feira (30) e sábado (1º).

Ao chegarem às salas de vacinação, as doses serão mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.

A vacina foi a primeira a obter registro sanitário definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em fevereiro deste ano. No entanto é a terceira a ficar disponível no país.

A atual remessa faz parte do acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica em 19 de março. A previsão é que as 100 milhões de doses de vacinas sejam recebidas até o final do terceiro trimestre de 2021.

Vacinação em Rondônia

Segundo o governo do estado, mais de 188 mil rondonienses já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até o momento, idosos, profissionais da saúde, profissionais de segurança, indígenas e pessoas com deficiência são imunizados em Rondônia.

Do total, apenas 10,52% da população do estado tomou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

Fonte: G1